segunda-feira, 31 de maio de 2010

MINUDENTE REFLEXÃO

EM OUTUBRO O ELEITOR BRASILEIRO IRÁ ÀS URNAS PARA ELEGER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA, UM VICE-PRESIDENTE, 54 SENADORES, 513 DEPUTADOS FEDERAIS, 27 GOVERNADORES E 1059 DEPUTADOS ESTADUAIS.
122 AÇÕES JUDICIAIS ENVOLVEM POLÍTICOS FEDERAIS E OS PROCESSOS ESTÃO NOS ESACINHOS DA JUSTIÇA BRASILEIRA SEM QUE OS INDICIADOS SEJAM INCOMODADOS E SERÃO TODOS CANDIDATOS À REELEIÇÃO NA MAIOR CARA DE PAU.
O DIPLOMATA, ESCRITOR E PENSADOR PORTUGUÊS, EÇA DE QUEIROZ, ESCREVEU UM AXIOMA E SERVE PARA QUE NÓS FAÇAMOS, NA HORA DE VOTAR, UM EXAME DE CONSCIÊNCIA: OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELA MESMA RAZÃO"

ESCREVER

JÁ LI MUITAS FRASES SOBRE O ATO DE ESCREVER: "COMEÇA COM UMA MAIÚSCULA E TERMINA COM UM PONTO" É UMA DELAS.
PENSANDO BEM, ESCREVER É O ATO DE PENSAR, PENSAR E PENSAR EXAUSTIVAMENTE. E NESTE ATO, ÀS VEZES SE COMETE ERRO.
ERREI AO GRAFAR "HOUVI" EM VEZ DE "OUVI"(VERBO OUVIR).
ESTOU ME ADAPTANDO A UM NETBOOK QUE AINDA NÃO DESCOBRIR AONDE TECLAR O PONTO DE INTERROGAÇÃO.
E JÁ QUE O ASSUNTO É ESCREVER, O PRIMEIRO ADVERSÁRIO DO BRASIL É A COREIA. ´
AS TABELAS QUE CHEGAM ÀS MINHAS MÃOS TRAZEM O NOSSO 1º ADVERSÁRIO ACENTUADO. PELA NOVA ORTOGRAFIA, NÃO É MAIS.
NOS DITONGOS ABERTOS "EI",EM PALAVRAS PAROXÍTONAS, ESQUEÇAM O ACENTO AGUDO: ASSEMBLEIA, ODISSEIA, PLATEIA, ETC.
É O QUE HÁ!

BIG BEN

TUDINHO

CARA LIMPAJá se sabe que o campeonato paraense de futebol profissional de 2011 terá mudanças: renda do mandante é uma delas. E ainda não houvi falar na adoção do exame anti-doping, pelo menos, nos principais jogos.
Em todas as competições esportivas o exame anti-doping tem sido um grande aliado dos atletas que jogam com a pureza do corpo e da alma.
A Federação Paraense de Futebol, que hoje vive um grande momento administrativo, deveria ser a primeira a fazer valer o exame em sua principal competição.
Não acredito em jogador, acima dos 30, jogar como muitos jogam no interior do Estado, com a temperatura beirando os 40'
Aí tem!
INUSITADO
Desconhecer a sapiência jurídico desportiva do advogado Hamilton Gualberto, talvez o mais aplicado por estas bandas do Brasil(digo: na área esportiva), e fazê-lo debatedor, em vez de preletor, é ruim, hein!
O advogado e jornalista diplomado Hamilton Gualberto não irá ao 1º Fórum de Direito Desportivo que acontecerá amanhã no auditório da FAP.
Aliás, por aqui, jaboti tá prá trepar em açaizeiro. Um auditor cassou uma liminar do presidente do TJD do Pará e ficou por isso mesmo.
LEI
A África do Sul, a pedido da poderosa FIFA, aprovou "The law anti scalper" (A lei anti-cambista) que já está funcionando nas cidades sedes da Copa do Mundo deste ano.
Lá, quem for pegado vendendo ingressos acima dos valores estampados nos bilhetes pagará multa de 200 mil rends(R$ 26 MIL), além de cinco anos de prisão.
O governo brasileiro já prepara lei igualzinha à africana, visando a copa de 2014.
MACURICAR
O cidaão e a cidadoa desta nação agora disponibilizam de uma ferramenta importantíssima para acompanhar contas públicas: www.transparencia.gov.br. É só acessar e navegar pelas dotações orçamentárias, contratos, empenhos, licitações e aplicabilidade do dinheiro dos poderes constituidos deste país "que um dia disseram que era nosso".
REVELAÇÃO
A direção da TV Cultura, ano passado, foi infeliz ao convidar embusteiros prá comentar futebol. Gente despreparada para o desempenho do metiê, e nós - telespectadores - tivemos que suportar todo tipo de verborragia na telinha.
Este blogueiro passatempo, no programa BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, fez severas críticas à direção da emissora e inclusive ouviu a professora Regina Lima que disse, na festa de abertura do camponato que a TV Cultura iria contratar profissionais da área. E contratou. Embora um desses contratados não tenha a verve de um Zaire Filho, de um Matoso e de um Claudio Oliveira, a grande revelação dos comentários esportivos das transmissões da TV Cultura. Parabéns à direção da FUNTELPA. Finalmente, apareceu na TV e no rádio esportivo pasaense uma revelação.
Cláudio Oliveira é professor de matemática do ensino médio e universitário. Não é empirico. É bom.
Cuidado com àquele que disse na minha cara um dia: "Menas verdade..."
É o que há!

domingo, 30 de maio de 2010

BIG BEN

ESTOU EM DÚVIDA: NÃO SEI SE FOI A AUSÊNCIA DE UM CABEÇA PENSANTE OU ANTI-DOPING

SINCERAMENTE, O QUE COMENTAR DE PSC E ÁGUIA,NO PRIMEIRO TEMPO, EM MARABÁ?
BULHUFAS DE FUTEBOL; NÃO HOUVE JOGADAS DE MEIO-CAMPO PORQUE OS DOIS TIMES NÃO TIVERAM NESTE SETOR CRIATIVIDADE.
COM AS LIMITAÇÕES DO CAMPO, O TIME DO CHARLES GUERREIRO NÃO PERMITIU QUE A ONZENA DO GALVÃO RACIOCINASSE,MARCANDO POR ZONA.
WILLIAM, DE QUEM SE ESPERAVA PODER DE CRIATIVIDADE, FOI INODORO.
COM AS PERDAS DE SOARES E GARRINCHINHA, POR CONTUSÕES, TIAGO MARABÁ E RODRIGO NADA ACRESCENTARAM NO TIME DO ÁGUIA.
FOI UM PRIMEIRO TEMPO DEFECTIVO.
NO SEGUNDO TEMPO O ÁGUIA VEIO AFOITO E O PSC PROCUROU ADMINISTRAR O JOGO NO MEIO-CAMPO, PROCURANDO EXPLORAR MOISÉS E BRUNO RANGEL, QUE TIVERAM MARCAÇÃO IMPLACÁVEL.
NOS DOIS ÚNICOS LANCES DE GOLS, O PSC, AOS 43 NOS PÉS DE EDNALDO PERDE3U, COM A BOLA BATENDO NO PÉ DO TRAVESSÃO ESQUERDO DO GOLEIRO ALÃ; NA RESPOSTA, AOS 44, JALES RECEBEU DE TIAGO MARABÁ E CONCLUIU, SEM MARCAÇÃO. ZEZIEL,NA ÚNICA FALHA, NÃO ACOMPANHOU O 9 AGUIANO: 1 X 0.
AGORA, O AZULÃO JOGA POR UM EMPATE PRÁ SER O 1º CLUBE INTERIORANO CAMPEÃO PARAENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL.SE O PSC GANHAR POR 1 X 0 HAVERÁ COBRANÇAS DE TIROS LIVRES DIRETOS DA PEQUENA ÁREA.
POR QUE VITOR FERRAZ E WANDO, QUE ARREBENTARAM CONTRA O CR,NÃO JOGARAM?
OMISSÃO OU FALTA DE VISIBILIDADE DE QUEM DEVERIA PERGUNTAR SOBRE AS AUSÊNCIAS DOS DOIS ATLETAS NO JOGO DE ONTEM.
NÃO OUVI NA TV CULTURA E NEM NA RÁDIO QUE ACOMPANHEI O JOGO
SERÁ QUE A PRESENÇA DO MÉDICO GUATAÇARA, A PEDIDO DO PSC, INIBIU ALGUNS JOGADORES?
A FPF DEVERIA BANCAR OS EXAMES ANTI-DOPINGS NA SUA COMPETIÇÃO.
É o que há!



EU NÃO ACREDITO EM JOGADOR, ACIMA DOS 30,JOGAR COMO ALGUNS JOGAM,NO PARÁ, COM TEMPERATURA BEIRANDO OS 40 GRAUS, COMO ONTEM EM MARABÁ.

sábado, 29 de maio de 2010

O CAMPEÃO E A SEPARAÇÃO

Leio e ouço teóricos abordando sobre jogo de futebol em campo com as dimensões minimas: 90x45. A bola parada é a grande arma para quem sabe cobrar faltas com maestria? Em parte é. Mas, não é o essencial prá decidir quem é quem numa partidade futebol.
Num jogo, como o deste domingo, em Marabá, entre Águia e Paysandu, penso, que o fator decisivo é a diferença que um ou outro jogador fará ou a marcação implacável que o PSC terá que fazer sobre o Águia e vice-versa; o PSC não pode deixar os jogadores do Águia pensarem, já que eles estão acostumados a treinar e a jogar - eles conhecem o caminho do gol. O Charles Guerreiro, se bem viu a fita da partida éntre Águia e CR, já deve ter intuído na cuca dos seus jogadores que deixar o Águia jogar, como aconteceu com o Remo, pode ser fatal.
O PSC não contará com Fabrício, que é o cabeça pensante do time e que faz a bola chegar redondinha nos pés dos companheiros de frente; mas, terá Alexandre, William e Jesiel que poderão tocar a bola com eficiência, além de Moisés, que é atacante técnico.
O João Galvão, contra o CR, fez do Diego Biro segundo volante e liberou o Soares, que não deixou o time do Giba pensar.
O técnico do Águia tem um jogador que poderá reaparecer no time: Rodrigo. É bom e sabe o que faz com a bola nos pés.
Campo reduzido, esquema tático, bola parada, pode resolver em parte, mas acima de tudo isso está a habilidade de quem sabe fazer acontecer. Quanto menor o campo, melhor para o jogador técnico. Ele, somente ele, pode destruir com qualquer esquema tático. O Charles Guerreiro tem a oportunidade de mostrar para este blogueiro passatempo que sabe fazer "leitura" de futebol.
Se o Águia for campeão, será mais um motivo - e que motivo - prá àquele povo lutar pela idéia separatista.
É o que há!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

