terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DAS GLÓRIAS À SELVA ESCURA


No seu blogue, o Juca Kfouri publicou que o fato mais relevante da década no futebol nortista foi a vitória do PSC sobre o Boca Juniors, da Argentina, em 2003, pela Copa Libertadores da América. E só.

O repórter da Liberal-AM, Agripino Furtado, concordou com o jornalista paulista, posto que a vitória do Papão da Curuzu, dentro do La Bombonera, teve repercussão internacional. É verdade. Até hoje o Paysandu é o único clube do Norte do Brasil a aparecer no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol devido a sua participação na competição continental.

Penso que o fato mais importante da primeira década do século XXI, que iniciou em 2001 e terminará no dia 31 deste mês, foi a conquista do título de Campeão dos Campeões, em 2002, em partida memorável contra o Cruzeiro, no Castelão (Fortaleza),quando o time de Givanildo Oliveira ganhou de 4 x 3, no tempo normal, e nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti venceu por 3 x 0. Foi essa conquista que levou o Paysandu a Libertadores do ano seguinte.

Por outro lado, este blogueiro passatempo pensa que o pior momento para o esporte paraense foi quando a FIFA nos deixou de fora da Copa do Mundo de 2014. Perdemos para Natal e Mato Grosso do Sul. Não perdemos para Manaus. Perdemos, também, para a falta de prestigio dos nossos políticos. Aliás, havia tempo que não temos representantes políticos prestimosos.

Domingo, 26, no BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, programa apresentado pelo blogueiro, o consagradíssimo Guarany Jr, na sua sequência O TAMBOR disse que para ele o melhor momento do futebol paraense, na década, foi a consagração de Paulo Henrique Ganso como o melhor camisa 10 do futebol Brasileiro, e os fatos negativos, a presença do PSC na série C e o Remo sem divisão. É lógico o raciocínio do Guarany.

Os primeiros dez anos da década foram favoráveis e significativos para o Paysandu. Ele é o único clube que deu as maiores glórias para o futebol da Amazônia. Títulos e vitórias que deram ao Papão notoriedade internacional: seis títulos regionais (2001, 2002, 2005, 2006, 2009 e 2010), campeão brasileiro da série B em 2001, campeão da Copa Norte em 2002 e neste mesmo ano Campeão dos Campeões. Em dez anos, nove títulos. Fan-tás-ti-co!

Em 2004, no campeonato brasileiro da primeira divisão, o PSC, em 13 jogos no Mangueirão, levou 302.288 torcedores ao estádio, ficando em segundo lugar no ranking de público com média de 13.143 torcedores, perdendo apenas para o Corintians que teve 13.549 espectadores por partida.

Em 2005 foi rebaixado para a série B; no ano seguinte, 2006, caiu para a C. E desde 2007, o Paysandu vive “A selva escura” Alighieriana sem dela saber sair por obra e graça dos erros e vícios dos ex e atuais dirigentes.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário