quinta-feira, 8 de março de 2012

EXPERIÊNCIA TEM


Este centésimo estadual de futebol só existe porque o governo banca.

Tecnicamente e financeiramente é o pior campeonato dos últimos 30 anos.

Charles Guerreiro deixou a Tuna no sábado, três, após perder para o Águia por 2 x 1, por não receber vencimentos.

Foi para Santarém e no domingo já estava à beira do gramado dirigindo o São Raimundo, que empatou com o Remo em 1 x 1,e até ontem não havia recebido o que os cartolas mocorongos lhes prometeram.

Fernando Silva dos Santos, 56, graduado em educação física e pós-graduado em saúde do desporto e treinamento desportivo pela UEPA e UNIP, foi efetivado no cargo de treinador tunante porque Fabiano Bastos, presidente tunante, não tem dinheiro prá contratar um profissional da área.

Fernando Silva iniciou carreira em 1988 no Esporte Clube Belém e na década de 90 chegou à Curuzu, trabalhando em 91,92, 94, 96 e 98. Em 95 foi levado pelo Tata a trabalhar no São José dos Campos (SP), em 97 foi para o União São João (SP) trabalhando com Tata, Geninho, Lula Pereira e Basílio.

Em 1999 voltou a Belém e foi para o Baenão, trabalhando com Bonamigo, Spinoza e Cuca; em 2000 foi prá Santa Catarina, trabalhou no Avaí.

Em 2002 voltou à Curuzu; 2003 e 2004 Rio Branco de Americana; 2006 e 2007 dedicou-se à divisão de base do PSC; 2008, Castanhal; 2009/10, Parauapebas; 2011 voltou à base bicolor e agora, 2012, chega à Vila Olímpica.

Ontem fui à Vila e acompanhei o trabalho técnico-tático comandado pelo Silva para os jogadores da Tuna, que pediram ao presidente Fabiano que deixasse o preparador físico acumulando funções. “Zé, não adianta trabalhar em campo e o presidente não fazer a parte dele, pagando os jogadores”, disse Silva.

Fernando Silva, além de professor universitário, é empresário (tem duas academias de preparação física em Belém), e está havia dois meses sem receber vencimentos na Tuna.

Indaguei se ele está preparado prá desempenhar a função de treinador: “Zé, trabalhei com Tata, Givanildo Oliveira, Jair Picerni, Bonamigo, Cuca, Geninho, Basílio, Luís Carlos Martins, Lourenço, Benaze, e os daqui de Belém e com todos aprendi alguma coisa, mas os que mais me inspiram são: Tata é intuitivo e inteligente; Givanildo tem domínio de grupo e é líder.”

Fernando Silva não se descuida:todo ano vai a São Paulo fazer treinamento e se aprimorar na área de treinamento desportivo.
É o que há!

Um comentário:

  1. Com os trezentos e cinquenta mil líquidos que arrecadou ontem mais os cento e vinte mil que a TV paga de cota pela Copa do Brasil, o Independente vai construir um Centro de Treinamento e deixar para trás Remo e Paysandu.

    ResponderExcluir