BIG BEN

TUDINHO

FICHA LIMPA
Ouvinte da rádio Liberal, Jonatas, mandou-me um torpedinho perguntando o que havia de em comum entre cartola, presidente de escola de samba e político. Pensei, pensei e pensei e não cheguei a uma definição.
Pela mesma ferramenta comunicativa indaguei, e a resposta veio: é que esses não precisam ter ficha limpa.
Vejam: tem dirigente de futebol em Belém que o dinheiro que ele ganha não tem boa procedência e não declara imposto de renda; um outro é reconhecido como fraudador do Corpo de Bombeiro. Escola de samba e político(com raras excessões)ficam por conta das suas imaginações.
CONSULTA
O Nunes, presidente da FPF, foi pessoalmene ao MP, levando à tira-colo a massaroca de documentos exigidos pela Promotora do Consumidor, Dra. Helena Muniz, sobre a falta de autonômia do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará.
A promotora vai reunir seus pares de promotoria para analisar a farta documentação que está em seu poder para dá um veredito final, mas sem antes ouvir o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que tem sede no Rio de Janeiro, a pedido do presidente Nunes, que já recebeu ordem se passagem e vai à África do Sul.
CABO DE GUERRA
Há quem diga que o tombamento do Baenão vai depender das forças políticas que há dentro do clube: de um lado o velho Carepão, pai da governadora, e do outro Amaro Klautau e seus asseclas.
COITADO
Um ex-dirigente esportivo, quando presidente do seu amado clube, teve a coragem de colocar o jamegão no tal do REFIS(benefício do governo federal aos devedores do fisco e previdência).
Como o clube não vem honrando com o pagamento, seus bens estão todos penharodas pela justiça e contas bancárias nem pensar.
POMBÃO
A Rádio Liberal-AM está fora do ar. O novo equipamento está em experiência e os ouvintes poderão sintonizá-la em 900 no dial do rádio.
Prá valer, no dia 2, a nova programação: O METROÓPLE EM ALERTA será das 11.30 às 12h30. Vem com Tudão!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SERÁ NO MANGUEIRÃO

ACABEI DE CONVERSAR COM O PRESIDENTE LUÍS OMAR, DO PSC, E PELO TELEFONE CONFIRMA QUE A FINALÍSSIMA SERÁ NO MANGUEIRÃO.
CONFIRMOU QUE ACERTOU COM O FERREIRINHA, PRESIDENTE DO ÁGUIA, QUE A RENDA DO JOGO DE DOMINGO, LÁ EM MARABÁ, SERÁ DO MANDANTE. NO DIA 6, NO MANGUEIRÃO, A RENDA SERÁ TODA DO PSC.

QUANDO QUER SE DÁ UM JEITO

18h3 FOI O HORÁRIO EXATO QUE O "SEU" MEIRELES, FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL PELA DOCUMENTAÇÃO BICOLOR PERANTE A FPF, CHEGOU AO PROTOCOLO DA ENTIDADE COM O OFÍCIO, SOLICITANDO QUE A FINAL SEJA NA CURUZU.
O VICE JOSÉ ÂNGELO NÃO ACEITOU, ALEGANDO QUE O DOCUMENTO CHEGOU APÓS O EXPEDIENTE, QUE TERMINA ÀS 18H.
PENSO QUE NÃO HÁ DESEJO DA FPF EM PROGRAMAR A FINALÍSSIMA DO PARAZÃO PARA O ESTÁDIO BICOLOR.
É QUE HÁ UM ACORDO, FIRMADO PELOS DIRIGENTES, QUE A FINAL DO CAMPEONATO SEJA NO MANGUEIRÃO.
FRANCISCO MEIRELES VOLTARÁ NESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 14H, À FPF COM O OFÍCIO, ESPERANDO QUE O DESEJO DO PRESIDENTE E DOS JOGADORES BICOLORES SEJAM ACEITOS PELO DEPARTAMENTO TÉCNICO DA ENTIDADE, OU SEJA, PAULO ROMANO.

BIG BEN

OPS, AMIZADE E JORNALISMO NÃO SE CONFUNDEM

Alguns "cardeais" remistas estão fazendo beicinho pro lado deste blogueiro passatempo, porque no programa METROPÓLE EM ALERTA, da Rádio Liberal-AM, foi noticiado o tombamento do Baenão.Tombamento anunciado pelo promotor público Benedito Sá, que é conselheiro do CR.
Agora, o Diretor do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da SECULT, Luís Flávio Moura de Carvalho, em nota enviada à imprensa, diz que o tombamento do estádio remista está em análise pelos técnicos da Secretaria de Cultura.
O que pretendo deixar claro aos sócios, conselheiros, beneméritos, grandes beneméritos e "donos" do CR é que o José Maria Trindade Pereira não tem interesse na venda ou não do Baenão. O que me interessa é o fato. A notícia. Se vai atrapalhar às negociações não me interessa.Pouco me importa!Sou um cidadão de poucos amigos e não tenho meu nome viculado a nenhuma entidade esportiva, a nenhuma escola de samba. Tenho, sim, meu nome vinculado, como jornalista, à Rádio Liberal-AM, e aos diretores da casa devo explicação das notícias públicadas nos programas que produzo e apresento.
Ao ex-presidente do CR, Hamilton Guedes, peço desculpas pelo telefonema às 7.30h de quarta-feira e que percebi que não gostou, mas, é que tinha o desejo de ouvir as partes no METRÓPOLE. Não foi possível.
Aos "donos" do CR e àqueles que confundem amizade com jornalismo "Ainda que o meu Deus me mate, nele, ainda, confiarei"
É o que há!

TRANSPARÊNCIA

A partir de hoje, 27, a Lei complementar 131/2009 terá que ser cumprida por câmaras de vereadores dos municípios com mais de 100 mil habitantes, executivos estadual e municipal, judiciários federal e estadual, enfim, todos os órgãos púlblico. É a Lei da Transparência de autoria do ex-senador amapaense, João Capiberibe, que foi cassado por comprar dois votos por R$ 26.00.
É obrigação dos poderes constituídos deste país publicarem na internet os detalhamentos das suas contas, que será fiscalizado pela Controladoria Geral da União - CGU.
Seria bom que as entidades esportivas deste país - Confederações, Federações e clubes -, também, tivessem a mesma postura.
Aliás, que o vice-presidente da FPF, Zé Ângelo, que se prepara para assumir a presidência da casa com a ida do Nunes à Africa do Sul, já declarou que o balanço geral do Parazão/2010 será públicado logo se conheça o campeão da temporada.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SANDRO E A REVISÃO DA PENA

É O NOVO INSTITUTO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DO FUTEBOL BRASILEIRO.
SA RIBEIRO JRNDRO, DEPOIS DE SER PUNIDO PELA 1ª COMISSÃO DO TJD DO PARÁ, FOI BENEFICIADO COM A REVERSÃO DA PENA EM PAGAMENTO À SOCIEDADE - CESTAS BÁSICAS.
QUEM CONCEDEU A TRANSAÇÃO DISCIPLINAR FOI O PROCURADOR DANIEL RIBEIRO JR.
AS PARTES SERÃO OUVIDAS - PSC, CR E O SANDRO, PARA DEPOIS O RELATOR DO PROCESSO, CARLOS FIGUEIREDO, SE MANIFESTAR SOBRE A TRANSAÇÃO DISCIPLINAR

BIG BEN

TUDINHO

ALDIVÃ
é desejo do presidente do PSC, Luís Omar, ter de volta ao estádio da Curuzu o lateral ALDIVAN, hoje no Águia de Marabá.
REVERTÉRIO
É o que espera o advogado Bruno Castro, que defende o Sandro, conseguir no pleno do TJD do Pará da decisão da 1ª Comissão Dsiciplinar que puniu o jogador em dois jogos, não participando das decisivas do campeonato paraense deste ano.
Sandro poderá jogar, mas paga à sociedade.
MAÇARANDUBA
"Quanto mais me criticam como presidente do PSC, mas eu sinto força prá trabalhar pelo meu clube". Palavra de Luís Omar.
É DEVER
O presidente da FPF, Nunes, informou ao Ministério Público do Pará, que é dever da entidade fornecer condições para a funcionalidade do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado.
Agora, cabe a Promotoria do Consumidor avaliar, segundo a lei, se é correto.
REELEIÇÃO
Luís Omar será candidato a reeleição presidencial bicolor.
Não está disposto a ouvir dona Chica, sua esposa, e muito menos o médico que o aconselhou a deixar o clube no final do ano. "Vou à reeleição!" Disse o presidente.
MUITA ÁGUA
...Vai rolar por sob a ponte que há no rio que se chama BAENÃO.
LISO
Um dirigente do CR não teve cartão de crédito para pagar sua despesa no hotel do Dauro, em Marabá.
Naquele 1 x 1 contra o Águia, a cota do CR foi insuficiente prá pagar as despesas hoteleira.Eu, hein?!
É o que há!

O dono, o empresário Dauro, acreditou na palavra de um dirigente que pagaria no dia seguinte, via banco. Como aconteceu.

BAENÃO

Os "cardeais" azulinos, que estão negociando a troca do Baenão por uma arena em Marituba, estão "sentindo o cheiro da perpétua" com o tombamento do estádio pelo Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.
Os dirigentes azulinos já foram comunicados da decisão do DPHAC, mas se calaram, pois, segundo informações fidedignas, o departamento jurídico do CR recorreu da decisão do órgão e espera conseguir hoje, na justiça, uma Certidão Negativa do Tombamento do Baenão por não preencher os requisitos legais.
O certo é que Artur Carepa, Licinio Carvalho, Israel Vasconcelos e Jones Tavares, que são contra a venda do Baenão, continuam mexendo com os "pauzinhos" e prometem "melar" o negócio.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NÃO CONFERE.

Levados pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), os dirigentes de CR e PSC - Amaro Klatau e Luís Omar - foram recebidos pela presidenta do TRT, Dra. Francisca Formigosa, na tarde de ontem, quando por 45 minutos conversaram sobre às dívidas das duas maiores expressões do futebol profissional do Pará.
Nada ficou definido em virtude da paralisação das atividades dos funcionários do TRT.
Acordaram que no dia 7 de junho às partes voltarão a se reunir, mas, vasou que a lista de processos levados por Luís Omar e mostrada à desembargadora não bate com à do Tribunal Regional do Trabalho.
No dia 7 saberemos quem está com a razão: a secretaria do PSC ou à do TRT.
Pelo lado azulino, Amaro espera bater o prego e virar a ponta com relação ao débito do CR.
CURUZU
Se depender do desejo do presidente do PSC, a final do Parazão será na Curuzu.
Entende Luís Omar, que com o televisionamento prá capital, não vão 15 mil pessoas ao Mangueirão.
MP-FPF-TJD
O presidente do TJD do Pará, Andre Oliveira, protocolou à tarde de ontem na secretaria do MP uma massaroca de documentos, comprovando que o órgão que preside depende da FPF para funcionar.
Já o presidente da FPF, o Nunes, ficou de enviar nesta terça-feira o seu parecer sobre as informações solicitadas pela Promotoria do Consumidor, Dra. Helena Muniz.
Há quem diga que as Federações têm a obrigação de colaborar com os TJDs para o pleno funcionamento da Justiça Desportiva. Dizque está na lei.
FICA
Uma fonte fidedigna azulina, informa a este blogueiro passatempo que o Giba pretende continuar no Baenão até o final da temporada 2010, mas tem suas restrições a alguns membros da atual comissão técnica.
Se continuar, pretende trazer um preparador físico(já tem nome) para trabalhar ao lado do Gamboa.
Manda embora algumas "pomadas" e indica contratações de jogadores.
"CASTIGADO"
E a cara daquele setorista propagandista-presepeiro que não tem coragem de dizer que torce pelo PSC?
Ninguém engana ninguém!
É o que há!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

BIG BEN

TUDINHO

JÁ ERA
A candidatura de Amaro Klautau a deputado estadual.
Amigos do presidente do CR afirmam que ele so se lançaria se o CR ganhasse o título do Parazão deste ano.
Além dele, o goleiro Adriano também pensava em ser candidato.
Com a derrota para o àguia, ficou mais difícil para quem nunca conseguiu ganhar nada nas urnas.
UMA NHANHA
Se ele jogar no PSC o que jogou pela Santa Rosa, valerá a contratação de Marcelo Ramos.
Mas de R$ 700, que ganhava, passar a perceber R$ 8.000, no PSC, é assusnto para ser bisbilhotado pelo Conselho Deliberativo do clube. Aí tem!...
TINTIM POR TINTIM
O Ministério Público do Pará, através da Dra. Helena Muniz, promotora do Consumidor, vai apurar denuncias do sociólogo Paulo Sérgio dos Santos Ribeiro Rodrigues, que enviou documento ao órgão, denunciando a falta de independência do TJD do Pará.
Tanto o Nunes, presidente da FPF, como o presidente do TJD, André Oliveira, foram intimiados a prestarem esclarecimentos. O prazo termina hoje, 24!
APENSO
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará, André Oliveira, falou no BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal - AM, que o órgão que presidi não tem autonômia financeira, pois depende, financeiramente, da Federação Paraense de Futebol.
E que o Nunes num dia do mês de abril invadiu o espaço físico do TJD!
MEDO OU INCOMPETÊNCIA
Ninguém de rádio, TV ou jornal perguntou ao Giba o porquê da entrada de Gian e Welber como titulares no time do CR. Se quando ele chegou no Baenão a primeira atitude foi colocar os dois no banco.
Por outro lado, penso que o João Galvão assistiu ao "nó" que o Mourinho deu no treinador do Bayer, sábado. O que o Etoo fez, Soares o imitou. O futebol é dinâmico e requer essa condição dos seus treinadores ou técnicos.O time do Galvão valorizou a posse de bola até nos minutos em que o CR foi prá cima, e a marcação sobre o time do CR começava no meio-campo. Gian não apareceu porque foi muito bem marcado e assim o Águia matava no nascedouro as jogadas de ataques do Leão Azul que foi impotente e o Giba quando percebeu já era tarde.
MAQUININHA
Com a derrota para o Águia, o CR vai depender da calculadora para disputar a Copa do Brasil de 2011. O campeão e o vice do Parazão deste ano estão garantidos.
O CR este ano entrou na vaga do São Paulo, que disputa a Libertadores. Em 2011 volta a depender do "ranking" a ser divulgado pela CBF!
"PROPAGANDISTA"
Tem repórter de rádio, em Belém, que está em função errada.
Com a derrota do CR em Marabá como fica a cara de um setorista que vive a rasgar a goela e que ontem, lá no "Zinho de Olieira", precisou de segurança prá lhe proteger.
É um despreparado que não conhece os limites da profissão e que vive a esconder notícias dos seus ouvintes e a - dizque - "incentivar" os torcedores do CR. Ninguém engana ninguém. Acabou sendo "castigado"!
É o que há!

domingo, 23 de maio de 2010

BIG BEN

GIBA, DE ESTRATEGISTA A MEDROSO; GALVÃO, O ESPARTANO.

Persistir com Gian e Welber como titulares do time foi o erro do Sinomar.
Giba chegou e mudou: botou os dois no banco e arrebentava com os adversários no segundo tempo, colocando os dois prá virar ou empatar o jogo.
Mas, o estrategista técnico azulino teve seu momento de covardia, justamente no momento em que precisva ir prá cima de um adversário que entrou determinado em campo.
Galvão foi corajoso ao escalar um time ofensivo, com Soares fazendo papel de pivô: ora marcando, ora atacando.
Gian não apareceu; Landu: ele mesmo se marcou; Marciano não jogou, e o calor excessivo em Marabá,beirando os 40',fizeram do CR uma caricatura de uma onzena futebolística.
Se o CR entrou em campo com o regulamento debaixo do braço, o Águia foi prá cima como faziam os guerreiros espartanos, defendendo suas cidades e honras.
Venceu a ousadia! Venceu a coragem!
Se este blogueiro passatempo estivesse no "Zinho", como repórter, perguntaria ao João Galvão se ele inspirou-se no técnico lusitano Mourinho, que, no sábado, arrebentou com o poderoso Bayer de Munique, escalando o atacante africano Etoo como pivô.

sábado, 22 de maio de 2010

BOLA NA ÁREA

- Advogado Bruno Castro vai pedir a suspeição do presidente da 1ª Comissão do TJD!
- Antônio Cristino diz que não deu motivo!
- Para Cristino,Gian não foi julgado porque o processo não pode ser fracionado!
- Para alguns advogados,houve irregularidade,uma vez que o clube e o jogador foram informados!
- Senador Flexa Ribeiro vai dia 24 à JT, levando Amaro e Luís Omar à tira-colo!
- Presidente do TJD vai informar ao MP que o TJD depende da FPF!
- André Oliveira já preparou relatório que enviará segunda-feira à Promotora Helena Diniz!
- É lei: são as Federações que devem apoiar os Tribunais de Justiça Desportiva!
- Presidente do PSC fala sobre a "traíragem"!
- Adriano, goleiro do CR, está sendo sondado pra ser candidato a deputado estadual!
- Tudo vai depender da conquista do título do Parazão 2010!
- Jogador que ganhava R$ 700 no Santa Rosa, ganha R$ 8.000 no PSC!
- Prá galera participar pelo telefone: você contrataria jogador de 37 snos para o seu time de futebol?
- Neste domingo, 12h, na Rádio Liberal - AM!
- É o que há!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

BIG BEN

FALTA DE PRESTÍGIO

Decepção total! A Reunião do Conselho Deliberativo do PSC, que foi convocada por telefone, para que os conselheiros aprovassem ou não as contas da atual diretoria foi um fiasco: 13 conselheiros compareceram e o presidente, Izomar Souza, resolveu adiar para uma outra data.
Quando o conselho do PSC era comandado por Ricardo Rezende, os conselheiros compareciam em peso. Nunca menos de 70 deixavam de comparecer.
Bicolores "pentelhos" como Omar, Chermont, Ricardo Rezende, Naif, Rui Noronha, Leonam Cruz, Leonardo Lopes Maia e tantos outros estão deixando de "bisbilhotar" e de se manifestar com relação aos fatos que acontecem no dia a dia do clube.
Há quem diga que os atuais mandatários bicolores não têm respeito por àqueles que já fizeram e continuam fazendo - e muito - pelo clube. Ricardo Rezende, Chermont e outros não são bem vistos por àqueles que vivem na sede bicolor. Ou é inveja?

FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL E TJD DO PARÁ VÃO TER QUE SE EXPLICAR E MUITO BEM EXPLICADINHO!
O Ministério Público do Pará, através da Promotoria do Consumidor, não concordou com a FPF, quando esta, aliada ao CR, recorreu à justiça para a reabertura do Mangueirão.
Lembram? A desmoralização do MP ficou entalada e era(ou é) questão de honra para alguns membros do órgão.
Agora, o MP quer saber se o TJD do Pará é um órgão autônomo. E vai fundo na questão.
O presidente da FPF, o Nunes, e o presidente do TJD, André Oliveira, terão dez dias para se manifestarem perante o MP. O prazo termina segunda-feira.
Não é preciso viver o dia a dia da entidade para saber que até o material de expediente usado pelo TJD é mandado confeccionar pela Federação.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

MP QUER EXPLICAÇÃO DA FPF E DO TJD.

Paulo Sérgio dos Santos Ribeiro, sociólogo, morador do bairro do Jurunas, entrou com ação no Ministério Público do Consumidor, arguindo que o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará não é um órgão independente, e, consequentemente, viola o Estatuto do Torcedor, artigo 34: "É direito do torcedor que os órgãos de Justiça Desportiva, no exercício de suas funções, observem os princípios da impessoalidade, da moralidade, da celeridade, da publicidade e da independência".
Como é sabido, o TJD do Pará funciona em uma das dependências da FPF; e, por assim ser, não tem receita prórpria; as taxas decorrentes dos processos julgados pelo tribunal são recolhidas na tesouraria da FPF, que não faz repasses ao órgão judicante; não tem protocolo próprio, e, como se não bastasse, as duas secretárias do órgão são funcionárias da FPF.
Foi por falta dessa autonomia do TJD que o presidente da FPF, o Nunes, entrou às 19h, na sala do Tribunal, num dia do mês de abril, e fez uma das secretárias lhe entregar um processo em que o presidente André Oliveira havia concedido uma liminar, parando o campeonato, e o Nunes, com a processo debaixo do braço,foi até a casa de um auditor, que cassou a ação do presidente do TJD.
Diante do exposto feito pelo peticionário, o MP, através da promotora Helena Diniz, solicitou das presidências da FPF e do TJD explicações sobre as denuncias.
Foi aberto inquerito para apurar as denuncias e o Nunes e o André têm dez dias para se pronunciarem.
Isso dá intervenção!
É o que há!

