segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OS CAMINHOS OCULTOS DO FUTEBOL

UM DOS MAIS DESEJADO E APLAUDIDÍSSIMO ROMANCISTA BRASILEIRO DA GERAÇÃO MODERNISTA, GUIMARÃES ROSA, EM UM DOS SEUS MOMENTOS DE VERSATILIDADE CEREBRAL DISSE QUE "A VIDA TEM OCULTOS CAMINHOS"; PARODIANDO ESTE AXIOMA DIGO: O FUTEBOL PARAENSE TEM SEUS OCULTOS CAMINHOS. É VERDADE.

FPF, CR, PSC E TLB TÊM CAMINHOS INTRANSITÁVEIS E QUEM SE ATREVER A TRILHAR POR ESSES CAMINHOS TEM QUE ESTÁ DISPOSTO A METER O PEITO EM TIRIRICAL. E NÃO É FÁCIL. E QUANDO UM REPÓRTER SE PREDISPÕE A IR EM BUSCA DA VERDADE É VISTO COMO DIFERENTE, DOIDO.MAU-CARÁTER PARA ALGUNS.

NO PARÁ "QUEM PENSA DIFERENTE É, NO MÍNIMO, VISTO COM ESTRANHEZA, AINDA MAIS SE NÃO FIZER PARTE DA MESMA PATOTA. NO FUTEBOL, É A MESMA COISA". POUCOS PENSAM O FUTEBOL PARAENSE COMO UM PRODUTO RENTÁVEL. UNS PENSAM O FUTEBOL COMO BANDEIRA DAS SUAS VAIDADES; OUTROS PENSAM EM SE DAR BEM. EXEMPLOS NÃO FALTAM.

NA FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL ALGUNS FUNCIONÁRIOS, TRABALHANDO NA TESOURARIA DA ENTIDADE, PERCEBENDO NO MÁXIMO DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS, ESNOBAM, VIVENDO NABABESCAMENTE, TROCANDO DE CARROS TODO ANO E CONSTRUINDO CASARÕES NO INTERIOR DO ESTDADO. ESSES SERVIDORES MANIPULAM (OU MANIPULAVAM)INGRESSOS DOS CAMPEONATOS ESTADUAL E NACIONAL.

OS DIRIGENTES DE CR E PSC SABEM DAS ARTIMANHAS QUE SÃO ARQUITETADAS PARA LUDIBRIAR O INSS E AÍ MUITA GENTE SE DÁ BEM. GENTE DOS CLUBES E DA FPF. QUEM NÃO SE LEMBRA DO JOGO PELA COPA DO BRASIL,ESGTE ANO, NO MANGUEIRÃO, PSC 1 X 2 PALMEIRAS QUE VENDA DE INGRESSOS NÃO BATIA COM A RENDA DO JOGO? O ZÉ ÂNGELO BATEU O O PÉ E NÃO PERMITIU QUE UMA DAS RATAZANAS, FECHASSE O BORDERÔ. LÁ PELAS TANTAS DA MADRUGADA APARECERAM OS R$ 10 MIL QUE FALTAVAM.

E NA CURUZU, PSC 2 X 0 ÁGUIA, PELO CAMPEONATO BRASILEIRO,QUE FALTOU PARTE DA RENDA E SÓ DEPOIS QUE O ZÉ NÃO PERMITIU O FECHAMENTO DO BORDERÔ QUE APARECEU O RESTANTE DA "BABA". NUM PASSADO RECENTE, QUANTAS VEZES ESSES FATOS NÃO ACONTECERAM E FICAVA TUDO NUMA BOA E DEPOIS AS CRIAS DA RATAZANA IAM PRÁ 1º DE DEZEMBRO COMER CHURRASCO E TOMAR UÍSQUE DE BOA PROCEDÊNCIA.

NO REMO, OS R$ 3 MILHÕES DA VENDA DA SEDE CAMPESTRE FOI IGUAL MANTEIGA NO NARIZ DE GATO: NÃO HOUVE ACORDO; NINGUÉM DO CLUBE PROCUROU PECHINCHAR...

O REMO DESDE A DÉCADA DE 80 VEM PERDENDO PATRIMÔNIO: A VENDA DO POSTO AZULINO PELO EX-PRESIDENTE MANOEL RIBEIRO QUE PAGOU SALÁRIOS ATRASADOS DE JOGADORES E FUNCIONÁRIOS. À ÉPOCA TREZENTOS MIL CRUZEIROS. FOI-SE O PATRIMÔNIO E O CLUBE CONTINUOU DEVENDO.

EM 1986 HAMILTON GUEDES, PRESIDENTE DO BEP - BANCO DO ESTADO DO PARÁ - É ELEITO PRESIDENTE DO CR E HAVIA 7 ANOS QUE O CLUBE NÃO GANHAVA TÍTULO. FOI CAMPEÃO E O GUEDES PAGOU MUITA DÍVIDA DO CLUBE.

ESTE MESMO HAMILTON GUEDES RECEBEU PROPOSTA DE JOÃO BOSCO MOISÉS QUE DESEJAVA COMPRAR A ÁREA ONDE MAIS TARDE ELE CONSTRUIU O CARROSSEL. GUEDES LEVOU A PROPOSTA AO CONDEL QUE NÃO CONCORDOU E O PRESIDENTE TEVE QUE DEIXAR A SEDE RAPIDAMENTE POIS ALGUNS AZULINOS QUERIAM O CORO DO PRESIDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário