quarta-feira, 30 de junho de 2010

TUDINHO

MAU À MORTE
Inobstante ser bicampeão paraense, Luís Omar a cada dia perde um aliado.
Já se foram Rui Sales, Alacid Nahun, Pedro Crispino,Bruno Castro, Clodomir Jr., Sérgio Chermont e Roger Aguilera, que montou o time campeão.
Agora, o Joperso Coutinho, que faz parte da família do presidente, disse numa roda terça-feira assistindo ao jogo Brasil e Chile que "não tem acordo com Luís Omar. Voto no Tourinho,mas não voto neste FDP.O Chermont falou que se abre a boca ele não ficaria em pé. Comigo é diferente: Faço ele engolir o que falou de mim"
É briga de mamute.
CORRUPÇÃO
"Qualquer brasileiro com mais de dez anos de idade sabe que a corrupção em torno da Copa de 2014 já está instalada". Quem assim se expressa é o jornalista inglês Andrew Jennings em matéria publicada em O ESTADÃO, de domingo.
O jornalista é autor de varios livros que versa sobre o submundo do futebol e o poder da FIFA: "The Secret World Of FIFA" (O Mundo Secreto da Fifa)trata da ligação da entidade com o crime organizado.
"Zurique, sede da FIFA, é uma Pyongyang do futebol. As leis, na Suíça, são pemissivas", diz o jornalista investigativo que é proíbido pela FIFA de participar de coletivas.
RÁDIO
Orlando Ruffeil, bancário, professor e pesquisador azulino, telefona-me para dizer que as vinhetas de CR e PSC, rodadas nas emissoras AM de Belém, são cópias das criadas pela Rádio Globo para os clubes do Rio de Janeiro. Foi a Rádio Globo, do Rio, a primeira emissora a lançar no ar vinhetas cantadas.
Ruffeil morou no Rio e é um "magneto" do rádio AM.
"Quem não pensa, não sobrevive em lugar nenhum". Quem assim se expressou foi o paraense, ex-craque de futebol, líder da democracia corintiana na década de 80, falando sobre futeblol para a CAROS AMIGOS: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira.
O rádio paraense precisa urgentemente ser repensado. Do contrario vamos - todos nós - ter que pedir "três minutos de silêncio"....
"EUROPEIZAÇÃO"
Em média, anualmente, o Brasil exporta 800 jogadores para o futebol europeu e oriente médio.
Agora, os japoneses estão importando, iclusive do Pará, jogadores do FUTSAL: Anderson, "Tapioca",que jogou em CR, TLB e ESMAC está na terra do Sol Nascente fazendo sucesso.
Segundo dados do "Professional Football Players Observatory" na Inglaterra há 59% de jogadores estrangeiros; Portugal, 54%; Alemanha,52%; Itália, 40% e Espanha, 37%.
AGLUTINAÇÃO
Se na África do Sul a bola é "Jabulany", por aqui, para 2014,já estão pensando em homenagear os bichos jabuti e jararaca: JABURACA.
PROTÓTIPO
Lembro que em 1990 Sebastião Lazaroni sucumbiu com a seleção canarinho, jogando um futebol feio e retranqueiro, quando o treinador formatou a seleção brasileira à base do 3x5x2 e foi um fracasso.
Dunga, que nunca foi craque,mas era um volantão xerifão, foi eleito por Lazaroni atleta exemplo da seleção.
Então, o que podemos esperar do Dunga como treinador?
É o que há!

terça-feira, 29 de junho de 2010

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

O RÁDIO E A REENGENHARIA


O rádio, ao longo do tempo, tem sido imbatível porque o seu usuário pode levá-lo para onde quiser sem deixar de fazer o que está fazendo.
O rádio é o amigo de todas as horas; o rádio é incentivador, principalmente na hora do trabalho e do "ai, amor".
Com o advento do celular e da internet, o rádio ganhou mais poder de expansão e de comunicação.
Em Belém conheço alguns usuários de rádio AM - o odontólogo Sergio Chermont, o promotor público Domingos Sávio e o arquiteto Aurélio Meira -, que sabem tudo o que nós que trabalhamos no metiê falamos. E são críticos cáusticos. De minha parte, são bem-vindas.
Sábado, no aniversário do Marco Antônio (meu vizinho), tive a oportunidade de papear com o promotor Domingos Sávio que disse estar apreensivo com o atual momento do rádio belenense. Como ele fez questão de dizer que a nossa conversa ficasse na nossa intimidade, calo.
O Dr. Sérgio Chermont, que diz o que pensa aos amigos, pode prestar um grande serviço ao rádio AM de Belém do Pará, falando, como ouvinte, aos donos e diretores das emissoras o seu raciocínio.É muitíssimo importante!
Ao que me cabe, como ouvinte e jornalista, vivendo dentro do rádio - produzindo e apresentando dois programas na Liberal-AM - expus minhas inquietações perante os executivos da Globo e da Liberal. Disse o que penso. Não mandei recado. Falei prá todos ouvirem o meu ponto de vista.
Inobstante estar havia 38 anos no rádio, reconheço que não sou o dono da verdade e que tenho que obedecer quem me paga prá fazer o que faço no rádio. Aos trancos e barrancos foi este rádio que sirvo que me deu tudo que tenho. Honestamente e usando minha cabeça animal. Pensando. É verdade que sou um ficha suja como jornalista, porque o meu pensamento atrapalha quem é corrupto e burro. Não tolero pessoas burras porque não pensam e não sabem ver um palmo longe do nariz. São embusteiras.
Mas, carrego comigo um sonho: ter minha rádio, a rádio Patativa, a rádio que será informação, educação e diversão. E como os meus sonhos passam por pessoas eu imagino A PATATIVA com Celso Freire, Carlos Gaia, Hamilton Gualberto, Professor Cláudio, Agripino, Jorge Dias, Carlos Alberto Melo de Alverga, Beraldo Francês, Ronaldo Porto, Bareta, Toninho Silva,Guarani Jr., Ivo Amaral, Cláudio Guimarães,Jorge Luís,Lessa, Paulo Baia, Chico Chagas, Redivaldo Lima, Valdo Souza, Abner Luís,Léo Souza, Luís Euclides,Guilherme Tadeo, Ney Messias, uma das fertilidades cerebrais que o rádio paraense já teve, e ao comando do Cabeça Branca, Alexís do Carmo, em quem acredito como cabeça pensante.Ele é mil anos!E tem gente neste grupo que não gosta do meu caráter e eu do deles, mas reconheço a competência.
Desde que aqui cheguei, em 5 de maio de 1979, percebo que o rádio belenense não tem identidade própria,preferindo copiar o rádio carioca nas vinhetas, nos programas e até na linguagem, o que é - no mínimo - falta de poder cognitivo dos profissionais que imitam confrades do Rio de Janeiro.
É BRINCADEIRA! PÕE NA TELA! PÔ MEU! E há quem diga CULÉGIO.Pira, Paz!...
Digo e mostro: na rádio Marajoara há OS PRIMAZAES DA NOTÍCIA E A PATRULHA DA CIDADE. São programas da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. E o AMARELINHO, da Marajoara, é uma sofrível cópia. É o repórter da Globo/Rio girando dia e noite a cidade.
O meu amigo Jorge Luís, que faz parte da Santíssima Trindade da narração esportivo, é O GAROTINHO. O dono do epíteto é o José Carlos Araújo, da Globo.
Na rádio Clube do Pará: ENQUANTO A BOLA NÃO ROLA. É marca da Rádio Globo, do Rio, programa apresentado pelo Cleber Leite, aos domingos, das 12 às 14h; CLUBE NA BOLA. No Rio é GLOBO NA BOLA; INTERVALO INTELIGENTE é marca da Jovem Pam (SP); EU VEJO O JOGO OUVINDO A RÁDIO CLUBE, IÊ, IÊ, IÊ é uma paródia interpretada pelo pagodeiro Elson, criada para a rádio Globo.Na clube é plágio.
O rádio paraense precisa, urgentemente, de uma reestruturação. Rádio é som e nome e vice-versa. Nós precisamos criar o nosso rádio, com a nossa cara e a nossa identidade amazônica, com as nossas vinhetas "paidéguas", "éguas" e cobrindo o dia-a-dia da metrópole com profissionais capacitados. Chega de embusteiros! O rádio é imbatível desde que bem feito.
O rádio é "ad eternum". Estou disposto ao contraditório.
É o que há!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

QUEM NO RÁDIO TEM CARA DE BURRU?


ESTÁ NA WEB: o tablóide inglês Daily Mail publicou no final da semana passada um homem com cara de cavalo parado na calçada de uma das ruas da cidade escocesa de Aberdeen.
Qualquer identificação é mera coincidência,mas juro que vejo gente no rádio paraense não com cara de equino, mas com cara de mula. Ha,ha,ha,ha,ha,ha!!!

LEILÃO ADIADO

O vice-jurídico do CR, Mauro Marajo,solicitou à juíza Ida Celene que intermediasse junto ao juiz da 6ª Vara do TRT o adiamento do leilão da área do carrossel para o dia 23 de agosto.

NITROGLICERINA

Ronaldo Passarinho não tergiversou ao ser indagado por este blogueiro passatempo se ele era mentiroso, como insinuou Amaro Klautau, pre3sidente do CR, na última reunião do CONDEL azulino:
"Nós fomos enganados", disse o benemérito remista no programa BOLA NA ÁREA, de domingo, da Rádio Liberal-AM, referindo-se sobre a transação do Baenão.
Ronaldo ressaltou que na reunião do CONDEL que tratou da troca do estádio remista por uma arena, ele lembra que foi dito que era "chave contra chave" e nada disso, até agora, aconteceu.
A grande maioria dos conselheiros está apreensiva com a condução do processo de venda do Baenão, pois no entendimento de muitos que votaram a favor da negociação, entendem que o Amaro Klautau "está fazendo a toque de caixa".
Se depender da opinião de Ronaldo Passarinho a transação está desfeita, posto que "todos nós fomos enganados, ludibriados", sentenciou Ronaldo.
Desde ontem e hoje que tento falar com o presidente Amaro para ouvir sua opinião. Fica impossível porque ele não atende o meu chamado. Hoje, às 8h20 não fui atendido.
Prometo blogar a opinião do presidente do CR, desde que esteja disposto a me atender.
É o que há!

domingo, 27 de junho de 2010

NESTA COPA, SUIA SAÚDE É UM BIG BEN

TUDINHO

PERGUNTAR NÃO OFENDE.
Acabei de me cruzar com o ex-presidente do CR, Licínio Carvalho.
Produzi "sonora" para o BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, às 13h.
Ele, Israel, Jones Tavares e Artur Carepa, desde o início das negociações para a troca ou venda do Baenão, votaram contra na reunião do CONDEL.
E se a SECULT não tombar o Baenão, ele e seus companheiros buscsarão outras alternativas para que o CR permaneça com o Baenão.
No embalo do papo com este blogueiro passatempo, ele falou da sua administração à frente do Leão Azul e disse que foi o seu poder de barganha junto ao Ricerdo Teixeira que a CBF indicou Belém como uma das sede da Copa dos Clubes Campeões.
E mais:
- É certo que o senhor pagou a um amigo seu R$ 140 mil no último dia da sua administração?
- Dizem que o senhor chegava na sede do clube de táxi e quem pagava a corrida era a tesouraria do Remo. É verdade, presidente?
- E como o senhor analisa as más línguas que dizem que o senhor foi o pior presidente da história do clube?
No Bolna na Área, às 13h! Está imperdível!
CEBOLINHA
Já vi e ouvi de um tudo na imprensa esportiva paraense: Repórter entrevistar defunto, locutor tatibitate, mensagem através de senha quando os vereadores dão a ponta - "Está tudo dominado", diretor de rádio, prá não pagar credor, pular janela, ficar na marquise e um funcionário colocar escada para o pilantra se saí e deixar o coitado na ante-sala esperando,repórter empresário, repórter chupa-cabra, comentarista esportivo dizer publicamente que é amigo de dirigente esportivo, repórter que não escreve uma linha e quando escreve o editor "penteia" o seu texto, publicitário querer ser jornalista,três minutos de silêncio antes de uma partida de futebol, no Mangueirão. E o "eu acho"? É a praga do "achismo" no rádio esportivo brasileiro. Quem "acha" não tem convicção no que diz. E não é este o propósito do bom jornalismo
Mas, um dia desse eu juro que ouvi um apresentador de rádio dizer: "Grobo". ha,ha,ha,ha,ha,ha!!!Coitado dos ouvintes...
Eu vou bisbilhotar mais e daqui a pouco voltarei com mais novidades!

sábado, 26 de junho de 2010

TÊTE-À-TÊTE


Ronaldo Passarinho responderá perguntas "apimentadas" no BOLA NA ÁREA, da rádio Liberal-AM, deste domingo, às 13h.
- Quem dispensou Agnaldo pelo telefone?
- Foi você que armou, juntamente com o Ubirajara, o esquema prá fazer do Amaro presidente em deterimento do Benedito Sá?
- E o Pedro Minowa quando será presidente do CR?
- Você é mentiroso, como insinuou o Amaro na última reunião do CONDEL?
- Você se sente culpado pelo esfacelamento do patrimônio co CR?
- E conclui: "Nos enganaram..."
É o que há!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DEPENDE DO JUIZ

À juíza Ida Selene Cirotô o departamento jurídico do CR solicitou que a magistrada demova seu confrade da 6ª Vara que suspenda o leilão do carrossel que está programado para o dia 1º de julho, às 11h.
O pedido, devidamente fundamentado, teve a assinatura do advogado Mauro Maroja que conversou com a juíza Cirotô na manhã desta sexta-feira.
Os remistas confiam no deferimento do pedido e assim o carrossel não irá à hasta pública.
É o que há!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

TUDINHO

NÃO! E NÃO! E NÃO!!!
Acabo de receber informação sobre o processo de tombamento do estádio do CR.
O BAENÃO não será tombado como desejam Licínio Carvalho e o Artur Carepa.
Antes do dia 1º de julho, Amaro Klautau receberá o veredito final da SECULT.
GATO POR LEBRE
Alguns conselheiros do CR estão se sentindo ludibriados com a troca do Baenão por uma arena moderna.
"B)R$ 14.000.000,00(QUATORZE MILHÕES DE REAIS) a ser pago ao Clube do Remo conforme negociação, na forma de compra de um terrenpo na Av. Augusto Montenegro ou na área de in fluência com Rodovia do Tapanã; ou com Av. Mário Covas; ou com Av.m Independência ou Rodovia Artur Bernanrdess, devendo a diferença ser paga em espécie"
é o que está escrito no contrato assinado pela empresa interessada na área do Baenão em 09.12.2009.
A pergunta que está deixando conselheiros do CR sentindo o cheiro da perpétua: aonde a empresa pretende construir a arena?
Quem puder que responda?
O MORAL
Parece que o "bicheiro" Louro, diretor de futebol do PSC, não teve berço familiar; não sabe o que representa para o ser humano ter valores morais.
Aprendi com meu velho pai que o homem deve ter vergonha na cara e saber aonde mete o nariz; além desse ensinamento familiar, nos bancos escolares aprendi -lendo filosofia - que há regras de conduta que norteiam nossos passos dentro de um grupo social.
Embora haja rejeição ao seu nome dentro da Curuzu(comissão técnica e jogadores não o toleram, juntamente com um tal de Fred), ele se torna inodoro e insensível como agente bicolor.
é o que há!

OPS, ESTOU SEM TEMPO

Agradeço aos mais de 7 mil acessos ao blog TUDÃO E TUDINHO em dois meses deste ofício de blogueiro-passatempo.
Estou gostando, embora reconheça que o TUDÃO E TUDINHO é um blog diferente dos demais: não tem espaço prá anunciar blogueiros(é que eu não tenho vício de visitar outros blogs (vez por outra o Juca Kfouri)e espaço prá comentários.
Aos visitantes que reclamam por falhas existentes no "feed-back" (retorno de informação), mil desculpas. Ajudem-me, indicando-me um técnico em blog para otimizá-lo.
Não tenho blogado como desejo. Além dos programas que apresento na rádio Liberal- AM, dou aulas em escola municipal, e, aos 60, estou concluindo uma pós-graduação em genêros textuais.
Grato.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

NEM FREUD EXPLICA

Na Curuzu, duas pessoas não têm vergonha na cara: o bicheiro Louro e o jovem Fred. Este filho de um sócio do Luís Omar na empresa de praticagem.
Os jogadores do Paysandu decidiram que não mais conversarão com o diretor de futebol, o Louro, e com o Fred, porque não resolvem nada.
Comissão técnica e jogadores decidiram que assuntos do plantel só com o presidente.
Rui Sales, Clodomir Jr.,Sérgio Chermont e Roger Aguilera preferiram deixar a Curuzu a colaborarem com o clube, tendo o Louro e o tal Fred no departamento de futebol do Papão.
É o que há!

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

HAMILTON TEVE O CARRO APEDREJADO


Amaro, Mauro Maroja, Felicio e Hamilton Guedes(foto) fizeram planos para depois do encontro com os "stafs" das empresas interessadas na área do Baenão em irem a um shopping e saborearem uma pizza, o que ficou só no desejo depois que os empresários disseram "não" às negociações.
Hamilton Guedes em 1989, quando presidente remista, tentou vender a área do Carrossel para um "bicheiro" e quando levou o assunto para o CONDEL azulino teve que deixar a sede do Remo protegido porque alguns "cardeais" não aceitaram nem ouvir falar no assunto.Hamilton teve o seu carro apedrejado.

SEM SABER O QUE FAZER


Amaro Klautau e companheiros de diretoria azulina estão zonzos com a desistência das empresas nas negociações envolvendo o Baenão.
Os dirigentes remistas não entendem o porquê da demora da SECULT em se manifestar com relação ao pedido de tombamento do Baenão feita pelo ex-presidente Licínio Carvalho. "É uma questão política", disse Amaro a este blogueiro.

terça-feira, 22 de junho de 2010

AQUI SUA SAÙDE E UM BIG BEN

CR DEVE ATÉ PRÁ REPÓRTER

A reunião do CONDEL, à noite de segunda-feira, que deveria ser um encontro entre os 25 conselheiros que lá compareceram para analisar o pedido de tombamento feito pelo ex-presidente Licínio Carvalho junto à SECULT, acabou em exacebarda discussão entre Amaro Klautau e Ronaldo Passarinho.
Passarinho não acredita que com R$ 18 milhões as empresas interessadas na área do Baenão construam arena com capacidade para 30 mil pessoas.
Klautau, depois de insunuar aleivosias, explicou que a juíza Ida Selene Sirotô Correa vai arbitrar per5ante as partes interessadas a construção da arena pela Agre e Leal Moreira.
O que está deixando os azulinos preocupados é o Leilão da área do carrossel que está marcado para o dia 1º de julho, às 11h, com valor mínimo estipulado em R$ 3 milhões e alguns trocados para quitar débito no valor de R$ 340 mil com o zagueiro Magrão.l
Mas, o que causou espécie entre os conselheiros presentes foram as promissórias de dois credores: um cobra R$ 400 mil emprestados ao ex-presidente Raimundo Ribeiro e o outro é um repórter esportivo que está cobrando do clube R$ 12 mil a título de propaganda.
É o que há!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

AGRIPINO FURTADO, O ICÔNICO REPÓRTER


Ele vendia picolé nos campos de futebol quando se cruzou com Jurandir Bonifácio, em 1973, no Baenão, e em conversa com o consagradíssimo Juruca falou do sonho de ser repórter esportivo.
Jurandir acreditou nele e depois de varias apresentações, Agripino chegou aos corredores da Rádio Marajoara e em 73 começou a trabalhar como setorista da emissora na Vila Olímpica, e em 1974 chegou a Curuzu, onde se encontra até hoje, empunhando o microfone da Rádio Liberal-AM.
Agripino deixou na década de 80 a UFPA para se dedicar a profissão e assim acompanhar o PSC pelos campos de Brasil.
Ele é o mais icônico repórter esportivo brasileiro pela aplicação profissional. Não fez e nunca fará a linha dos chamados "propagandistas" do rádio, permanecendo com sua postura sacerdotal.

EM FAMÍLIA


Lino Bentes, operador de áudio da Rádilo Liberal-AM, "bebemorou" a vitória do Brasil ao lado da família, na área de lazer do Quinta das Castanheiras, na BR-316.

ESTÁ NA FOLHA DE SÃO PAULO

O quarto maior banco do mundo, o BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Social) foi procurado pelos governadores dos Estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso e Bahia, querendo financiamentos na ordem de R$ 400 milhões para construções das arenas que servirão de palcos para os jogos da Copa de Mundo de 2014.
A direção do banco acenou favoravelmente ao empréstimo desde que os estádios atendam "os requisitos básicos para o financiamento que são coletas seletivas de lixo e a reciclagem do material de demolição, aproveitamento da água da chuva nos banheiros e gramados, otimização da ventilação e da iluminação naturais e uso de biocombustíveis".
O Ministério dos Esportes faz as exigências ambientais de acordo com as propostas apresentadas à FIFA. É a Copa do verde!
É o que há!

domingo, 20 de junho de 2010

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

A VITÓRIA DO INCOMUM...

Desde que me entendi como gente e que acompanho futebol, tenho dito que aprendi com alguns técnicos que passaram por Curuzu e Baenão que quando se tem uma zaga bem postada a solução são os dribles curtos e passes rápidos, deixando os zagueiros zonzos.É elementar!
Esteticamente, o futebol brasileiro não existe porque não há esquema. É a impressão que tenho,embora Dunga tenha comandado treinos secretos que não aparecem em campo jogadas que possam me dá a impressão de que sejam frutos dos ensinamentos do treinador da seleção canarinho. Até agora não vi nada de extraordinário no time brasileiro.
Vi, sim, hoje, um time determinado e as belezas plásticas dos passes de Kaká e de um lance invulgar: no início do segundo tempo Luíz Fabiano recebeu de Kaka chapelou dois zagueiros marfinenses, apoiando a bola com o braço direito e na descendente , chutando de pé esquerdo para marcar o segundo gol. O primeiro gol brasileiro foi dele e méritos do talento do "Fabuloso" que desencantou e foi invulgar na vitória que classificou o brasil à outra fase do Copa da África.
Foi a vitória do talento!

ABNEGAÇÃO, A PRGA DOS CLUBES PARAENSES

Quando Amaro Klautau assumiu a cadeira presidencial do CR, em janeiro de 2009, ele convidou o economista Frederico Monteiro, ex-secretário de administração e finanças de governos deste Estado, para comandar as finanças do clube.
Depois de constatar que adminstrações passadas descontavam FGTS e INSS dos salários de jogadores e funcionários e não respassavam aos órgãos, Monteiro elaborou um projeto de restruturação, parcelando os débitos em 240 meses, o que foi aceito pelo fisco e pelo Instituto de Seguridade Social, e solicitou a inclusão do CR no timemania.
Frederico Monteiro chegou ao clube como funcionário e não como abnegado e os resultados estão aí: hoje o CR está adimplente com INSS e o FGTS e é o 28º clube em arrecadação na timemania.
O parcelamento especial da dívida e o cumprimento dos pagamentos( o que é importante), deram à adminsitração do Amaro Klautau as Certidões Negativas de Débito, o que tornou possível às negociações envolvendo o Baenão.
Se no campo de futebol Amaro não ganhou nada, mas, aos poucos, salva o CR dos débitos com o poder público federal, do outro lado da avenida, o seu vizinho, continua inadimplente com o fisco, mas ganha títulos, e ex-presidentes estão com contas bloqueadas e bens confiscados.
Quem está certo?

sábado, 19 de junho de 2010

TUDINHO

FERTILIDADE CEREBRAL
José Saramago era desses intelectuais que forçava quem o lesse a pensar, pensar e pensar exaustivamente.
Li a mais contestada obra dele: "O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO", que para os doutores da Igreja Católica Apostólica Romana é blasfêmia contra os preceitos do cristianismo.
Para o cognitivo Saramago, Jeus é filho de josé e não de Deus, e apresenta na obra um Jesus humanizado e que teve um "caso" com Maria Madalena. "Jesus conheceu o amor da carne e nele se reconheceu homem".
Saramago era ateu e comunista convicto e "todas as religiões são nocivas a humanidade", dizia o poeta e romancista português.
Eu, particularmente,não concordo com Saramago,mas fico com o Freud: "A religião é uma neurose obsessiva universal". Pra mim é!E em nome desse Deus bíblico tem muito vagabundo dando lavagem cerebral em inocentes, puros e bestas e ficando podres de ricos.
'MELADINHA"
No BOLA NA ÁREA, 20, da Rádio Liberal-AM (900KWZ), o repórter Nelson Torres vai rodar "sonora" com o técnico Giba, do CR.
Com habilidade o repórter conseguiu extrair do treinador o porquê dele ter fechado o Baenâo para os torcedores.
Os meninos não tinham o cuidado de meter o dedo na boca do suspiro e aja fumaça...
É VERDADE...
...que entre todos os esportes coletivos, o futebol é o único que permite ao fraco se tornar vencedor.
Este axioma está sendo evidenciado na Copa da Àfrica do Sul: Suíça 1 x 0 Espanha; Sérvia 1 x 0 Alemanha; Argélia 1 x 0 Inglaterra e México 2 x 0 França.
Quem teria coragem de apostar suas moedas no futebol suíço diante daquela que era considerada a maior favorita ao título?
A canarinho de 82, do racional Telê Santana, mostrou ao mundo o melhor futebol,mas parou diante da Itália, nas oitavas-de-final, por 3 x 2. Ganhou o quê? "Perdeu, mas jogou o melhor futebol". É desculpa prá não dizer in-com-pe-tên-cia.
NA TELINHA
A governadora Ana Júlia Carepa já autorizou a presidencia da FUNTELPA(Fundação de Telecomunicações do Pará) a negociar com os dirigentes de CR e PSC a compra dos direitos de televisionamentos dos jogos dos dois nos campeonatos da 3ª e 4ª divisões do brasileiro deste ano.
Pelo que foi passado a este blogueiro-passatempo, os dirigentes e a professora e jornalista Regina Lima estão negociando. Tomara!...
NO BOLA NA ÁREA!
- TJD É BANCADO PELA FPF!
- MUITO FUMACÊ NAS ARQUIBANCADAS DO BAENÃO!
- FUNTELPA NEGOCIA COM CR E PSC!
- MAURO MARAJO, VICE-JURÍDICO DO CR, FALA SOBRE O BAENÃO!
- Neste domingo, 13h!

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

"TJD É BANCADO PELA FPF", DIZ NUNES.

"Esta federação de acordo com art. 3º do CBDF, mantém o custeio do funcionamento do Egrégio do TJD, incluindo funcionários a disposição do mesmo. Esses funcionários são contratados com acordo com a CLT e respondem horário de expediente do próprio Tribunal, portanto é gracioso afirmar que os mesmos devem obediência e subordinação a FPF. O pagamento de salário é feito na forma da lei trabalhista."
Este é um dos exceto que o presidente da FPF, o Nunes, mandou à Promotora Helena Maria Oliveira Diniz, da Defesa do Consumidor, confirmando que o TJD é bancado pela FPF, conforme dispositivo da Lei Pelé, e lamenta "que pessoas possivelmente imbuídas pelo sentimento revanchista, existente no esporte, venham tomar precioso tempo de pessoas de bem, para satisfazer o seu ego particular em detrimento da maneira sadia e correta como se tem procurado administrar o futebol paraense..."
Antônio Carlos Nunes de Lima, que se encontra na Africa do Sul como delegado da CBF junto a FIFA, afirma em último parágrafo que "o arquivamento do pedido de Procedimento Preliminar Investigatório, por absoluta falta de sustentação legal, e se assim não for esse o entendimento, peço "vênia" para sugerir que o pedido de procedimento seja encaminhado ao Egrégio Superior Tribunal de Justiça Desportiva, instância maior da Justiça Desportiva brasileira como sede no RJ".
Foi o que fez a autoridade - enviou ofício ao presidente do STJ, solicitando informações sobre quem banca o órgão.
É o que há!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TUDINHO

MEMEME
O presidente do PSC, Luís Omar, está sentindo "o cheiro da perpétua" com o atacante Marcelo Dias.
O jogador, que recebeu R$ 7 mil como adiantamento salarial, procurou o presidente recentemente e disse que recebeu proposta de um clube português e que está propenso a atravessar o Atlântico.
À boca pequena, soube o presidente que ele vai para o Vila Nova(Goiás). Então, "que vá, mas desde que devolva os 7 paus", disse Luís Omar.
BOCA DE SIRI
A Promotora dos Direitos do Consumidor, Dra. Helene Brito, mandou ofício ao STJD, no RJ, solicitando informações sobre quem banca as dotações orçamentárias do órgão.
Já se passaram 15 dias e nada de resposta.
VISÃO
Dirigentes do CR estão conscientes que deveriam fazer, no jogo contra o Águia, em Marabá, o que fez o PSC - o pedido do exame antidoping.
É inusitada a exclusão de alguns jogadores do Azulão, no jogo contra o PSC,minutos antes de jogo.
É que o médico Guataçara chegou ao estádio com sua equipe e a "malinha" para a coleta do "pipi" dos selecionados.
O Águia ganhou, mas alguns jogadores não atuaram, e os que atuaram não "arrebentaram" com o Papão. Eu, hein!? A FPF, em 2011, bancará os exames nos jogos decisivos.
FURACÃO
jairzinho,O Furacão da Copa de 70, passa hoje por Belém e estará amanhã em Macapá.
Será homenageado por uma torcida organizada botafoguense.