BIG BEN

TUDINHO

TOLDO
A SEURB - Secretaria de Urbanisno de Belém - cumpriu com O que havia comunicado: às coberturas dos bares do campo do PSC foram retiradas.
A operação aconteceu na manhã de ontem porque os donos dos bares não obedeceram a determinação da secretaria que deu 30 dias para que os proprietários providenciassem as mudanças.
ESTRATÉGIA
Embora negue, o advogado Bruno Castro, que fará a defesa do Sandro perante a primeira comissão do TJD do Pará, na terça-feira, vai pedir a suspeição do presidente da comissão, Antônio Cristino, por este ter se manifestado em entrevista à rádio Liberal-AM.
O desejo é empurrar com a barriga...
INABILIDADE
O presidente do PSC é um homem de temperamento vulcânico, e, como tal, às vezes, age sem pensar: com as contratações anunciadas para reforçar o PSC na terceirona ele deixa o atual elenco sentindo o "cheiro da perpétua".
ISONOMIA
Foi um segundo tempo mágico: Ganso, que não me canso de ver sutileza no seu futebol com o do Sócrates,fez a diferença no jogo contra o Grêmio.
VEM AÍ
Já está pronta a "lei cambista" que o governo federal mandará ao Congresso Nacional.
A lei engendrada pelo Ministério dos Esportes, quando aprovada, deverá punir severamente todos àqueles que forem flagrados vendendo ingressos - de qualquer espetáculo - acima do valor fixado no próprio bilhete.
FIASCO
Nem o sorteio de um carro zerado fez o belenense ir, ontem, ao Mangueirão para assistir ao "meeting" de atletismo. Menos de 12 mil pessoas lá estiveram.
ENGANA-ME...
Penso ser uma aleivosia fazer o paraense voltar a pensar que Belém poderá ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.
À exaustão, a imprensa paraense volta a tocar no assunto e a mexer com os sentimentos do povo, que fica a nos perguntar se é verdade que Belém será uma das sedes. Não é verdade!
Belém não perdeu prá Manaus, prá Natal e Mato Grosso; Belém perdeu por ser a capital do Estado que mais desmata a Amazônia; Belém perdeu para os seus representantes políticos "rabos-de-cabra", que só pensam em se locupletar com o dinheiro público.
É o que há!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

BIG BEN

TUDINHO

FINALMENTE
A FIFA acabou com a "paradona", mas a "paradinha" sutil continua nas cobranças de penalidades no futebol.
É uma das maiores covardias existentes contra goleiros. Sou visceralmente contrario a esta prática e espero que um dia os decanos da FIFA acabe de vez com essa excrecência.
Asim espero que um dia eles possam rever a praga do impedimento.
Em nome deste, muitos clubes foram destituido de títulos, como aconteceu recentemente na decisão do Paulistão. E ficou o dito pelo não dito.
ANACRÔNICO
Com a presença do Zé Ângelo na FPF epera-se que o campeonato paraense possa se tornar rentável sem as benesses do Estado. Fazer futebol às custas do dinheiro público e alardear que é um campeonato que produz centenas e centenas de emprego é uma "nhanha". Assim até este blogueiro passatempo pode se tornar um dirigente.
O que espera-se é que no futuro a FPF possa encontrar parceiros - sem ser o Estado - para bancar o campeonato.
Já imaginaram se a pulquérrima não for reeleita? Será que o próximo governo bancará o capeonato de 2011?
TRAÍRA
O presdiente do PSC confirmou que no domingo, no BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal AM, falará sobre as denuncias do Welber. Aguardem!
CADÊ?
Quem são os advogados que compõem o departamento jurídico do PSC?
Lembram daquela negativa da Justiça do Trabalho quando o PSC, através de um advogado, solicitou a diminuição do percentual do bloqueio de renda?
Foi este mesmo Bruno Castro, que vai defender o Sandro, que fez uma outra petição, devidamente embasada juridicamente, que fez com que o juiz do TRT concedesse o benefício da diminuição do bloqueio da cota bicolor.
A SUTILEZA
Vendo o Paulo Henrique Ganso jogar futebol vejo lampejos de luminosidade com o futebol de um outro paraense que nasceu em Tome-açu, e que, ainda no colo, foi embora do Pará - Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. O Dr. Sócrates, que começou jogando futebol em Ribeirão Preto.
É o que há.

terça-feira, 18 de maio de 2010

AÍ TEM!...

O CR e o Gian foram citados - via fax - pela secretaria do TJD do Pará.
O PSC e o Sandro foram citados- via telefone- por essa mesma secretaria do órgão. Houve falha e isso fez com que o advogado Bruno Castro, do PSC, pedisse o adiamento do julgamento.
O presidente da 1ª Comissão, Antônio Cristino Mendes, acatou a solicitação do advogado que fará a defesa do Sandro.
E por que o Gian não foi julgado, já que houve a efetiva citação dele e do clube?
Para os entendidos é melhor para a 1ªComissão julgar os dois atletas na mesma reunião e apená-los - como dizem os "profetas" - com duas partidas, cada um.
Se assim for, Sandro não jogará às finais do campeonato.
Bruno Castro´ganhou tempo para estudar o processo e produzir a defesa do atleta bicolor.
Mas, não pretende ficar só nisso: o conhecido advogado pensa em se valer do Instituto da Suspeição das pessoas que julgarão o processo. Aguardem...
A 1ª Comissão do TJD do Pará é composta de cinco membros: o presidente é Antônio Cristino Mendes e os auditores: Izaque Sima, Antônio Roberto Gomes, Carlos Figueiredo e Mauro Rios. Este é o relator do processo.
O procurador do TJD, Daniel Silva, já manifestou a denuncia aos dois jogadores por dois jogos.
É o que há!

BIG BEM

BIG BEN

CONVITE

O PSC lançará no próximo dia 25, na sede social, o novo material a ser usado no campeonato brasileiro da terceirona.
Este blogueiro passatempo foi convidado e agradeço.
É o que há.

POMBÃO!


Esta é antena de 140m de altura que esparramará o som da nova Liberal AM pelos ares da área metropolitana de Belém.

ALVÍSSARAS!!!


Fui ontem, 17, ao parque transmissor da Rádio Liberal AM, em Ananindeua, bairro de àguas Lindas, e encontrei a equipe do Fernando Hartur, coordenada pelo Nonatinho, trabalhando incansavelmente para colocar em atividade o zerado "Broadcasting AM", de 10kw, que já está no seu pedestal, e, que de forma experimental, vez por outra, entra no ar, como aconteceu domingo, das 18 às 21h. Eu ouvi e não acreditei que pudesse ser uma AM: era a rádio Liberal em uma nova sintonia - 900khtz. Paidégua!!!
O melhor está por vir: o transmissor de 50kw que está sendo fabricado, no Canadá, e que em breve estará sendo assentado no seu pedestal, que já está pronto.
Aí será um novo tempo para a história do rádio AM, em Belém do Pará, com às ORM largando na frente e fazendo história.
Parabéns, Rominho, Ronaldo e ao diretor da casa, o Alexis do Carmo.
No entanto,Rádio é composto de um binômio: som e nome e vice-versa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TUDINHO

JUSTIFICATIVA
A falta de revisão do texto me levou a uma lambança: a forma errada como a palavra MESSIÂNICO foi grafada. Perdão.
MAIS UM
Não bastam os exemplos recentes de jogadores velhos(acima dos 35 anos) que vieram prá Belém, ganharam dinheiro e não justificaram suas contratações dentro de campo.
MARCELO SILVA RAMOS, 1.78m, 79kg,fará 37 anos no dia 25 de junho, baiano, com 14 títulos nacionais e internacionais é a contratação do Paysandu para a campanha da terceirona.
Depois que foi repatriado pelo Cruzeiro, em 2003, do futebol jaaponês, passou pelo Corintians, não foi mais o goleador de talentoso.
É MUITA EMOÇÃO
O presidente do PSC foi recentemente ao médico e este lhe passou uma bateria de exames.
Feitos e lidos por um cardilogista, o presidente foi aconselhado a não concorrer à reeleição bicolor.
PRECAVIDO
A direção do CR vai cercar o time do CR de toda a segurança necessária para o jogo em Marabá.
Os chamados "guarda-roupas de 10 portas" farão a segurança de toda a delegação azulina.
É o que há!

TUDINHO

MESSEÂNICO
Desde que o CR contratou o Sinomar que o Hamilton Gualberto dizia no microfone da Rádio Liberal que o clube não tinha comissão técnica, mesmo com o Sinomar Naves ficando por mais de 20 partidas invicto à frente do time azulino.
Parecia birra com o treinador, mas ao que se vê agora é que o Crítico dos Críticos tinha razão.
Giba, além de saber fazer leitura de jogo de futebol, sabe comandar e é pós-graduado em fisiologia do exercício.Todo sábio vê e escuta muito prá depois decidir!
COMEU ABIU
Welber falou no BOLA NA ÁREA que o presidente do PSC "não cumpriu com a palavra" e que "até hoje não recebeu o bicho" prometido pelo cartola bicolor.
Ontem, pelo telefone celular, o Luís Omar não foi encontrado para dá sua versão.
É estranho. Eu, hein?!
NA MUTUCA...
Os amigos mais chegados do presidente do CR dizem que o Amaro só será candidato a deputado esdadual se o CR for campeão paraense de 2010.
Pelo andar da carruagem, penso que ele será candidato. Se será eleito é uma outra história. O Amaro nunca foi eleito a nada. Só entra no vácuo.
NAS BOCAS...
Está nas bocas e nas dicas das rodas dos endinheirados que um jogador de futebol profissional teria pegado (o verbo pegar tem duplo particípio) R$ 30 mil de um "big boss" prá não jogar as finais do campeonato.
Foi assunto numa rodada nas cadeiras do Mangueirão.
jÁ há precedente. Lembram do Paysandu e Internacional que após o jogo o Tourinho acusou três jogadores do bicola de fazerem corpo mole e que no time do Papão enquanto ele fosse dirigente esses atletas não jogasriam mais?
Quem faz uma, faz um cento.
IMBATÍVEL
O rádio é o único veículo de comunicação que pode acompanhar seu consumidor para tudo quanto é lado. E este consumidor pode fazer o que quiser sem ser poíbido de fazê-lo. Pelo contrario: este consunidor é estimulado a fazer...
O ouro lado bom do rádio é o seu poder regional, a sua linguagem paroquial; "quanto mais próximo dos moradores da cidade ou da região, melhor a receptividade da emissora pelos ouvintes".
Talvez esteja aí o fracasso das redes radiofônicas surgidas no Brasil desde a década de 80 porque obedecem a uma só programação com linguagem sulista.
Quem não se lembra da rede Naconal de Rádio, comandada pela Bacional-Rio? Nacional-Macapá, Nacional-Brasília, Nacional-Roraima e Nacional-Rio Branco eram retransmissoras da programação e deram com os burros n'água. Não teve Futuro!
Quem ouve, em Belém, a rede Jovem Pan?
O rádio moderno, além de informativo e prestador de serviço, é o maior amigo da comunidade. Portanto, é regionalíssimo.
É o que há!

domingo, 16 de maio de 2010

O REMO TEM GIBA

No primeiro tempo não houve futebol porque o gramado pesado não permitiu toque de bola.
Pelo CR, Landu sempre impedido.
Wando e Jales, pelo Águia, não federam e nem cheiraram.
No segundo tempo, o time de João Galvão recuou, esperando o Remo no seu campo, para saí no contra-ataque.
Welber, aos 13', perdeu pênalti muito bem marcado pelo Seneme.
Aos 24', Aldivan, de frente, disparou contra o arco de Adriano, fazendo 1 x 0 para o Águia.
Aí preponderou a leitura do jogo feita pelo Giba: tira Didão e mete Gian e Marciano saí prá entrar Samir: só deu Remo!
Com a melhoria no passe e a visão de Gian, o Remo foi prá cima do Águia e Welber fez 1 x1,aos 16', e Gian, aos 37, virou prá 2x1, merecidamente.
É incrivel,mas verdadeiro: Giba começa mal e termina bem porque sabe fazer leitura de jogo.
É o que há.

sábado, 15 de maio de 2010

A BOLA

Quando surgiu o futebol no Brasil, no século XIX, a bola tinha uma câmara de ar de bexiga de boi que era revertida de um capotão de couro amarrado externamente. Era pesada e quaando molhada, mais pesada ficava.
Na década de 50 passou a ser uma câmara de ar de borracha, com couro costurada por fora. Continuava pesada, quando molhada, e machucava mais.
Na década de 70: câmara de ar de borracha e o couro passou a ser dividido em tiras de 20 gomos hexagonais e 12 pentagonais.
Com essa geometria, a bola sofreu alteração: durante o jogo ela passou a diminuir de peso e a esferocidade sofria alteração.
No início da década de 90, a alemâ ADIDAS, que sempre foi aliada da FIFA e ajudou muito o brasileiro João Havelange, descobriu o POLIURETANO(material elástico e de espessura constante).A bola ficou mais rápida 10% que as anteriores.
Os historiadores do futebol dizem que a nova bola fez diminuir a média de gols, posto que em 58 a média oscilava entre 3,6 a 5,4% gols. Nos anos 70 caiu para 3 gols.
A bola a ser utilizada na Copa dA África do Sul é chamada de "inteligente", fabricada pela Adida, é de poliuterano, e tem um chip de silício, dotado de tecnologia RFID - Identificação por Rádio Frequência, que permitirá ao árbitro saber a posição exata da bola - servirá para tirar dúvidas com relação a gol.
Essa tecnologia já foi utilizada em competiçõs ds FIFA.
Os jogaadores, como o brasileiro Kaka, afirmam que a nova bola é mais rápida e com a grama baixa facilita o passe ("passing game"), mas o domínio e o drible ficam mais dificeis,contudo o chute a gol tornou-se mais eficiente. Bom para jogadores como Roberto Carlos e o Marlon(CR).
O futebol arte perde com o advento da nova tecnologia - drible3s, passes preciosos e gols bonitos poderemos não ver na Copa de 2010.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MEA-CULPA

É muito difícil para um ser soberbo tentar olhar prá dentro de si e ser minudente.
A soberba é inimiga da reflexão. Àquela não deixa que o homem veja seus erros, principalmente quando este é cercado de chalaçss: tem sido assim em todos os setores da atividade humana. Aliás, no rádio não é diferente.
Estão entregando um dos maiores simbolos da Amazônia e ninguém é capaz de dizer para os "big shots" que poderão dá com os burros n'água.
Este blogueiro passatempo, que está beirando os 60, às vezes se perde em minuências reflexivas sobre o futuro do rádio que sirvo, o futebol e algumas pessoas que me cercam e que pelas quais tenho simpatia, amor fraternal ou gratidão. Estou em estado de compaixão. É verdade!
Uma dessas pessoas pela qual tenho compaixão é do presidente do PSC. Ele é taquilárico - fala sem raciocinar e às vezes me dá a impressão que é gago.
Diferernte do presidente do CR que raciocina antes de falar e que mesmo diante de um repórter questionador (o que é dificil em Belém) o Amaro não se exacerba.
Luís Omar pode saber tudo de návio, mas a arte de comandar um clube como o PSC lhe falta, além de tempo, habilidade. Assessores que possam lhe dizer um "não" quando necessário, como faziam o Zé Ângelo e o Mário Bringel com o Tourinho.
Quem não tem vergonha na cara, na Curuzu, são os jogadores que foram desclassificados do segundo turno ou quem promete "bicho" pela conquista da primeira etapa e não paga?
Quem não tem um tiquinho de vergonha na cara deslambida, na Curuzu, presidente, é o bicheiro Louro, que ninguém o aceita como diretor de futebol do clube e o senhor continua a aceitar as besteiras que ele tem feito.
O ex-treinador Barbiere o expulsou do vestiário na presença dos jogadores. Que moral tem este diretor?
O Louro tem sido um diretor de futebol despreparado; não tem condições de representar o clube, posto que não tem dominio gramatical da língua portuguesa e é visivelmente um "papagaio de pirata", que adora aparecer.
Presidente Luís Omar, faça uma reflexão enquanto é tempo! Do contrario, vai ser uma das maiores vergonha!
É o que há!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TUDINHO

É UMA NHANHA!
O presidente Lula criou o Ministério da Olímpiada e com este monstrengo 496 cargos.
Políticos aliados e sindicalistas estão disputando, nos bastidores, oa títulos de Autoridade Pública Olímpica Brasileira.
Serão R$ 95 milhões, mensal, com salários e gratificações!
DEDO NO SUSPIRO
Em 1998 quando foi eleito presidente da FPF, tendo como Vice o Cavalcante, o Nunes, logo após o tumutualdo pleito, falou aos repórteres que "vice no Brasil não tem vez".
Isso porque o Cavalcante desejava tomar conta da tesouraria da entidade, posto que ele era contador. O Nunes não concordou e no posto colocou o seu genro.
Cavalcante morreu puto com o Nunes, 12 anos se passaram e o trio Guilherme Salze, Iva e Edmilson comandou às ações tanto na tesouraria da entidade como nas bilheterias dos nossos campos de futebol, contando com apoio de alguns funcionários de CR E PSC.
Mil anos como ele é, Nunes tirou uma de Lula (fazia que não via ou que não sabia) e permitiu que o trio fizesse o pé de meia, mesmo diante de todas as denuncias feitas por este blogueiro no programa BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal AM.
"Está bom, meninos, vocês já têm casas, carros, mansões e contas em bancos. Parou prá vocês". teria dito o Nunes, que entregou a tesouraria da FPF ao Zé ângelo Miranda, que está fazendo o trio andar "sentindo o cheiro da perpétua".
Está paidégua, Zé, os borderôs on line!
QUEDO-ME
Peço mil desculpas aos meus blognautas pelas falhas que há no Blog. espero em breve ajustá-lo com relação aos comentários.
É PREGO BATIDO E PONTA VIRADA
Uma minoria de conselheiros azulinos, que tentava impedir a venda do Baenão, cansou de bater de porta em porta de conselheiros ,querendo adesão prá ir à justiça a fim de impedir a negociação. Não tem jeito!
VALORES
Com a convocação da seleção, Dunga deu exemplo de preservar seus valores, mesmo que esteja errado prá grande maioria da imprensa brasileira.
Estou com ele e não abro.
Muitos dos que o criticam hoje no rádio e na TV já foram jogadores de futebol e como tal ganharam o quê? São embusteiros, partidários do "achismo" da "brincadeira"
Penso que todo ingrato é mau caráter!
É o que há!

NÃO PROMETA, PRESIDENTE!

O presidente do PSC na coletiva disse que na Curuzu só se fala em dinheiro e que os jogadores que atuaram contra o CR não tiveram "vergonha na cara"
O que deixa esse blogueiro passatempo inquieto é a falta de postura de quem deveria inquirir o Luís Omar com fatos que ele mesmo é o verdadeiro agente.
Ele prometeu "bicho" de R$ 150 mil para os jogadores pela conquista do primeiro turno e não quitou até hoje. Pelo contrario, diminuiu a premiação. Não prometa, presidente, se não há dotação orçamentária em caixa. Prometer premiação pra jogadores, pensando em futuras bilheterias é, no minímo, "profetada".
Nenhum repórter se lembrou do que o Welber disse do presidente bicolor na TV Cultura.
Ou a estatal é só traço na audiência ou foi omissão ou incompetência de quem tem o dever de saber das coisas do futebol profissional do Pará. Ou será que é medo de encarar o presidente bicolor? Pira Paz!...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FIDELIDADE CANINA.

Vi, ouvi e li muito sobre a convocação do Dunga para a Copa da África do Sul, que começa em 11 de junho.
Gente de todas às classes sociais deram e continuam dando seus pitecos. Na escola, na Cabanagem, onde dou aula, meus colegas professores(homens e mulheres), alunos e alunas,à tarde de ontem, fizeram da seleção o papo da tarde. Era só no que se falava. E todos metendo o malho no treinador por não ter convocado o Ganso.
Penso (eu detesto o "achismo") que o Dunga foi coerente com seus valores e agiu como eu e qualquer outro brasileiro agiríamos: corporativismo e fidelidade canina aos propósitos de um trabalho engendrado ao longo de três anos e meio, e que, neste período, com a grande maioria dos jogadores convocados, ganhou tudo que disputou. Dunga tosco, Dunga ranheta, Dunga não foi craque como jogador, mas foi fiel aos seus princípios como profissional da bola e ninguém pode desconhecer - é um homem vencedor. Pode até não ganhar a Copa, mas isso é outra história.
Alguns jornalistas e radialistas brasileiros criticaram o Dunga pela não convocação dos talentosos atletas que estão em evidência no futebol brasileiro, mas estes mesmos profissionais da mídia nacioanl esqueceram que eles fazem pior que o Dunga: nos empurram goela a baixo comentaristas do tipo Junior Capacete, Edmundo e outros embusteiros da vida que não tiram o "acho" da boca.
Aqui em Belém não é muito diferente: tem assessor de imprensa em clube que não sabe escrever um bilhete, quanto mais um ofício, e no rádio tem picareta "apadrinhado" que não sabe fazer ponta de gol. O que é isso? Corporativismo. Apadrinhamento.
Voltando ao Dunga: ele manteve a base trabalhada desde que começou como treinador da seleção havia 3 anos e meio. Convocou 83 jogadores neste período e ao lado do seu assistente, o Jorginho, que é evangélico, formou a sua "igrejinha". Estão errados? Não é assim também na imprensa esportiva brasileira?
Penso que não é justo se trabalhar com um grupo por mais de três anos, craques ou não, ganhar todos os torneios que disputou, e agora levar Ganso e Neimar em detrimento daqueles que são fiéis aos princípios do treinador. Se o Dunga se queda diante do clamor popular podia ser considerado um ingrato prá não dizer outra coisa.
É o que há.

terça-feira, 11 de maio de 2010

TUDINHO

VISITA
bem cedo, hoje, recebi a visita, na sala 1330 da Rádio Liberal-AM, de um dos mais competente, aplicado e humilde radialista que conheço e que tive a felicidade de chorar mágoas no seu ombro algumas vezes - Carlos Alberto Melo de Alverga. Este, ao lado de Beraldo Francês e Moacir Tavares, forma a "Santíssima Trindade!" do Palntão Esportivo do rádio paraense. Eu continuo sonhando com a Rádio Patativa!
ESPERA
Dona Nazaré, 63, levada para o Carrossel(que já não existe mais) pelo João Bosco Moisés, está no seu cantinho (no vertíce da Almirante Barroso com Antônio Baena), pelo lado interno, esperando pela promessa do presidente Amaro Klautau.
Deseja saí do local, mas quer uma casinha digna prá compensar os 30 anos que vigia e cuida da área.
BOCA DE SIRI
Como ninguém perguntou(por incompetência ou omissão) e ele continua calado, pergunta este blogueiro passatempo ao presidente do PSC, Luís Omar:
1º - o que levou Rui Sales, Clodomir Jr., Roger Aguilera, Chermont, Dr. Alacid Nahun, Dr. Brtuno Castro e mais recentemente Ricardo Rezende(embora negue) a largar o PSC?
2º - É veerdade que não cumopriu com a palavra empenhada com o Welber?
3º - O que leva o presidente bicolor a se apegar ao bicheiro Louro, que ninguém gosta dele na Curuzu?
4º - Por que o presidente bicolor não tomou uma atitude quando o bicheiro, na marra, foi comandando a delegação a Cametá, quando o indicado era o Maurício?
5º - É verdade que o PSC deve R$ 180 mil ao bicheiro e R$ 150 mil para um amigo do Charles Guerreiro?
6º - Por que o vice não assume responsabilidade na ausência do presidente? Quem puder que responda!
WO
No livro do Ferreira da Costa tem até RE-PA que não aconteceu.
Mas, o Orlando Rufeil tem que lançar logo, logo o seu livro!
Corporativismo e jornalismo nunca combinaram, assim como amizade, também!
BANHO MARIA
A SEEL está empurrando com a barriga, desde outubro do ano passado, a solicitação da ACLEP - Associação dos Cronistas e Esportivos do Pará - de R$ 25 mil para promover um simpósio num município paraense.
Assim sendo, a crônica esportiva fica impedida de criticar a secretaria. Ou não é?
"TO BEE OR NO TO BEE"
O RE-PA faz velhos adversários figadais a cruzarem os bigodes, lado a lado, nas cabines de algumas rádios em Belém do Pará.
No ambiente de trabalho não se olham e não se cumprimentam.
É o que há!

É MESMO?!

Se não fosse o comentarista da TV Cultura, o professor Cláudio, uma das mais gratas revelações da crônica esportiva paraense, a faixa levada por alguns torcdores do Papão, ao estádio do Mangueirão, sábado, por ocasião do RE-PA, exaltando nomes de jogadores que deram glórias ao PSC e chamando Welber de "traíra", a mídia presente ao gramado do estádio teria passada batida.
O comentarista, antes de entrar na cabine para trabalhar, viu lá em cima a faixa e chamou atenção - pelo ponto eletrônico - do repórter que estava no gramado. Este foi ao encontro do Welber e mandou que o jogador olhasse para a faixa: "Olha, 'traíra' é o presidente do PSC. Depois do jogo explico o porquê". Falou de forma sisuda o Risadinha.
CR classificado. Festa no gramado. O repórter da TV Cultura chega e pergunta os motivos da "traíragem".
Welber: - O PSC, ano passado, me devia R$ 90 mil e o presidente Luís Omar, num belo dia, chegou comigo e me disse que me pagaria R$ 22,5 mil, à vista, e renovaria meu contrato para 2010 com um aumento. Ele me pagou a metade da metade dos R$ 90 mil, conforme acordado. Assinei recibo como o PSC não me devia nada. Passado alguns dias fui à Curuzu para renovar meu contrato e aí a surpresa: um funcionário me falou que o presidente não tinha interesse na minha renovação. Quem é o 'traídor'? Eu, hein?!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

706 OU 699?


Ferreira da Costa, jornalista-pesquisador, afirma de pés de juntos e mãos postas prá cima que já houve 706 RE-PAs; Orlando Rufeil, bancário, professor de Estatística e pesquisador remista, discorda do Ferreira e jura que CR e PSC já cruzaram os bigodes por 699 vezes. Com quem está a verdade?
Embora haja um corporativismo desgraçado na imprensa esportiva paraense, com a grande maioria dos jornalistas e radialistas se apegando ao livro do Ferreira da Costa, que está eivado de erros estatísticos,é necessário que todos àqueles que primam pelo factual jornalístico leiam o livro do Ferreira da Costa para tirarem suas conclusões, como eu fiz, e que não cometam "barrigadas". Os nossos ouvintes, leitores e telespectadores não merecem ser enganados.É o que há!

OPS! O PSC É UM CLUBE LARGADO!

Diferente do presidente bicolor que pediu prá comparecer no Bola na Área, da Rádio Liberal-AM, e não deu ar da graça, Ricardo Rezende, que goza de influente prestígio dentro do clube, esteve no programa e respondeu às perguntas que este blogueiro passatempo e jornalista profissional de rádio indagou ao ex-presidente.
Ao ser inquirido pelo apresentador com relação ao Charles Guerreiro, disse que o mesmo não tem correspondido como treinador bicolor e que tem falhado na escalação do time nos últimos jogos, mas que acredita que o treinador saberá definir o que é melhor para o PSC na reta final do campeonato.
"O PSC é um time largado, posto que o presidente se faz ausente; na FPF o clube não tem representante e na Curuzu não tem diretor de futebol atuante; são falhas observadas por todos, Ricardo?" Indagou o apresentador do Bola na Área.
Ricardo:"Eu estou construindo casa no interior e não tenho tido tempo para ir à FPF"
O que ficou para os ouvintes da Rádio Liberal e em especial para a torcida bicolor, é que o clube está largado, mesmo. Até quando?

domingo, 9 de maio de 2010

TUDINHO

"SCAUT"
"Marmelada!" "Marmelada!" gritava a torcida bicolor, ontem, na saída do Mangueirão.
Não acredito nesse expediente. Penso que o Charles Guerreiro não é técnico. É treinador, e, assim por dizer, não é prelator!
"LADRÃO"
Danilo é o jogador surpresa que mais rouba bola no time do CR.
No clássico, uma das roubadas resultou em gol do Remo. Foram 8!
PASSE
No CR é o Welber quem tem o melhor índice.
No PSC é o Sandro!
CABECEIO
No PSC é o Paulão(zaga) e no ataque é o Bruno Rangel.
Neste fundamento, no Baenão, é o Landu.
CORRIDA
Zeziel,no PSC, e o Landu, no CR, são os que mais correm.
No clássico, Marlon correu mais!
FINALIZADOR
Moisés, com 13, e Marciano, com 10, são os melhores!
COMO?...
É visível, nas cadeiras do Mangueirão, os endinheirados, tantos do PSC como os do CR, degustarem úisque(com gelo e água de coco) de boa procedência. Quem passa com as garrafas para o interior do estádio? Cadê a fiscalização?
RASPARAM
O preparador físico do PSC, o Pompeu, trabalhou no clássico sentindo a dor de saber que sua mãezinha, 82, na fazenda da Família,em Igarapé-açu, foi vítima de dois bandidos que entraram na propriedade, renderam os vaqueiros, e um manietou a idosa, prendeu-a num dos cômodos da casa-sede, e chamou pelo celular um caminhoneiro que fez a mudança, levando até a cama da matriarca da família Pompeu! Apelar prá quem?
COITADO DO PSC!
O senador Flexa Ribeiro foi ter com a presidente do TJT, Desembargadora Francisca Formigosa, levando à tira-colo o presidente do CR, o Amaro Klautau, e pelo PSC o advogado Fidelis, àquele que teve uma solicitação de desbloqueio de renda negado pelo pleno do TRT,e que o Crítico dos Críticos,o Hamilton Gualberto, no BOLA NA ÁREA, disse que faltou embasamento jurídico.
Depois o advogado Bruno Castro obteve sucesso. Lembram?
Dia 24 os dirigntes de CR e PSC vão estar sentado à mesa com a Dr. Formigosa. Espera-se que o Luís Omar lá esteja.
ÉGUA!
Está proíbido entrada de pessoas vestindo camisa de clubes de futebol nas cabines do Mangueirão. Tudo bem! O responsável pelo portão de acesso estava vestdido, sábado, com uma camisa do Manchester united, da Inglaterra, e era pirata.
TAÍ...
A teimosia dos dirigentes em fazer clássico num dia de santa pelada para muitos e com o televisionamento direto, deu no que deu: decepcionante o público pagante: 16.744. 2.970 pessoas entraram de graça. Público total: 19.714.
Renda: R$ 279. 780.00. Despesas: R$ 131.917.14. Cotas: R$ 73.931.93!
BOCA LIVRE
Numa sorveteria localizada na Duque, com Chaco, o Tiago Potiguar chupa todo tipo de sorvete e não paga nada. É que o dono é bicolor e é fã do futebol do atleta!
SEMPRE ELE
Tourinho não perde a oportunidade de falar das coisas boas que fez como presidente do PSC.É inegável! Foi num programa da RBA que falou sobre a passagem do Paulo Henrique Ganso pela Curuzu e que foi ele quem negociou a ida do atleta para o Santos.
No entanto, esqueceu de dizer que se não fosse a dedicação funcional do Messias, um rapaz que vive na Curuzu, o PSC não teria como provar que Paulo Ganso passou pela Curuzu.
Messias tem tudo guardadinho: contrato com o PSC e o registro do atleta na FPF!
O Tourinho fala das boas, mas as falcatruas que cometeu como presidente bicolor e que o fez ser defenestrado do clube, ele esquece. Até hoje o PSC espera por uma ação judicial do ex-presidente bicolor. Quem tem c..., tem medo!
CARA DE ÉGUA
Giba é um técnico formado em educação física, com especialização em fisiologia do exercício.
Precisou de algum tempo prá observar quem é quem na sua comissão técnica e definir funções.
Gamboa, que jura de pé junto que é auxiliar técnico, não é: é o cara da preparação física do CR, no esquema do Giba.Prá não ferir suscetibilidades, Zé Jorge continua, mas sem muita moral. Giba sabe que a balança ergométrica(serve para pesar e medir altura) que há no Baenão é de propriedade do experiente Gamboa. Quem puder que desminta?
É o que há!

sábado, 8 de maio de 2010

ABECEDÁRIO DO RE-PA

A - Árbitro Evandro Rogério, indolor.
B - Bruno Rangel não entrou em campo.
C - Charles não é técnico.
D - Danilo e Didão fizeram o quê?
E - Erro do Giba ao escalar 3 volantes.
F - Fabrício, a enganação.
G - Giba, o técnico.
H - Habilidade do técnico do CR ao perceber que errou.
I - Indignação da torcida bicolor.
j - Jogo bom
L - Luís Omar, o ausente; Louro, o bicheiro, não se manca, adora aparecer.
M - Marlon, o melhor em campo.
N - Neto, o passarão.
O - Otacílio não marcou e nem ligou...
P - Paulão se firmou na zaga bicolor.
Q - Qualidade do passe do Welber para o Landu.
R - Ricardo Rezende desapareceu da Curuzu, da FPF e das cadeiras do Mangueirão.
S - Sandro não é mais àquele...mas calou minha boca.
T - Tiago Potiguar não ganhou o carro do ice Bode.
U - Uísque de boa procedência nas cadeiras do Mangueirão.
V - Vexame do meio-campo bicolor no 2º tempo.
X - Xavecada da torcida do PSC.
Z - Zé Jorge, o preparador físico, está parece b... n'água no Baenão.
CURTA NO BOLA NA ÁREA DESTE DOMINGO NA RÁDIO LIBERAL - AM
- Naná é a mãe do ano do futebol paraense!
- Assaltaram a fazenda da família Pompeu, em Igarapé-açu!
- Os "scouts" de CR e PSC!
- Quem entra com uísque no Mangueirão?
- Camisa de clube não tem vez nas cabines!
- Se não fosse o Messias o PSC não tinha nada sobre a passagem do Ganso pela Curuzu!
- E sorteio de brindes para as mães!

DIREITOS VIOLADOS

Se lei nesta cidade não fosse potoca, idoso, aposentado e deficientes não entrariam de graça nos campos de futebol, em Belém.
O estatuto do idoso lhe dá direito de pagar a metade do valor do ingresso em casas de espetáculos e campos de futebol, mas no Pará o ex-deputado Cipriano Sabino, ao errepiou da lei, engendrou esta marmota que tem trazido prejuízos para CR e PSC.
Desde o dia 27.08.1993, quando a lei 5.753 foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Pará, os dois grandes clubes do Pará são usurpados em suas competências, posto que a lei estadual é inconstitucional por ferir o direito de propriedade.
Em outubro de 2008, o PSC, através da advogada Nereida Von Lohrmann, deu entrada na justiça do Pará com Mandado de Segurança contra o ato do presidente da ALEP, que sancionou a esdrúxula lei.
A juíza que analisou o processo resolveu ouvir o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Pedro Pereira da Silva, que exarou o seguinte parecer:
"Se a Constituição Federal encerra , em si, o estímulo à livre iniciativa e garante a proteção dos interesses privados, deve haver indicação, na norma, de como serão compensados os particulares, em contrapartida às amplas gratuídades estabelecidas por leis.
Quando o Estado prevê a gratuidade -a menos que se faça letra morta da constitucional proteção da livre iniciativa e da garantia dos interesses privados - deve dizer os meios para se alcançar esse objetivo, sob pena de estar intervindo indevidamente no domínio econômico.
Ante o acima exposto, se manifesta esta Procuradora-Geral de Justiça pela CONCESSÃO DA SEUGURANÇA, nos termos requeridos pelo IMPETRANTE, uma vez que presente e fartamente demonstrado o seu direito líquido e certo de ver cumporida a Lei Federal Geral (Estatuto do Idoso), com a consequente suspensão da eficácia do Art. 1º das
Leis Estaduais 5.753/93 e 6.739/05, que se mostram em conflito com a norma geral federal, a fim de dar cumprimento ao controle difuso de constitucionalidade,conforme pedido na peça vestibular, ou seja, que seja cobrado das pessoas idosas apenas o valor correspondente à metade do ingreesso inteiro nos eventos esportivos promovidos pelo impetrante"
A desembargadora Maria Rita Lima Xavier já deu parecer favorável ao PSC, mas outros desembargadores pediram vistas ao processo.
Se a justiça Paraense já tivesse definido quem é quem nesta perlenga, idosos e outros não formariam imensas filas na porta da FPF para apanhar seus ingressos e depois negociarem com cambistas.
Está no forno do governo federal uma lei que tornará o cambista um criminoso!
É o que há!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

TUDINHO

TARRAQUETA...
PSC anuncia amistoso com o Valência, da Espanha, para o final deste mês, no Mangueirão.
Sem essa de "profetada", mas seria bom que o presidente Luís Omar voltasse um pouco no tempo e tentasse lembrar da festa do Ronaldinho Gaúcho e Amigos contra a seleção paraense, no Mangueirão, em novembro de 2008, que os promotores do evento esperavam público de 35 a 40 mil e não chegou a 20 mil.
Os promotores só não tomaram na tarraqueta porque a pulquérrima pagou custos de hospedagens e passaagens. Lembram? E a promoção serviu também para promover Belém como sede da Copa do Mundo de 2014. Eu, hein?!
MÁQUINAS
O maquinário pesado que está no estacionamento do Mangueirão será retirado, hoje.
Quem informa é o Yan, diretor do estádio. Ainda bem.
EMOÇÃO
Em 62, com 12 anos, acompanhei a Copa do Mundo pela Difusora de Macapá, que entrava em cadeia com a Bandeirante que tinha Fiore Giliote como narrador.
Em 66, idem,
Em 70, aos 20 anos, vindo prá Belém prá servir no 26 BC, acompanhei a Copa pela rádio Marajoara, com a rede Tupi, e à noite, pelo canal 4, Guajará, vi os teipes.
De lá prá cá tenho acompanhado pela TV e uma cobri como jornalista, que foi à da Alemanha, em 2006.
E tenho me perguntado quais foram os melhores momentos dessas copas que tenho vivenciado como ouvinte, telespectador e profissional.
Penso que de 62 prá cá 4 grandes momentos me encheram a alma como amante desse esporte: em 70, a semifinal entre Itália 4 x 3 Alemanha, depois de prorrogação.
A zebra de 66, quaqndo a Coréia do Norte ganhou da Itália por 1 x 0.
O futebol alegre da Holanda, em 74, quando Rinus Michels criou o carrossel Holandez, perdendo na final para a Alemanha por 2 x 1.
E nesta mesma Copa, a final entre Brasil 4 x 1 Itália.
Estes acontecimentos ouvi pelo rádio e vi pela TV.
DE OLHO
O Ministério Público vai estar atento para o borderô do RE-PA!
É o que há!

EMBARGARAM A OBRA.

Os conselheiros da TLB embargaram a construção de uma academia que estava sendo erguida na área do estacionamento da Vila Olímpica.
Na noite de quarta-feira, na sede do clube, grande número de beneméritos se fez presente para ouvir as explicações do presidente da diretoria, Fabiano Bastos, que explicou e não convenceu os "cardeais" lusos.
Discursos exacerbados, igual ao do Barata, se fez ouvir além muro da Vila, e ao final de tudo uma comissão foi criada para avaliar o contrato firmado entre o presidente da diretoria e um empresário italiano, financiador da obra, que tem dez anos de comodato.
Fabiano Bastos, Zezinho Alírio, César Matar, Barra Brito e Eduardo Boulhosa terão a responsabilidade de examinar e emitir parecer sobre o contrato.
No dia 23 o C0NDEL luso voltará a reunir.

quinta-feira, 6 de maio de 2010


A imensa área frontal ao Mangueirão está teitei de máquinas pesadas e caçambas basculantes que lá estão, esperando pela boa vontade dos prefeitos paraenses que são os donos dos equipamentos.
Assim sendo, o torcedor que irá ao estãdio sábado para assistir ao RE-PA como usará o estacionamento da Augusto Montenegro?

ONTEM RABO-DE-CABRA; HOJE, INCOMUM.

O futebol praticado por Paulo Henrique Chagas de Lima, 20, o Ganso, está em todos os noticiários da inmprensa esportiva brasileira, principalmente a paulista que é tida e havida como barrista ao extremo.
Hoje ele é o cara pelo futebol vistoso e alegre que vem jogando, mas em reportagem no dia seguinte a conquista do Paulistão, o jogador paraense disse que "pensou em abandonar a carreira de jogador de futebol e voltar a Belém para ganhar a vida em outra profissão".
Ao ser indagado pelo repórter quem o fez desistir de abandonar o futebol e retornar a Belém, Ganso foi objetivo: "O ex-presidente Marcelo Teixeira que sempre me aconselhou e gosta de mim"
Paulo Henrique não usou de meias palavras para demonstrar ressentimentos com os treinadores Emerson Leão e Márcio Fernandez, que o rebaixaram às divisões de base do clube da vila por considerarem lento e dispersivo.
Antes de deixar o Santos, Wanderlei Luxemburgo "repatriou-o" para o time de profissionais do Santos. "E por isso sou grato", revelou o jogador.
Nem tanto Neimar, que penso ser relacionado por Dunga, mas Ganso está nas bocas e nas dicas por merecimento e competência.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

TUDINHO

BOLÕES
Desde que um grupo las prás bandas do Sul do país acertou, mas não levou, que a CEF vetou aos donos de agências, em todo o Brasil, a aceitar bolões.
Caiu no esquecimento e agentes credenciados continuam a desrespeitar o que está proibido...
Faço minha "fezinha", mensalmente, repetindo as mesmas sete dezenas há muito tempo - acredito que um dia dá -,e, segunda-feira, fui à lotérica confirmar minha teimosia e vi - com os olhos que a terra há de comer um dia - às moças da loja confirmando as apostas daqueles que fazaem bolões e uma outra funcionária oferecendo jogos pré-preparados pela lotérica.
Penso que cabe à direção da CEF fiscalizar à ação das lotéricas! Um dia a casa cai!
ANACRONISMO
Tenho dito no BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, programa que apresento aos domingos, das 12 às 15h, que o campeonato paraense está fora da realidade.
Não sou contra a realização do mesmo, mas tenho tido a coragem de dizer publciamente que como ele é engendrado não terá futuro.
Falta gerenciamento, visibilidade dos nossos dirigentes para formatar a competição lucrativa para a FPF e os clubes.
A Federação Paulista pode nos servir de exemplo: quando a bola rola a competição está toda patrocinada - da bola ao gandula!
Eu não sei se é omissão ou incompetência, mas por aqui a inércia cognitiva dos nossos dirigentes não lhes deixam ver um palmo longe do nariz: por que não apresentar proposta de patrocínio às cinco maiores empresas deste Estado? Taí o Guarani Jr!...
Mesmo com a ajuda financeira do Estado - bancando hospedagens e passagens dos clubes -, a FPF teve um prejuízo de R$ 128.794.77, em 2009.
Até quando o nosso futebol vai poder contar com a "nahnha" do poder público, que tem muito mais com que se preocupar?
CT
O senador Gilvan Borges (PMDB-AP)- aquele que disse que empregava sua mãe e esposa em seu gabinete, em Brasília, porque àquela o pariu e esta dormia com ele - está viablizando a verba de R$ 1 milhão para o Ypiranga Clube, de Macapá, construir o seu Centro de Formação de Atletas, através de emenda parlamentar.
O senador amapaense é "assim" com Sarney, o político que está acima do bem e do mal. Nada de mal acontece com ele e com os amigos! É só vitória!
Por aqui, CR e PSC, com muito mais tradição,não têm esse prestígio.
MP
A decisão da SEEL de aumentar o valor do aluguel do Mangueirão tem um quê.
A manifestação do MP em abrir processo administrativo contra a secretaria que faz os clubes tirarem, dos seus borderôs, cotas que pagam os funcionários escalados para trabalharem a quando dos jogos.
Com a majoração, a SEEL se responsabiliza pelo "arroz" dos seus marnabés!
AMANTE
Desde domingo que este blogueiro está sendo telefone convencional, sem internet e assim fico a dever aos meus blognautas.
Mas, estou de posse de um netbook e agilizo ajustes no equipamento para ser meu mais novo amante! Aí vai ser Tudão a todo instante. Aguardem!É o que há!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O FUTEBOL BELO E SUTIL DE GANSO

