quinta-feira, 1 de março de 2012

NÃO DÁ MAIS!

Em todos os setores de atividade humana tem que haver talento e alma.

Muitos narradores e comentaristas esportivos dizem que jogador tal “põe a alma na ponta da chuteira”. É a arte de jogar com tesão. Viril.

Num time de futebol, além dessas duas qualidades, tem que ter preparo físico, a técnica dos jogadores e o sistema tático adotado pelo treinador. É ele quem elabora o plano a ser desenvolvido pelos jogadores dentro de campo.]

Há quem diga que técnico de futebol não ganha jogo. Pode até não ganhar, mas que um bom treinador arma uma equipe vencedora isso é verdade.

Nesses 40 anos que tenho de profissão, aprendi fazer leitura de futebol, vendo técnicos armarem equipes vencedoras em Macapá e em Belém. Eu não sou comentarista, mas sim palpiteiro. Sou curioso e como tal perguntador.

Na minha terra conheci Chefe Humberto - teórico treinador de São José e Ypiranga Clube, e no final da década de 70 chegava ao Amapá Aloísio Brasil para treinar o Santana Esporte Clube, então “Canário Milionário”, bancado pela ICOMI (Indústria e Comércio de Minério), e em Belém acompanhei Jouber Meira, Carlinho Silva, Paulo Mendes, César Moraes, Givanildo Oliveira que treinaram Clube do Remo e Paysandu.

Entre esses treinadores e os regionais há muita diferença de didática e até de postura dentro de campo. Nós estamos vivendo esses exemplos atualmente em Belém do Pará: Sinomar Naves passou oito meses no Baenão e não conseguiu engendrar esquema tático ao time do Remo, e Nad, no Paysandu, está muito aquém de ser o treinador que o Paysandu precisa.

Não dá mais! Ontem o Paysandu empatou com um Cametá desfigurado e o Nad não viu o que vi ou vice-versa: eu não tiraria Bartola, que dava trabalho a zaga cametaense. O Paysandu além da falta de talento, não tem disciplina tática. E isso é obrigação do treinador.

Se assim continuar, no brasileiro o Paysandu não terá futuro. E o Remo, pode até não ganhar o campeonato, mas que contratou um bom treinador eu não tenho dúvida.
É o que há!

7 comentários:

  1. Assino embaixo, em relação ao NAD, amigo José Maria Trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor mesmo é trazer um técnico com salário de 50.000 mil endividar o Payssandu e no final não conseguir a classificação para a série C. O futebol sério hoje vive de planejamento, não de palpites, e o nosso futebol está cheio deles, na copa iremos pagar cara por causa dos palpiteiros que pediam Ronaldinho Gaúcho, como iremos pagar caro se trouxermos um desses técnicos caros.

      É até uma paradoxo o que o Zé Maria falou no final. Imaginem o Flávio Campos se perder o campeonato será considerado como boa contratação, em detrimento de todos os outros que são regionais. Ué, se o de fora é melhor, então tem obrigação de vencer!!! Há..... mais eu já sei a desculpa o Remo não tem dinheiro......

      Infelizmente os dirigentes esportivos Brasileiros não sabem porra nenhuma de administração, e quando se trata de comentaristas esportivos, radialistas e afins, pior ainda.

      Excluir
  2. Não é preciso nada de planejamento para ganhar alguma c oisa no futebol. O proprio dono do Blog disse que o time do Cametá é um " pega
    pulso", sem planejamento e etc. e ai ganhou o primeiro turno. Como justificar isto? Esta provado que planejamento no futebol é balela e se vigorasse o S. Paulo ganharia tudo.

    ResponderExcluir
  3. É uma verdadeira vergonha o Paysandu não ganhar do Cametá com 07 desfalques e o time todo de ressaca. Concordo com o José Maria Trindade, o Nad não tem condições técnicas de ser treinador do Paysandu, faz um brilhante trabalho nas divisões de base e para lá deveria voltar.

    ResponderExcluir
  4. O NAD E MAIS UMA INVENÇÃO DO IMBECIL LUIZ OMAR ESSE AZARENTO(LOP)AINDA VAI REIBAXAR O PAYSANDU.

    ResponderExcluir
  5. Estamos sem treinador.
    O Remo contratou um treinador que já apresentou seu cartão de visita. O Leão vai "bamburrar" com renda/dinheiro nesse segundo turno.
    Precisamos abrir os olhos, pois o 2o. turno já começou e está chegando a série C e, pelo andar da carruagem, permaneceremos na C ou seremos rebaixados. Além disso, a torcida continuará longe da Curuzu. É isso que querem?
    E o novo Estatuto?
    E os "cabritos"?

    ResponderExcluir
  6. comparar com bonamigo? já há colegas da imprensa azul comparando-o ao guardiola, é muito cedo para julgar o seu trabalho, lembram-se do comelli ano passado?

    ResponderExcluir