Aos trancos e barrancos Luís Omar conquitou dois títulos estaduais.
Agora, o presidente e a esposa, dona Chica, apegam-se a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, faendo novenas semanais, para que o Papão suba prá 2ª divisão do futebol brasileiro.
Luís Omar garante que o PSC será forte na terceirona e mais cinco jogadores serão contratados: zagueiro, lateral-esquerdo, meia, volante e um atacante (se o Marcelo Dias for embora)
E a Curuzu será o palco de todos os jogos do time. O "Vovô" da cidade está sendo preparado pra tal.
A torre de iluminação da travessa do Chaco com Almirante Barroso será deslocada para a parte central do estádio pelo lado da svenida principal; a torre da Curuzu será deslocada para detrás dos camarotes
É o que há!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

NESTA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN!

SÓ O NÃO TOMBAMENTO SALVA O BAENÃO DO LEILÃO

Está confirmado para o dia 1º de julho, às 11h, em frente a 6ª Vara da Justiça do Trabalho, no terceiro andar do prédio, na Praça Brasil, bairro do Telégrafo, o leilão da área frontal do estádio Baenão, do CR (onde funcinou o carrossel).
O pregão será comandado por um servidor da Vara, indicado pelo juiz titular João Carlos que determinou o valor mínimo do leilão em R$ 3.135.919,00.
Por assim dizer, quem lá comparecer com essa "baba" levará o "filé" do estádio remista.
Este blogueiro-passatempo conversou com o advogado Mauro Marajo Bentes, vice-presidente jurídico do CR, e informou que o presidente Amaro Klautau espera pela conclusão definitiva do pedido de tombamento do estádio - que não deve ser aprovado pela SECULT - e juntar a minuta contratual da negociação do estádio e levar ao juiz João Carlos, que suspenderá o leilão marcado para o dia 1º de julho.
Os advogados do CR acreditam que o Baenão não será tombado e tudo será resolvido conforme desejo do presidente Amaro Klautau.
É o que há!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CONTAS BLOQUEADAS

O governo Fernando Henrique Cardoso criou o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), oferecendo oportunidades às empresas de pagar em parcelas, a perder de vista, seus débitos fiscais e previdenciários.
O REFIS é administrado pela Secretaria da Receita Federal e pelo Instituto de Seguridade Social (INSS)e quando do seu lançamento, em 2000, as empresasa que optaram pelo programa foram anistiadas do crime de apropriação indébita em relação ao IR, na fonte, e ao INSS descontados de mfuncionários e não recolhidos aos cofres públicos.
Lembro que em Belém do Pará os dirigentes de CR e PSC, à época, assinaram documentos se comprometendo a pagar parceladamente os débitos.
Na Tuna, o Boulhosa, durante o seu mandato, empurrou com a barriga e não assinou; veio e Pedro Azevedo que renunciou ao cargo de presidente da dietorioa e não colocou o jamegão no documento. Esses dois ex-presidentes são empresários e sabiam que se assinam estariam colocando em risco seus patrimônios.
Pelo que me foi informado, por pessoa merecedora de confiança, o presidente Amaro Klautau vem cumprindo à risca com o pagamento do programa
No PSC, o Asdrubal assinou e os dirigentes que o sucederam não pagaram. Rui Sales, Joaquim Ramos, Hartur Tourinho, Izomar Souza(presidente do CONDEL) e o Luís Omar, que tinham (ou que têm) bens patrimoniais e contas bnacárias estão todos bloqueados.
Miguel Pinho se salvou porque o dinheiro dele era guardado debaixo do colchão e quando tinha que meter a mão no bolso prá salvar o Papão, ele chegava na Curuzu com a "baba" em saco de sarrapilheira.
É o que há!

terça-feira, 15 de junho de 2010

KAKÁ JOGOU?

Durante o jogo Brasil 2 x 1 Coreia, a discussão mais ouvida no bar da Mika era se o Kaká estava jogando.
Durante os jogos amistosos, Kaká apareceu "meia-boca", e se assim continuar não resta dúvida que o atleta, que é de Cristo, não enganou o povo brasileiro, mas a si mesmo, e, lá na frente, terá a "recompensa".

NA COPA, SUA SAÚDE É UM BIG BEN

REMADINHA


No REMADINHA, o restaurante da Mika, na entrada do Conjunto Império Amazônico, o mais didático repórter esportivo, Léo Souza, antes do jogo do Brasil, degostou um JABÁ-IMPRENSA-CHEN-PATINHO-FEIO.

OPS! NÃO VI NOVIDADE!

Esperava muito mais da seleção brasileira.
No primeiro tempo limitou-se a cruzar bolas e a zaga coreana bem fechadinha.
Quando se tem uma zaga bem postada, o remédio é usar o talento: passes curtos e rápidos o que o time de Dunga não fez.
No segundo tempo houve mudança de postura e o Maicon bafejado pela sorte fez 1 x 0. Tenho minhas dúvidas se ele cruzou ou chutou direto.
A tecnologia televisiva nos permite ver a trajetória da bola: ela fez um semi-círculo e o goleiro coreano se perdeu no espaço entre a trave esquerda e o seu corpo.
O time Coreano é tão amador que o mais inocente dos goleiros de pelada sabe que em bolas oriundas das laterais, fecha-se o canto.
Prá quem fez treino fechado à imprensa, o que se viu de novidade tática no time brasileiro? Eu não vi nada e continuo a não a aprender bulhufas sobre futebol em jogos de Copa do Mundo.
2 x 1 num adversário neófito foi muito pouco.
É o que há!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A SUA SAÚDE É UM BIG BEN

SACO DE GATO

Dois dias antes de começar o campeonato de profissionais, no dia 15 de janeiro, o presidente do TJD, André Oliveira, concedeu liminar, atendendo pedido do advogado do Castanhal, Hamilton Gualberto, proibindo a realização da primeira rodada da competição. Isso aconteceu à tarde daquele dia.
Às 22h, do mesmo dia, o presidente da FPF, o Nunes, conseguiu o inusitado: o auditor Antônio Carlos do Nascimento cassou a liminar concedida pelo presidente André Oliveira. E o campeonato começou na data prevista - dia 17.
O presidente do TJD, André Oliveira, representou contra o ato do auditor para o corregedor Antônio Barra Brito, que é, também, o vice-presidente do Tribnual.
Passados quase cinco meses, o pleno do TJD reuniu ontem e sem as principais partes interessadas presentes - André Oliveira e Antônio Carlos Nascimento - resolveu mandar o processo para o arquivo por cinco votos a zero.
O corregedor Antônio Barra Brito, que convocou o pleno e comandou a reunião, nunca deu conhecimento ao presidente André do seu parecer. Ele não poderia convocar o pleno, a não ser em caso de impedimento do presidente. O que não é o caso.
No próximo dia 21 acontecerá a eleição para a presidência do tribuanl e, pelo visto, Antônio Barra Brito, que conta com o apoio do Nunes, será o presidente do TJD, que hoje parece que é, mas não é.
É o que há!

TUDINHO

NA MUTUCA
Sem muito alarde, um grupo de bicolores está formatando uma chapa para concorrer à eleição presidencial do Papão.
Com a decisão de Luís Omar em concorrer à reeleição, a chapa de oposição deve ser encabeçada pelos médicos Sergio Chermont e Naife, tendo como diretores de futebol Roger Aguilera e Wandick,e no departamento jurídico advogados competentissimos (e pagos). Nada de abnegação.
POBRE
O Cara que criou a VUVUZELA, instrumento de som estridente, que invadiu o mundo, continua comendo rato e tomando água de esgoto em Tembise, cidade a 40km a noroeste de Johannesburg.
Saddam Maake, 55, inventou o instrumento em 1.992 e adaptou-a em sua bicicleta para chamar a atenção dos pedestres.
Com o advento da Copa do Mundo na África do Sul, um empresário sul-africano o procurou e lhe deu o equivalente a R$ 5 mil para patentear a vuvuzela.
EMBUSTEIROS
Este blogueiro-passatempo, quando criança, ouvia falar que não se devia misturar Deus com jogo, porque este era coisa do fute.
"O tempo é tão cruel que acaba com o mais sublime dos sentimentos,o amor", É verdade!
Acaba também com os valores, inclusive religiosos.
Hoje tem Atleta de Cristo, hoje tem pastor e padre dentro das concentrações de clubes e seleções de futebol todos em nome de Deus. Afinal, Deus torce prá quem?
Aqui em Belém, nos últimos dois anos, tem aparecido, nos jogos do PSC,um "religioso", carregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
A direção do PSC deveria proibir esta exposição demagógica do maior símbolo religioso da Amazônia.
LAMBANÇA EM PROSA
No domingo da decisão do campeonato paraense, no Mangueirão, no intervelo de PSC 1 X 1 ÁGUIA, na lanchonete do hall de entrada das cabines, no cafezinho, o Ozimar Vasconcelos, ex-diretor de futebol do PSC, ao ver um narrador esportivo, que estava narrando prá sua rádio o jogo, indagou: "Estás narrando prá rádio?..." e um "magneto", que estava tomando um "moquinha", se antecipou e largou:"Ele não está te ouvindo".
Neste mesmo dia, uma inocente, pura e besta largou uma "preciosidade" no ar: "O árbitro vai dá 3' de silêncio". Homenagens póstumas a 3 desportistas.É o comentário nas rodas dos "latinhas"
Pira paz, não quero mais!
AMÉM
Todo tirano tem seu bobo da corte. Foi assim no passado e continua hoje em todos os setores de atividade humana.
Tirano não gosta de ser contrariado em seus pensamentos e é por isso que hoje o rádio paraense está pobre e "prostituído".
"3' de silêncio" para o rádio paraense!
Pira paz, não quero mais!
É o que há!

domingo, 13 de junho de 2010

A SUA SAÚDE É UM BIG BEN

FALTA POSTURA



Charles Guerreiro não tolera o bicheiro Louro, o Fred e o Didi como auxiliar técnico.
Confessou em roda de amigos, na Assembleia Paraense, que não ficaria na Curuzu se lá permanecessem as duas figuras abomináveis – Louro e Fred – e o ex-jogador.
Tudo mudou depois que o presidente Luís Omar concordou em lhe dá um aumento salarial: de R$ 12 mil passou prá R$ 20 mil.
Como respeitar quem não se respeita?
Roger Aguilera, que montou o time bicolor campeão paraense, deixa o clube para se dedicar as suas empresas.

HOJE ELE É O CARA, MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM



Quando chegou na Vila teve a infelicidade de ter pela frente o Emerson Leão que não gostou do seu futebol e o rebaixou para as divisões de base do Santos e ele pensou em voltar prá Belém, mas o presidente do clube, que via futuro no seu futebol, o aconselhou a permanecer no clube.
Foi-se Leão. Chegou na Vila Wanderlei Luxemburgo e o guindou ao time principal. Além de ver futuro no seu futebol, o treinador lhe mostrava o caminho do gol e o aconselhava muito.
Paulo Henrique Ganso é muitíssimo grato ao Luxa

sábado, 12 de junho de 2010

TUDINHO

"PROFETADA"
Tenho dito que não acredito em ser que pensa que é mais sabido que a sebedoria, mais inteligente que a inteligência e que pensa que é formador de opinião. Não é. Formador de opinião é o Papa com suas encíclicas a todos os católicos do mundo; são os ditadores, do tipo Fidel Castro e outras "vasilhas".
Um grupo de economistas do Banco de Investimentos JP Morgan criou um programa de computador denominado de ECONOMETRIA que depois de receber dados econômicos informa o futuro econômico de uma nação.
Com o advento da Copa do Mundo da África, os tecnocratas forneceram dados econômicos de todos as nações participantes do evento ao computador. Depois de analisá-los eis o resultado: a Inglaterra será a campeão do mundo, eliminando a Espanha, na final, e o Brasil será despachado pela Holanda nas quartas-de-final.
É muita arrogância em nome da inteligência ou da sebedoria humana!
BINOMINAL
Soweto fica a 16km do centro de Johannesburg e foi centro da reistência negra contra o Apartheid - política de segregação racial que separava negros e brancos.
A palavra Soweto é o resultado de duas palavras inglesa: SOUTHWEST TOWNSHIP, numa tradução aporximada significa: CIDADEZINHA A SUDOESTE.
É MESMO!?
O presidente do CR não vai à sede do clube diariamente, mas há quem diga que ele está tirando plantão na porta da Leal Moreira...
Amaro está preocupado com o Leilão da área onde funcionava o Carrossel, que tem gente com a "baba" separada prá arremtar a frente do Baenão.
Se isso acontecer, babau venda do Baenão.
O Promotor Público Benedito Sá diz a todos que o cercam que não vão vender o estádio azulino.
O engraçado de tudo isso é que tem "camafeu" ávido pela venda do estádio e pensa em morar nas alturas, prá ver o Papão jogar na Curuzu!
É o que há!

NAMORAR

O ATO DE NAMORAR É MELHOR QUE O SEXUAL.
O SEXO É TERMINAL
E O NAMORO É ESSENCIAL,
NÃO FAZ MAL;
O AMPLEXO SEXUAL É ANIMAL
E O NAMORAR É SUBSTANCIAL!
PORQUINHA, VOCÊ É MINHA VESTAL!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

SUA SAÚDE É UM BIG BEN

TUDINHO

ROUBADO
Não assisti ao show de abertura da Copa da África do Sul.
Depois que deixei a rádio, fui ao shopping Boulevard me acertar com a CLARO.
No dia 6 de maio comprei um molden da empresa sem saber que este tipo de serviço não chega em 50% da área metropolitana de Belém. E o pior: é que o cliente assina um contrato com fidelidade de um ano.
Depois de dizer à gerente da loja, a graciosa e educada Yara, que o meu dinheiro é suado e sagrado, chegamos a um entendimento - ótimo prá mim; bom prá CLARO.
Grato ao Fernando José de Castro Rodrigues, engenheiro da EMBRATEL, e árbitro de futebol da FPF, pela intercessão.
DECEPÇÃO
Se não vi ontem a abertura da Copa, vi hoje o jogo do time do Parreira contra o México, que pela segunda vez abre uma copa empatando: foi assim em 1970 contra a extinta URSS - 0 x 0.
Bulhufas de novidade! Na Alemanha não aprendi nada com relação ao futebol. A grande maioria das seleções jogou no sistema 4x4x2, e pelo visto, na África teremos uma Copa com jogadas concentradas no meio-campo com longos lançamentos.
Seleção que tiver jogador veloz poderá se dar bem.
A BOLA E O RÁDIO
Desde que chegou ao Brasil, em 1894, trazida pelo inglês Charles Muller, a bola tem tido um tratamento especial por parte dos locutores esportivos.
Bexiga, Seringa, Balão de Couro, Pelota, Redonda, A menina, A gorduchinha e agora Jabulani(Em Bantu: Celebração).
Ari Barroso, na década de ouro do rádio - 50 -, foi quem mais criou apelido prá bola.
QUEM BANCA?
A Promotora do Consumidor, Helena Muniz, expediu ofício ao presidente do STJD, Rubens Aprobato Machado, solicitando informações sobre as dotações orçamentárias do órgão. Em resumo: de onde vem o dinheiro que paga aluguel do prédio, material de expediente, limpeza, pessoal, luz e água.
Se for a CBF, então, aqui não será diferente, e tudo ficará como dante no quartel de abrante.
DE FLOSÔ
Domingo não apresentarei o BOLA NA ÁREA, conforme determinação da direção de programação da Rádio Liberal-AM.
Segunda-feira estarei no ar com o METRÓPOLE EM ALERTA, às 11h30, mas na terça estarei assistindo ao Brasil contra a Coreia.
É o que há!

BIG BEN

ANTIDOPING


SE EM JOGOS OLÍMPICOS, OS ATLETAS SE DOPAM,MESMO SABENDO DA SEVERA FISCALIZAÇÃO DO COMITÊ ORGANIZADOR, IMAGINE NO FUTEBOL PROFISSIONAL DO PARÁ, ONDE A FPF TEM A OBRIGAÇÃO DE ZELAR PELA COMPETIÇÃO COMO GESTEROA.
FINALMENTE,NA REUNIÃO DO CONSELHO TÉCNICO A FEDERAÇÃO INCLUIU O EXAME NOS JOGOS DECISIVOS.VITÓRIA DESTE BLOGUEIRO PASSATEMPO.
PAIDÉGUA, ZÉ ÂNGELO!
ANTES DA REUNIÃO, PRESIDENTES AMARO KLAUTAU E LUÍS OMAR CONVERSARAM MUITO...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TUDINHO

CLÁUSULA PENALDepois de ser analisado e aprovado nas comissões de Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos, de Assusntos Sociais e Educação, Cultura e Esporte do Senado, o PLC 09/10(Projedto de Lei à Constituição), que altera a Lei Pelé (9.615/1998), foi encaminhado à Câmara dos Deputados e que deverá ser aprovado sem emendas, ou seja, da forma como foi engendrado pelas comissões do senado.
Quando aprovado - o que deve acontecer ainda este ano - o projeto regulamentará às relações entre atletas, clubes, agentes e empresários.
O novo projeto prevê que o valor da cláusula penal pertença única e exclusivamente ao clube. Assim sendo, caberá a cada dirigente proteger seus clubes.
BAENÃO
Dificilmente será tombado como desejam Carepão, Israel Vasconcelos, Jones Tavares e Licínio Carvalho.
O estádio remista não possui linhas arquitetônicas que permitam proteção do Estado.
FARINHA POUCA...
...Meu pirão primeiro é o que pensa o presidente do CR, Amaro Klautau.
Na atual administração o CR não ganhou nada, e, talvez, sentindo o "cheiro da perpétua", o presidente remista quer que o seu clube e o PSC sejam "eternizados" na primeira divisão do campeonato estadual. Que não sejam nunca rebaixados. É uma nhanha!
E que a TLB volte a disputar a elite do Parazão! Eu, hein?!
BUMBUM PRÁ LUA
Quando criança, 7 ou 8 anos de idade, a avó o convidou prá ir ao comércio. Arrumaram-se e foram à 4 x 4. Menino seguro na mão da vó, mas chutando tudo que via pela frente.
Quando pisaram na calçada da loja, o menino viu à sua frente um pacote e deu um bicudaço...era dinheiro prá tudo quanto é lado. Ele e a avó recolheram a "babinha" que puderam e às pessoas, que passavam pelo local, também fizeram a festa.
Hoje ele é cartola. Quem é?
Domingo, no BOLA NA ÁREA, valerá R$ 100 prá quem acertar o nome dele.
É o que há!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

BIG BEN

POSTURA DE GUERREIRO

Charles Guerreiro não tolera o Louro e um tsl de Fred. Os dois pensam igual, andam juntos, são iguais a unha e cutícula e tentam dá piteco no trabalho do treinador.
Fazer do Didi auxiliar técnico é pensamento da dupla, que não consultou o Charles se ele quer o ex-jogador como seu assistente.
Charles Guerreiro, que não é de altercar com ninguém, já confessou a amigos que com essa dupla,na Curuzu, ele não fica, porque não tem autonomia.
Além de ter que "engolir" Didi como auxiliar, o treinsdor discutiu com o meia Gesiel, que não deseja jogar como lateral-esquerdo. E isso causou um desconforto entre o Charles e o jogador.
Por tudo que já fez pelo PSC, penso que Charles tem - e como tem - que ter postura de "guerreiro" vencedor que é.
É o que há!

ANTIDOPING

Conselho Técnico da FPF, composto dos dirigentes dos clubes, estarão reunidos hoje, na sede da entidade, na Paz de Souza, no bairro do Guama, a fim de agilizarem o regulamento para os campeonatos de 2011 e 2012.
O presidente da TLB, Fabiano Bastos, vai à reunião com a idéia de recolocar a Elite do Norte na segunda fase da competição. O presidente tunante informou que conversou com Amaro Klautau, do CR, e Luís Omar, do PSC, e obteve apoio.
Além da questão de renda para os mandantes, Remo e PSC pretendem pleitear a adoção de exame antidoping para os principais jogos.
É que médicos dos dois clubes sentiram o "cheiro da perpétua" em alguns jogos.
Os médicos do PSC ficaram abobalhados com a atuação de um time interiorano, quando o PSC ganhava tranquilo, e, nos 45' finais, o adversário voltou prá campo igual trator de esteira - esbagaçou com o bicola. Lembram?
E aquele trintão que acabou com o CR?
Se os clubes não querem porque é caro, cabe a FPF, que vive dias de transparência bancar os exames nos jogos decisivos, pelo menos.
É o que há!

terça-feira, 8 de junho de 2010

LOURO, O NEEMIAS OU BABA-OVO?

Desde que o Louro, o bicheiro, chegou no PSC que tento descobrir o porquê da grande maioria dos amigos do Luís Omar terem se afastado da convivência com o presidente bicolor.
Uma outra figura que vive dentro da Curuzu, jovem, calada, é também motivo de muito disse-me-disse nos bastidores do clube: Fred. Este é filho de um sócio do presidente alvi-celeste na empresa de praticagem. Está explicado.
Rui Sales, amicíssimo do presidente, andavam igual a Tico e Teco, foi o priemiro a pular fora e disse prá dona Chica, esposa do presidente, que não tolera a incompetência do Louro; Clodomir Jr deixou o cargo de diretor de futebol sem maiores explicações; Sérgio Chermont não aguentou a saiu disparando - "Se eu abrir a boca ele não resiste em pé" - prá cima do presidente; Roger Aguilera não aguentou e de mansinho deixou o cargo de ditetor de futebol.
Domingo, após o BOLA NA ÁREA, fui ao Mangueirão decidido acompamhar os passos do presidente Luís Omar nos corredores do estádio. Mesmo sendo barrado - vez por outra por um segurança -, aos trancos e barrancos, atirei no que vi e acertei no que não vi.
Há na Bíblia, no Antigo Testamento, o livro de Neemias. Ele é considerado o maior sonhador bíblico; ele tinha prazer em servir às pessoas; era copeiro do rei Artaxerxes. Era tão zeloso com o seu rei que antes de servir vinho ou comida, ele provava prá saber se não tinham envenenado o comes e bebe do todo-poderoso rei de Susã.
O Louro, no PSC, é um serviçal do Luís Omar. Se o presidente quer fumar e não tem, o Louro arranja; se o presidente quer tomar água, o Louro vai buscar; se o presidente diz "não", o chalaça diz "sim, senhor, presidente"; se o presidente grita por uma coisa mal feita, o bobo da corte sai de fininho com o rabo entre as pernas.
Este é o Louro- foi expulso do vestiário bicolor, quando o treinador era o Luís Carlos Barbiere- que resiste a tudo e a todos por ser um ser desavergonhado.E o Luís Omar adora este tipo de gente.
O Givanildo já sabe quem é o Louro e disse que só trabalha na Curuzu se for com o Roger Aguilera e o Wandik.
É o que há!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

TUDINHO

"PROPAGANDISTAS"
Eu não crio notícia. Não sou notícia. Eu não sou "propagandista". Eu, com muita honra, sou jornalista diplomado, e aqui sou blogueiro passatempo. Escrevo o que penso sobre o futebol, embasado nas minhas pesquisas, nas minhas prospecções como repórter esportivo que sou havia 39 anos.
Quando informei na abertura do BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, ontem, que o Charles Guerreiro deixaria o PSC, ganhando ou perdendo o título, fui contestado por alguns segmentos do PSC, que alegaram que eu estava "secando" o time e que eu não deveria ter divulgado o fato, que veio a se concretizar no final do jogo.
Aos "camafeus" bicolores, que vivem na sede do Clube, eu não tenho satisfação a dar, como não tenho meu nome ligado a nenhum clube no Brasil. Portanto, não estou aí! O que me interessa é o fato.
QUEM CALA CONSENTE OU...
Nem a conquista do título une os bicolores.
Depois de proíbir as entrads do Bode, do médico Silvério, de alguns jogadores no vestiário bicolor, o presidente, diretores, beneméritos, conselheiros e torcedores foram à Doca, comemorar a conquista.
Em uma das mesas, da área vip do Bar da Copa, estavam Clodomir Jr., Olívio e outros. Em dado momento se aproximam bicolores com poder de mando no clube e que vivem na sede.
"Se este proxeneta se aproximar desta mesa, eu meto a mão na cara dele". Falou o engenheiro Olívio.
Ao que parece a expressão foi ouvida e o "camafeu" se mancou e saiu à la francesa. Ninguém me disse. Eu ouvi. Como não houve reação, pensei: Quem cala consente, mas há uma outra versão: perguntas absurdas, não merecem respostas.
EMPRESA
Um time empresa está surgindo em Belém. O clube começa com dotação orçamentária de R$ 1 milhão e os sócios - constituídos de empresários, advogados e médicos - já adquiriram imensa área, em Marituba, onde o engenheiro agronônomo Raimundo Mesquita planeja a construção de 3 campos de futebol.
A princípio, os sócios estão pretendendo inscrever o time nos campeonatos de base da FPF.
BLEFE
Naquele jogo do PSC, no Parque do Bacurau, quando o Papão fez 3 x 1 em cima do Cametá, no primeiro tempo, e no segundo o Cametá,igual a um trator de esteira, virou prá 4 x 3, os médicos do bicola, no banco, vendo o time do Vitor Jaime esbagaçar com o time alvi-celeste, tiveram a idéia de pedirem à diretoria os exames antidoping.
O time do Águia, que perdeu aqui para o CR, de virada no Mangueirão, foi o mesmo que lá em Marabá atropelou o Leão Azul, com o Soares, arrebentando e jogando 90m.
Os bicolores viram e pediram a presença da equipe do Dr. Guataçara na primeira da decisão. O Águia ganhou do Papão de 1 x 0, mas não fez o que fizera com o CR.
Antes do jogo deu dor de barriga em uns e outros no vestiário Azulão.
Na final, no Mangueirão, o PSC fez que pediu, mas não oficializou à FPF.
Na reunião do Conselho Técnico, os dirigentes de CR e PSC deverão incluir no regulamento, que vai nortear os campeonatos de 2011 e 1012, a instituição do exame, em pelo menos nos principais jogos.
Eu não acredito em atleta, acima dos 30, que quando em PSC ou CR jogaram pedra em Mangueira, e em times pequenos arrebentam. No meu não cabe!
LEITURA
O Hamilton Gualberto, O Crítico dos Críticos, no QUEM GOSTA OUVE, QUEM NÃO GOSTA OUVE TAMBÉM, disse que o PSC ganharia de 3 x 1.
O Nelsinho Couceiro, num "torpedinho", revelou-me 3 x 1.
O Guarany Jr., NO TAMBOR, falou que o PSC saíria do Mangueirão com o título e que o Águia iria esperar por mais um ano.
Vaticínios à parte, é salutar trabalhar com quem tem a capacidade de perceber o mundo que o cerca. Diferentes de embusteiros, enganadores que estão no rádio paraense enganando ouvintes.
É o que há!

domingo, 6 de junho de 2010

A NOTA TRISTE

O ex-presidente do PSC, Ricardo Rezende, foi agredido fisicamente por um policial nos corredores do vestiário do Mangueirão.

A TAÇA SENDO CARREGADA PELO LEANDRO CAMILO


Após a entrega, a taça foi levada por Leandro Camilo à torcida presente nas cadeiras do Mangueirão.

