terça-feira, 13 de março de 2012

MINUTA


“Zeca, a comissão de reforma do estatuto, da qual eu fazia parte, já concluiu o seu trabalho e entregou a minuta aos presidentes do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral durante reunião da qual o Dr. Alaci Nahum participou. Agora, a palavra está com eles. Aproveita e pergunta ao amigo Dr. Nahum como está a análise das contas”.

Este “torpedinho” me foi mandado pelo promotor público e conselheiro bicolor, Newton Gurjão(foto), com qual o advogado Alaci Nahum não concorda.

Tentei contato telefônico com o presidente do CONDEL bicolor, professor Gemaque, mas ele não atende ao chamado.

Insistirei até saber com quem esta a minuta deste estatuto, que pode mudar os rumos do clube que deu as maiores glórias para o futebol profissional da Amazônia.

UM GESTO DE GRANDEZA E DE HONRADEZ EM PROL DO PAYSANDU
Acompanhando este assédio que sofreu o dirigente do PSC, Felipe Fernandes. Acorri, ao seu socorro, por, conhecer a tempera, a formação e a dedicação que caracteriza sua trajetória no Paysandu, uma verdadeira simbiose, entre o cidadão e o empresário e o Clube de Suiço;, poucos, qual este conselheiro, se traduzem em dirigentes que se doam de forma obstinada, em “ipse literi” a causa deste renomado clube. Reiteramos, que, esta particularidade, precisa vir a lume, face o ataque despropositado operado por pseudos opositores, que se escondem em apócrifos, o que já é uma postura desqualificante, a quem pretende incorporar um grupo de oposição; e mais, que, se quer, ainda ascenderam, a condição de reconhecimento, do nobre status de oposição, no campeão dos campeões, porque, até para ser membro de oposição, há que realçar-se de determinadas qualidades imprescindíveis.
Conheci o Administrador Felipe Fernandes, no esboroar dos anos setenta, do século anterior, labutando ao lado do Empresário “ Antonio Couto” em busca de assumirem a frente deste clube, enquanto, compúnhamos o Grupo de Oposição comando pelo Presidente Rui Sales, em uma eleição histórica, em que, vencemos o pleito, em diferença quase que impercebível, sem baixarias, tal a credibilidade dos dois grupos.
A quando do período daquela e de todas as demais campanhas, especialmente, em fase pré eleitoral, nunca houve estas discrepâncias comportamentais, que um grupo de neófitos, emergentes, vem praticando, construindo mais inimigos, do que amigos ou adeptos de seus arroubos, no seio da coletividade alvi-celeste. O ataque insano deste seguimento, ao Presidente Ricardo Rezende, licenciado por enfermidade, teve reprovação total, dos que não estão alinhados com a atual administração, esta foi sim uma ação desqualificadora deste grupo emergente de rapazes, que estimo sim, que um dia possam dirigir o PSC, afinal, eles também, são o futuro do PSC, mas precisam regular o emocional e saberem que tudo tem seu momento e que agora é hora de trabalho em prol da instituição PSC, afinal, encontramo-nos na metade de um mandato; e eles nos mostram que o importante para suas ambições desmedidas, é destruir o PSC. A campanha é no final do ano, e o clube, precisa vencer seus desafios, todavia está tendo como adversário uma minoria, a confundir campanha eleitoral em um clube como o Paysandu, com campanha de Diretório Acadêmico, onde o vale tudo, adjetiva perfeitamente o desnivelamento dos opositores ocasionais. Pelo andar desta carruagem, não creio que o Vereador Wandick vá se alinhar ou até mesmo, descer a este nível, que estes noviços, que não se assumem nominalmente, estão a operar, pois transitam neste espaço, com pseudônimos e com uma forma de se comunicar abominável, em total desnivelamento com o que sempre caracterizou o contraditório intra-clube.
Já tivemos um exemplo claro da falta de maturidade e de desestabilidade emocional, demonstrada por um dos membros deste grupo, que, particularmente, me encheu de decepção, posto que, confessei ao mesmo, minha enorme frustração em ter acreditado e defendido a oportunidade d o mesmo integrar a Diretoria alvi-celeste, quando o vi, renunciar a direção do Departamento de Futebol, após a estabanada dispensa do treinador da equipe( Edson Gaucho), decisão, que também contestamos veementemente à época, mas que no caso do noviço dirigente, este precisaria ter se atido, a uma introspecção, e assim, perceber que não é tentando emperrar a administração do clube, sobrepondo-se o “seu eu”, acima do nós, clichê muito repetido pelo seu grupo, na campanha anterior; que vai fazer o Paysandu vencer seus desafios.
Por fim, acabo de ler os mesmos apócrifos que apedrejavam o Benemérito Felipe Fernandes, agora congratulando-o e repassando receitas de bolo, de como administrar o clube, em uma doce ingenuidade, mostrando-nos assim, que, só vão conhecer o que é administrar clubes como o PSC, quando, amadurecerem e assumirem, bem mais a frente os destinos desta instituição, momento em que, já terão aprendido o bastante, para não renunciarem mais.
Assim sendo, o gesto do Benemérito Felipe Fernandes, abrindo mão, da permuta operada, para a revitalização urgente, imprescindível, para recuperar e devolver a opulência original do palacete alvi-celeste, foi sim, UM GESTO DE GRANDEZA E DE HONRADEZ EM PROL DO PAYSANDU.
GUILHERME TADEU
PS: Meu querido Guilherme Tadeu, no dizer do Dr. Alaci Nahum este blogue "fez um grande bem ao Paysandu", e, portanto, rogo ao amado fraternalmente amigo que pare, porque parei com o assunto.

penso que além do bem que fiz ao clube(segundo Dr. Alaci Nahum), cumpri com a função social do jornalismo.
É o que há!

2 comentários:

  1. Isso Zeca, agora como voce que é o repórter dinâmico corra atras de coisas novas. Esse negocio de cabrito já ta enchendo o saco. Agora quem quiser compre o seu e pode ir lá criticar os dirigentes cara a cara. Ou fazer o que muita gente já deveria ter feito: Ajudar o clube! E tenho dito!

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Tadeu, que bom que você pensa que o clube deva se modernizar na gestão, por isso a oposição que representa esta modernização se apresenta aos associados, eu disse associados legais. Estes senhores que estão no Paysandu há anos, tem seus méritos e sempre soubemos disto, porém é chegada a hora de uma total renovação, tanto na diretoria executiva, quanto no conselho deliberativo. Modernidade já na administração e vida eterna ao Paysandu.

    ResponderExcluir