Em todas as profissões há os diferenciados; existem àqueles que sabem ver além de um palmo longe do nariz; exercem com extrema intimidade suas funções; são zelosos, meticulosos, são perfeccionistas, didáticos ao extremo, mas às vezes malucos e suas atitudes acabam assustando meio mundo.
Nietzche, o filósofo do Diabo, dizia que em "cada louco há um grão de inteligência" e é essa inteligência ( às vezes ousada) que permite raios de luminosidade.
Paulo Henrique Ganso, aos 20 anos de idade, chamou para si a responsabilidade de prender a bola, jogando pelas laterais do campo, irritando adversários, arrancando em velocidade quando necessário, recebendo faltas, ganhando tempo e quando percebeu que o goleiro do Santo André estava adiantado meteu o lado de dentro do pé esquerdo por debaixo da bola e esta subiu o suficiente para ir se alojar na rede. Isso se chama leitura de o mundo que o cerca. Ele soube ver e se faz seria um gol antológico. Ele é diferente por saber ver e raciocinar objetivamente. Ele pensa rápido e executa. Quando a bola chega aos seus pés ele já sabe onde está seu parceiro, o Neymar.
O momento de loucura do Ganso foi quando viu que iria ser substuido se recusou a deixar o campo, pegando mal para o treinador Dorilva Jr.
Penso que essa atitude do jogador paraense poderá prejudicá=lo junto ao Dunga, que não tolera indisciplina.
GRATO
Meus agradeciemntos aos setoristas que visitam o Blog e se embasam para entrevistar os presidentes dos nossos clubes!
Ontem, eu ouvi um "rasga mãe" entrevistando o Luís Omar e indagando sobre marketing e representante do clube na FPF. Eu penso e você copia!
CONVOCADO
Continuo acreditando na convocação do Neymar!
STOP
Estou sem computador em casa. O toró de domingo fez desgraça na minha rua, no meu telefone fizo e no meu computador.
É o que há!

domingo, 2 de maio de 2010

TUDINHO

AUÊ
Embora a torcida bicolor ande arredia com o seu time, a tarde de sábado foi de entreveros inflamadíssimos no portão da travessa do Chaco, no estádio do PSC.
Primeiro o Costinha acusou o responsáel pelo portão, o Izaias, de repassar ingressos aos cambistas, que ficam na "moita" em frente aos portões do estádio.
O funcionário informou que cumpre ordens e que não precisa fazer "jogada" com cambistas, posto que é microempresário e que está na função para ajudar o PSC, mas que já barrou uns e outros que se dizem sócios do clube.
BARES
A SECON,órgão da PMB que cuida do comércio de Belém, já comunicou aos donos de bares que funcionam anexos ao campo do PSC, tanto pela Curuzu como pelo Chaco, que eles têm que retirar as coberturas existentes sobre as calçadas, assim como as mesas e cadeiras não poderão ficar nas ruas em frente aos bares.
Os toldos continuam, mas as mesas e cadeiras os fiscais da SECON, quando dos jogos, passam e pedem para que a rua fique livre para o torcedor. Alguns atendem de imediato e outros resmungam antes de cumprirem o que determina a lei.
Sábado, no intervalo do jogo PSC e São Raimundo, a Celina, diretora de fiscalização da SECON, se dizendo ofendida verbalmente pelo Costinha, chamou a PM e o caso foi parar na seccional de São Brás.
Houve BO, e o Costinha, após ser ouvido pelo delegado, foi liberado.
...PÉ DE OUVIDO
Os donos de bares anexos ao campo do PSC, os da travessa do Chaco, deverão ser convocados pelo Ministério Público Estadual para uma conversa com o promotor Marco Aurélio.
Se não houver respeito às leis, a SECON, com o apoio do MP, vai fechar bares!
Quem avisa, amigo é!
A PLÁSTICA QUE NINGUÉM VIU.
Passou despercebido para os repórteres de rádio, jornal e TV o adereço usado pelas senhoras, crianças e senhoritas nas arquibancadas da Curuzu. Até o mais icônico repórter setorista de rádio - o Agripino - não viu a beleza causada pelas sombrinhas com as cores e escudos do PSC.
Um cara-de-égua lavou a burra, vendendo cada uma a R$ 20.00.
Cadê o departamento de marketing do PSC?
NINGUÉM ME CONTOU...
Vi ontem o jogo do PSC e saí de campo com a certeza de que o PSC quando quer jogar, joga: foi assim naqueles 4 x 2 contra o CR, foi assim com o Águia e no sábado contra o São Raimundo.
Tiago Potiguar não me embevece a alma, mas me dá prazer em vê-lo jogar futebol. Ele é!
Penso que os jogadores do PSC - vez por outra - mandam recado para o presidente Luís Omar: "Pague-nos o que prometeu!"
NÃO VI E NEM ESCUTEI
Quando vou a campo, como torcedor, não levo rádio prá não ouvir quem não me convence e mesmo porque procuro fazer a minha leitura.
Então, fico desobrigado a comentar o jogo do CR em Marabá. No entanto, posso pensar que os dois jogaram em busca do quê os beneficiava: o empate. Bom para o águia, que pega o Cametá, em casa, jogando pelo empate, e o CR, idem, contra o PSC, no Mangueirão.
SÁBADO OU DOMINGO?
Luís Omar não quer RE-PA no domingo porque teve um clássico, havia dois anos, no dia das mães, que o torcedor não foi a campo, então, o presidente bicolor sente o cheiro da pérpetua.
klautau, presidente do CR, disse que sábado ou domingo não faz diferença, mas está disposto a sentar à mesa com o Luís Omar, FPF e FUNTELPA para decidir dia e horário do RE-PA. Bem que o torcedor, também, poderia ser ouvido.
"ME ENGANA..."
A TV Cultura não transmitiu o São Raimundo e Remo, 25 de abril, porque não cumpriu com o que prometera aos funcionários da emissora santarena responsável pela geração de imagens para o link, da FUNTELPA, em Belém. É a "babinha" dos técnicos da TV Ponta Negra! Eu, hein?!
MORDACIDADE OU VERDADE?
Numa roda de profissionais do rádio, nos arredores do Baenão, após uma partida em que o CR sofreu prá empatar com o Cametá, repórteres e técnicos tomavam gelada, jogando conversa fora.
Em dado momento um técnico - essa gente sabe quem é que tem futuro no metiê - se saiu com essa: "Égua, vocês sabem que tem um assessor de imprensa em Belém que não sabe escrever? A rapaziada, em uníssono, respondeu, dizendo quem é o embusteiro.
Mas um outro foi mais além: "Se o fulano lá não sabe escrever, o pior é que na minha rádio tem repórter que não sabe fazer ponta de gol." Um outro argumentou: "Será que é a Maria Buraco, do Zeca?" Cala-te boca!
Se na política boi voa, no rádio paraense está para aparecer um papagaio apresentador de programa!Pobre rádio!
Õ PERSEGUIÇÃO!
Como se não bastasse a pressão dos patrocinadores da CBF, da imprensa paulista, do Zico e do povo para que Dunga convoque Neymar, Pelé faz lobby pesado junto ao Ricardo Teixeira. Àquele e este já foram inimigos figadais, mas hoje andam igual Tico e Teco, e, por assim dizer, é que Neymar será convocado! Aguardem!
É o que há!











































































da FUNTELPA, em Belém



























Os donos de bares anexos ao campo do PSC deverão ser chamados no MP para uma conversa com o promotor Marco Aurélio

sábado, 1 de maio de 2010

ONDE O DINHEIRO FALA, ÀS VEZES A VERDADE CALA.

Primeiro surgiu boato de que a CBF pedira o passaporte do Ganso ao Santos, o que foi desmentido pelo presidente do clube santista.
Agora, há quem diga - de pé junto e mãos postas prá cima - que Neymar fará parte da delegação brasileira que irá África do Sul.
Ricardo Teixeira não teria resistido à pressão dos patrocinadores da seleção.
Obediente ao velho adágio popular - manda quem pode, obedece quem tem juízo -,Dunga relacionará a estrela santista.

SÓ FALTA UMA COISA, ZÉ!...

Ninguém pode duvidar da competência e probidade administrativa de José Ângelo Miranda.
Por onde passou - na AP, no PSC e na SEEL - deixou a marca do administrador competente, dinâmico e cuidadoso.
Quando esteve comandando administrativamente e financeiramente o PSC, ao lado de Mário Bringel, na gestão Hartur Tourinho, o clube teve gerenciamento: Tourinho não fazia o que pretendia executar sem passar pelo "crivo" Ângelo-Bringel.
Acordo político levou a dupla à SEEL. Ganhou o governo estadual, perdeu o PSC.
Sem cobrança, Tourinho fez o que fez e acabou sendo expulso do clube por má gestão.
Com a assunção do PT ao governo, Zé deixa a SEEL e vai cuidadar dos seus negócios,
mas o amor pelas cores bicolores, faz se juntar a um grupo de eminentes alvi-celestes e o resultado foi o a constução de parte da arquibancada.
No início deste ano, Zé chega a FPF como um dos vice, e logo o presidente Nunes, o que não entregou para o Cavalcante, em 1998, entregou ao Zé: as finanças da entidade.
Foi um Deus nos acuda entre um trio que havia muito tempo comandava as ações dentro da tesouraria da FPF, principalmente com os ovos da galinha de ouro do futebol profissional do Pará - os Ingressos dos jogos de CR e PSC: Guilherme Salse, Iva e Edmilson. "Acabou a farra do trio de ouro", disse um funcionário da FPF, que vive na entidade por mais de 12 anos e que ainda não teve condições de comprar um carro semi-usado, quanto mais um zerado.
Salse, Iva e Edmilson esnobavam, vivendo nababescamente, mudando de carro todo ano. Será que este trio resiste a um "big brother" do fisco?
É visível as mudanças na tesouraria da FPF: o Zé colocou o dedo na boca do suspiro!..."Eles andam com o rabinho entre as pernas". disse um desportista, no bar dos "traíras".
hoje, quantidade e venda de ingressos e borderôs são divulgados on line antes e depois dos jogos. Parabéns!
Como a CBF divulgou seu balanço referente ao exercício 2009, bem que a FPF, que vive esbanjando transparência, poderia divulgar o seu balanço financeiro do exercício passado. Zé, eu tenho fé!...

TUDINHO
TJT divulgará segunda-feira débitos atualizados de CR e PSC!
Dr. Sérgio Chermont está sendo sondado para encabeçar chapa bicolor!
MP vai acionar a SEEL, querendo saber porquê seus funcionários são pagos com dinheiro da renda dos clubes, no Mangueirão!
Remistas não aceitam a pesquisa Datafolha!
Torcedor bicolor indaga: qual o único clube da Amazônia a fazer parte da Federação Internacional de História e Estátistca?
É simples: o PSC é o detentor das maiores glórias do futebol da Amazônia! Quem puder que pegue o Papão!
A "Fênômeno Azul" - criação do Guilherme Tadeu - só surgiu, graças a distribuição de ingressos de graça,em todas as secretarias do ex-governador Simão Jatene!
Amanhã tem BOLA NA ÁREA! É o que há!