NO COLO


No terceiro gol do Papão, O Dr. Sérgio Chermont caiu no colo do ex-presidente, Ricardo Rezende. Foi só alegria!

RUI SALES E A FAMÍLIA AGUILERA COMEMORANDO O TÍTULO


Rui Sales, ex-presidente do PSC, ao lado do Raul(filho), Raul(pai)e esposa comemorando o bicampeonato do PSC.

O AGRADECIMENTO


Quando o árbitro apitou o final do jogo, o presidente Luís Omar abraça efusivamente sua esposa, dona Chica. Ela é o Guru do presidente.

TUDINHO

BAGAGEM
Ele chegou sábado, às 18h45', mas a bagagem ficou em São Paulo.
Evandro Rogério Roman, árbitro do jogo entre PSC X ÁGUIA, hoje, no Mangueirão, recebeu sua malá, às 5h da manahã deste domingo,no hotel onde está hospedado.
DESPREPARADOS
Este blogueiro perguntou ao Luís Omar o porquê dele ter se acercado de incompetentes, no PSC. "Nem que sim, nem que não". Foi a resposta dele. Ouçam no BOLA NA ÁREA.
ANTIDOPING
Os di4igentes de CR e PSC e vão à reunião do Conselho Técnico da FPF com o discurso afiado e acertado em defesa dos interesses dos seus clubes.
Uma das questões é o exame antidoping nos jogos importantes.
FRADE
É voz corrente nos bastidores do CR que o vice, Frade, renunciárá ao cargo, depois do fracasso no campeonato deste ano.
Se é verdade, muita gente no clube deveria cria vergonha na cara e ter o mesmo destino. O Remo não merece muita gente que está no clube a fim de tirar proveito próprio.
DESRESPEITO
É assim que os amigos do Charles Guerreiro entendem a atitude da direção do PSC em fazer do DIDI membro da comissão técnica do clube.
Charles Guerreiro já confessou a amigos que - perdendo ou ganhando, hoje - deixa a direção técnica do Papão, no vestiário.
CURTAM NO BOLA NA ÁREA!
- "Dirigentes esportivos são maus caracteres!"
- Ele denunciou a máfia do apito no Paraná!
- Charles Guerreiro deixará o PSC!
- TLB pleiteará participação no campeonato do ano que vem!
- Vice do CR poderá renunciar!
- TJ do Pará negou Mandado de Garantia do PSC contra às gratuídades!
É o que há!

sábado, 5 de junho de 2010

NÃO VEIO A BAGAGEM


O árbitro Evandro Rogério Roman (FIFA-PR, que apita neste domingo o jogo PSC X ÁGUIA, no Mangueirão,chegou ontem, às 18.30h, em voo da PUMA e a bagagem não veio.
O árbitro, ao lado do Ipojucan, árbitro paraense, que foi ao aeroporto buscá-lo, ficou por mais de 40' no balcão da empresa área, esperando por explicações.
Depois foi comunicado que sua mala ficou em São Paulo.
Evandro saiu do aeroporto para um shopping a fim de comprar roupas.

O AMARO SÓ PENSA EM VENDER...E SER DEPUTADO.

Vender o Baenão é o grande sonho do presidente do CR. Ele e seus pares já explicaram à comunidade azulina o porquê.
Este blogueiro passatempo já ouviu todos os seguimentos da sociedade belenense sobre a venda do Baenão e, por tabela, à da Curuzu. Arquitetos consagradíssimos como Paulo Chaves e Aurélio Meira disseram no programa BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, ano passado, que CURUZU E BAENÃO não cabem mais nos locais aonde estão edificados. Então, se os técnicos otimizadores dos espaços dizem que os dois grandes devem vender ou trocar seus campos. Penso que cabe a nós jornalistas ou blogueiros ouvir as partes e divulgar os fatos. Foi o que sempre fiz e continuarei a fazer.
Carepão, pai da governadora do Estado e conselheiro azulino, Licínio Carvalho, ex-presidente do clube, Jones Tavares e Israel Vasconcelos, ambos conselheiros, não concordam com a negociação com as empresas interessadas no negócio, e, depois de uma reunião na casa do Carepão e ouvindo advogados, que também são contra, partiram em busca do "tombamento" do estádio junto ao órgão estadual competente.
Os técnicos da SECULT, depois de minuciosa análise, concluíram que o estádio remista pode fazer parte do Patimônio Histórico, Artístico e Cultural de Belém. Só depende do jamegão do secretário de cultura. E aí?
Na semana passada, na sede do azulina, um amigo do presidente Amaro Klatau, em conversa reservada, disse: - Amaro, o nosso time, ano passado, passou 8 meses jogando pelo interior, fazendo tua campanha, e não ganhou nada; O time não ganhou nenhum turno ano passado e este ano; com essa dinheirama que a governadora tem dado o Raimundo Ribeiro teria ganho alguma coisa; a torcida, Amaro, tem tido muita paciência conosco e tu só pensas em vender o Baenão.
O presidente azulino ouviu calado e saiu mudo da conversa...
É o que há!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A NHANHA VAI CONTINUAR

Despois de quase dois anos engavetado, o pleno do TJ do Pará negou, na sessão de hoje, Mandado de Segurança impetrado pelo PSC contra às gratuídades nos jogos do Papão, em Belém.
Segundo a maioria dos desembargadores "a ação impetrada pelo clube foi equivocadamente movida contra a Presidência da ALEPA - Assembleia Legislativa do Pará, quando deveria ter sido direcionada ao chefe do Poder Executivo, responsável pela sanção da lei".
Então: idosos,aposentados e portadores de necessidades especiais vão continuar desfrutando dessa "nhanha".
O deputado que criou essa escatologia, que é endinheirado empresário da área de transporte fluvial, hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (ou do município, não sei), vivendo nababescamente, enquanto que CR e PSC continuam na pindaíba.
Penso que quem tem o dever e a obrigação de bancar o divertimento dos necessitados é o poder público e não o privado.
É o que há!

BIG BEN

TUDINHO

ERREI
Postei, aí em cima, CR 4 X 2 PSC. Foi o papão que enfiou 4 no Filho da Glória e do Triunfo. E o zagueiro Raul foi expulso. Calma galera bicolor. Lambança minha!
SEM FUTURO
A Tuna Luso Brasileira parece que está fadada, aos poucos, a desaparecer do cenário esportivo paraense.
Futebol profissional não existe e na última reunião do CONDEL luso o presidente da diretoria administrativa, o advogado Fabiano Bastos, anunciou o fechamento do ginásio "Miranda Sobrinho", pelos deterioramentos do telhado e do piso.Quando chove, quem está no ginásio precisa de sombrinha.
Ô PERSEGUIÇÃO!
O pessoal da imprensa, que torce pelo CR e que não tem dignidade de dizer que torce pelo Leão, fica a malhar o Charles Guerreiro pelo fechamento da Curuzu para treino "secreto".
E o Giba que fechou o Baenão durante dois meses para os torcedores vagabundos que vivem dia e noite nas arquibancadas do estádio?
E este mesmo treinador proíbia o acesso dos repórteres cinegrafistas ao campo para que eles não filmassem os primeiros minutos do coletivo, e ninguém falava nada.
Os outros repórteres assistiam ao treino. Penso eu: será que esses repórteres não sabem fazer leitura de treino ou são comprometidos com o treinador? Das duas,uma.
É que há!

A DIFERENÇA

"Quem não sabe o que procura, não identifica o que encontrar". A expressão é de autoria do senador americano Claud Bernard.
Embasado neste axioma filosófico, o árbitro da partida decisiva do campeonato paraense, entre PSC X ÁGUIA, domingo, no Mangueirão, demonstra não ser um homem amorfo. Ele não é frouxo e diz o que pensa e o que sabe. Ele não é indefinido.
Assim sendo, denunciou os árbitros corruptos que agiam dentro da Federação Paranaense de Futebol, fabricando resultados, conforme desejo dos cartolas desonestos.
Ele tem 34 anos de idade, 1.81m, 87kg,é gaúcho da cidade de Erval Grande; graduado em educação física, mestre em "Estudo Comparativo entre os testes da FIFA e as suas exigências físicas do árbitro de futebol no campo de jogo", e, recentemente, doutorou-se em educação física. Não é embusteiro, empírico. É estudioso. Ele é Evandro Rogério Roman, que aqui esteve no dia 14 de março, apitando CR 4 X 2 PSC.
Taí um exemplo aos nossos árbitros "rabos-de-cabra", que, com todo respeito, quando indagados sobre o que fazem na vida respondem: "Sou autônomo", "motorista particular", "agente de saúde", "taxista". Vai ganhar de quem?
Não basta conhecer as 17 regras de futebol. Tem que estudar, estudar e estudar constantemente.
O árbitro de futebol é uma figura pública e tem que se preparar fisicamente e intelectualmente.
Aliás, em todas as atividades humanas "quem não se prepara, se atrapalha".
Não é só na arbitragem do Pará que tem "rabo-de-cabra". O rádio paraense está cheio de burros de pai, mãe e tios. Ouçam as concordâncias verbal e nominal desses apedeutas.
É o que há!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TUDINHO

