Em todos os setores de atividade humana tem que haver talento e alma.
Muitos narradores e comentaristas esportivos dizem que jogador tal “põe a alma na ponta da chuteira”. É a arte de jogar com tesão. Viril.
Num time de futebol, além dessas duas qualidades, tem que ter preparo físico, a técnica dos jogadores e o sistema tático adotado pelo treinador. É ele quem elabora o plano a ser desenvolvido pelos jogadores dentro de campo.]
Há quem diga que técnico de futebol não ganha jogo. Pode até não ganhar, mas que um bom treinador arma uma equipe vencedora isso é verdade.
Nesses 40 anos que tenho de profissão, aprendi fazer leitura de futebol, vendo técnicos armarem equipes vencedoras em Macapá e em Belém. Eu não sou comentarista, mas sim palpiteiro. Sou curioso e como tal perguntador.
Na minha terra conheci Chefe Humberto - teórico treinador de São José e Ypiranga Clube, e no final da década de 70 chegava ao Amapá Aloísio Brasil para treinar o Santana Esporte Clube, então “Canário Milionário”, bancado pela ICOMI (Indústria e Comércio de Minério), e em Belém acompanhei Jouber Meira, Carlinho Silva, Paulo Mendes, César Moraes, Givanildo Oliveira que treinaram Clube do Remo e Paysandu.
Entre esses treinadores e os regionais há muita diferença de didática e até de postura dentro de campo. Nós estamos vivendo esses exemplos atualmente em Belém do Pará: Sinomar Naves passou oito meses no Baenão e não conseguiu engendrar esquema tático ao time do Remo, e Nad, no Paysandu, está muito aquém de ser o treinador que o Paysandu precisa.
Não dá mais! Ontem o Paysandu empatou com um Cametá desfigurado e o Nad não viu o que vi ou vice-versa: eu não tiraria Bartola, que dava trabalho a zaga cametaense. O Paysandu além da falta de talento, não tem disciplina tática. E isso é obrigação do treinador.
Se assim continuar, no brasileiro o Paysandu não terá futuro. E o Remo, pode até não ganhar o campeonato, mas que contratou um bom treinador eu não tenho dúvida.
É o que há!
quinta-feira, 1 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Assino embaixo, em relação ao NAD, amigo José Maria Trindade.
ResponderExcluirMelhor mesmo é trazer um técnico com salário de 50.000 mil endividar o Payssandu e no final não conseguir a classificação para a série C. O futebol sério hoje vive de planejamento, não de palpites, e o nosso futebol está cheio deles, na copa iremos pagar cara por causa dos palpiteiros que pediam Ronaldinho Gaúcho, como iremos pagar caro se trouxermos um desses técnicos caros.
ExcluirÉ até uma paradoxo o que o Zé Maria falou no final. Imaginem o Flávio Campos se perder o campeonato será considerado como boa contratação, em detrimento de todos os outros que são regionais. Ué, se o de fora é melhor, então tem obrigação de vencer!!! Há..... mais eu já sei a desculpa o Remo não tem dinheiro......
Infelizmente os dirigentes esportivos Brasileiros não sabem porra nenhuma de administração, e quando se trata de comentaristas esportivos, radialistas e afins, pior ainda.
Não é preciso nada de planejamento para ganhar alguma c oisa no futebol. O proprio dono do Blog disse que o time do Cametá é um " pega
ResponderExcluirpulso", sem planejamento e etc. e ai ganhou o primeiro turno. Como justificar isto? Esta provado que planejamento no futebol é balela e se vigorasse o S. Paulo ganharia tudo.
É uma verdadeira vergonha o Paysandu não ganhar do Cametá com 07 desfalques e o time todo de ressaca. Concordo com o José Maria Trindade, o Nad não tem condições técnicas de ser treinador do Paysandu, faz um brilhante trabalho nas divisões de base e para lá deveria voltar.
ResponderExcluirO NAD E MAIS UMA INVENÇÃO DO IMBECIL LUIZ OMAR ESSE AZARENTO(LOP)AINDA VAI REIBAXAR O PAYSANDU.
ResponderExcluirEstamos sem treinador.
ResponderExcluirO Remo contratou um treinador que já apresentou seu cartão de visita. O Leão vai "bamburrar" com renda/dinheiro nesse segundo turno.
Precisamos abrir os olhos, pois o 2o. turno já começou e está chegando a série C e, pelo andar da carruagem, permaneceremos na C ou seremos rebaixados. Além disso, a torcida continuará longe da Curuzu. É isso que querem?
E o novo Estatuto?
E os "cabritos"?
comparar com bonamigo? já há colegas da imprensa azul comparando-o ao guardiola, é muito cedo para julgar o seu trabalho, lembram-se do comelli ano passado?
ResponderExcluir