CORAÇÃO?
Eu não acredito que um juiz, auditor, procurador ou seja lá que diabo for do TJD desconheça a lei da "transação".
Advogados e até mesmo membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará afirmam que não cabe ao Sandro, jogador do PSC, as facilidades da nova lei.
A pena do jogador bicolor foi revertida em cestas básicas à instituição de caridade, e jogará contra o Águia. Este que não contará com Soares, Aldivan e o treinador João Galvão.
Se perder, o Águia recorrerá ao STJ.
ESPERANÇA
Visivelmente, no amistoso de ontem, Kaka puxava a perna. Evitava encarar os marcadores, talvez com medo de agravar - não tenho certeza - um estiramente muscular.
CBF inscreveu 23 na FIFA, mas, em caso de doença, qualquer um desses relacionados pode ser substituído.
O Ganso está na dele...
ETIQUETA
Na passagem da seleção brasileira pelo Palácio do Planalto, um fotógrafo da Agência Estado "clicou" o exato momento em que o presidente Lula cumprimentava o Dunga.
O treinador da seleção canarinho estendeu a mão direita ao presidente, mas a esquerda estava enfiada no bolso da calça.
Há quem diga que é falta de postura...
PELÉ
Em 1970 ouvi pela rádio Marajoara, em cadeia com a Tupy(Rio), o Brasil ser campeão tricampeão do mundo.
Á noite assistia ao teipe pela TV GUAJARÁ, que bandava buscar em Fortaleza. Neste ano foi lançada pelo governo federal a EMBFRATEL, que não havia se instalalada em Belém.
Portanto, vi o Pelé jogar.
Em 1971, servindo a pátria en Manaus, vi o Rei jogar pelo Santos contra o Nacional, na inauguração do "Vivaldo Lima" - 5x2 para o Peixe.
Em 1980, Pelé veio a Belém fazer parte de uma comitiva do Principe Charles que passeou pela bahia do Guajará na CHATINHA CAREPA. Lá estava eu como repórter e foi o meu primeiro encontro com o jogador.
Na noite de segunda-feira, no Hangar, voltei a cruzar os bigodes com o craque.
Domingo, no BOLA NA ÁREA, os ouvintes da LIBERAL-AM, terão a "sonora".
É o que há!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

QUEDO-ME

Peço desculpas aos blognautas deste blogueiro passatempo pelas falhas que há no blog. Já fui orientado por alguns seguidores que o blog não tem espaço para comentários.Não tem enquete. É sou eu! Sou eu! e Sou eu! É uma falha de quem formatou o meu blog e eu - inocente, puro e besta - não me toco e vou levando o barco a Deus dará.
Então, peço ajuda: quem souber de um WEB-DESIGNER bom telefone(pode ser a cobrar) para 9981-6509.
Ainda a pouco cometi uma lambança de digitação: no lugar de ANTI-DOPING entenda TUDINHO. Grato!

ANTI-DOPING

O presidente do PSC, acertadamente,solicitou à FPF a presença da equipe do Dr. Guataçara no estádio 'Zinho Oliveira", em Marabá, no jogo do Águia contra o PSC. Acertou. E daí a pergunta: quem arrebentou com o CR, arrebentou com o PSC?
Para o jogo de domingo, o PSC vai solicitar e pagar R$ 3.200,00 para a equipe do médico Guataçara voltar a colher o "pipi" dos sorteados.
A urina dos atletas são analisadas num laboratório no RJ, indicado pela CBF.
A FPF, que vive momento de transparência, deveria ter o exame como obrigatório nos principais jogos do campeonato estadual.
Eu não engulo calado ver jogadores que não jogam bulhufas em CR e PSC, e em clubes pequenos ou interioranos arrebentam quando enfrentam os dois grandes. E sob uma senhora "lua".
A FPF, nos próximos campeonatos, tem que adotar o anti-doping e arcar com as despesas.
É o que há!

ANTI-DOPING

ASPAS
Quem falou que tem maus-caracteres no futebol brasileiro foi Pelé.
Domingo, às 12h, no BOLA NA ÁREA, da Liberal-am, em 900kwz.
QUEM PAGA?
O Departamento Financeiro da FPF, pela 1ª vez, publica tintim por tintim balanço financeiro do 1º turno do campeonato paraense. Paidégua!
No entanto, Zé Ãngelo, faltou um pequenino detalhe: quem paga o quadro móvel da FPF?
É UMA NHANHA!
O Ministério Público bem que poderia pedir explicação da FPF sobre a distribuição e valor do kit merenda (ou almoço) distribuido a cão e gato nos campos de futebol.
No primeiro turno foram pagos R$ 118.261,98 aos fornecedores dessa teta.
EXPLIACAÇÃO
A Promotora do Consumidor, a Dra. Helena Muniz, depois de receber documentos da FPF e do TJD do Pará sobre a falta de autonômia deste, reuniu com alguns pares de MP e resolveu consultar alguns presidentes de tribunais de outros Estados para saber quem banca as despesas dos mesmos.
O promotor Newton Gurjão é favorável que se consulte o Superir Tribunal de Justiça com sede no Rio Janeiro.
É sabido que quando Luiz Zveiter assumiu a presidência do órgão, a primeira atitude foi deixar a sede da CBF e a ter número próprio no bairro da Saúde, centro do RJ.
Quem paga?

terça-feira, 1 de junho de 2010

BIG BEN

ERROU E ERROU FEIO

O AUDITOR DO TJD, DANIEL RIBEIRO JR, QUE CONCEDEU A PROPOSTA DE TRANSAÇÃO DISCIPLINAR AO SANDRO, JOGADOR DO PSC, ERROU: O ACORDO NÃO PODERIA TER SIDO FEITO PORQUE FERE A ESSÊNCIA DA LEI, QUE É CLARA AO EXPRESSAR QUE A "TRANSAÇÃO" TEM QUE SER FEITA ANTES OU DURANTE O JULGAMENTO E NUNCA DEPOIS DA SESSÃO. ASSIM SENDO, O ATLETA RECONHECE QUE ERROU. O QUE NÃO ACONTECEU COM O ATLETA BICOLOR.
TALVEZ SEJA POR ISSO QUE O RELATOR DO PROCESSO, O AUDITOR ARMANDO RODRIGUES, ESTEJA PROTELANDO PARA DEFINIR DIA E HORA QUE O SANDRO PAGUE À SOCIEDADE.
NO CASO DOS JOGADORES DO ÁGUIA - ALDIVAN, SOARES E DANIEL - E O TREINADOR JOÃO GALVÃO, QUE FORAM PUNIDOS PELO TJD COM DOIS JOGOS, O DEFENSOR DO CLUBE MARABAENSE TENTOU FAZER O QUE O ADVOGADO DO PSC FEZ, MAS NÃO OBTEVE SUCESSO PORQUE O AUDITOR NEWTON GURJÃO DEU PARECER EMBASADO NOS DITAMES DA LEI.
SE PREVALECER À LUZ DA LEI, O SANDRO NÃO JOGARÁ A FINAL, E SE JOGAR, E O PSC FOR CAMPEÃO, O CAMPEONATO PODE FICAR SUB JUDICE.
É O QUE HÁ!

CARA DE PAU

NÃO GOSTO DE COLETIVA; SÃO CHATAS PORQUE UMA PESSOA TENTA IMPOR O SEU ESTILO DE PERGUNTAR E DETERMINA O QUE OS REPÓRTERES DEVEM INDAGAR: O ASSESSOR DE IMPRENSA. ENTENDO QUE ELE ESTÁ SENDO PAGO PARA TAL, MAS ALGUNS TENTAM IR ALÉM DAS SUAS LIMITAÇÕES PROFISSIONAIS.
MESMO SABENDO QUE IRIA OUVIR ABROBRINHA, FUI AO HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES DETERMINADO A OUVIR O PELÉ SOBRE A LEI QUE EMPRESTA O SEU NOME E QUE OS DIRIGENTES BRASIELEIROS ESTÃO A CRITICAR.
FOI INUSITADA A COLETIVA: OS REPÓRTERES CREDENCIADOS RECEBERAM UMA FOLHA DE PAPEL PAUTADA, SE IDENTIFICAVAM NOMINALMENTE E A EMPRESA QUE REPRESENTAVAM E ESCREVIAM DUAS PERGUNTAS E ENTREGAGAM PARA UMA DAS ASSESSORAS.
NA HORA DO ENCONTRO, A ASSESSORA ESCOLHIA UMA DAS FOLHAS, IDENTIFICAVA O PROFISSIONAL E A EMPRESA E FAZIA A PERGUNTA AO REI.
PORÉM, OS DONOS DO EMPREENDIMENTO, QUE ESTAVAM LADEADOS AO REI, RESPONDIAM, QUANDO NÃO NO INÍCIO OU CONCLUIAM O QUE O PELÉ RESPONDIA. E PEDIAM PRÁ QUE NÓS PUBLICÁSSEMOS O QUE ELES FALAVAM
AS MINHAS DUAS PERGUNTAS NÃO FORAM SELECIONADAS; NÃO MUGI E NEM TUGI. REAGI AO MEU MODO: AO SE LEVANTAR DA CADEIRA E SE ENCAMINHAR PARA UMA OUTRA SALA, NO CAMINHO, ENCAREI O NEGÃO E SENTI O SEU BAFO. ELE PAROU, COLOCOU O SEU BRAÇO SOBRE O MEU OMBRO E EU PERGUNTEI O QUE QUERIA, OLHANDA NA SUA RETINA. E OS FOTÓGRAFOS CLICANDO O MEU ENCONTRO COM O REI E OS ASSESSORES PUTOS COMIGO, MAS ME DEIXARAM POR MAIS DE CINCO MINUTOS CARA A CARA COM O ATLETA DO SÉCULO. FOI O MEU SEGUNDO ENCONTRO COM ELE.
DOMINGO, NO BOLA NA ÁREA, DA RÁDIO LIBERAL-AM, VOCÊS TERÃO O ÁUDIO DESTE MEU PAPO COM PELÉ. TEM MAUS-CARACTERES NO FUTEBOL BRASILEIRO!
É O QUE HÁ!