FINAL DE TEMPORADA. NEM BEM TERMINA 2010 OS CLUBES COMEÇAM A SE PREPARAR PARA A TEMPORADA /2011, QUE COMEÇARÁ DIA 16 DE JANEIRO COM PSC, CR, ÁGUIA, SÃO RAIMUNDO, CAMETÁ, INDEPENDENTE (TUCURUÍ) E MAIS DOIS QUE SE CLASSIFICARÃO NA ATUAL FASE E QUE PODEM SER CASTANHAL E ANANINDEUA (OU PARAUAPEBAS). SERÃO OITO CLUBES, NA TERCEIRA FASE, EM BUSCA DO TÍTULO.
AS DUAS “LOCOMOTIVAS” – REMO E PSC – CONTRATARAM TREINADORES DE FORA DO ESTADO – COMELLI E SÉRGIO COSME – E MAIS NADA DE NOVIDADE. PELO CONTRARIO: O QUE SE VÊ SÃO AS MESMAS FIGURAS COM DISCURSOS INOVADORES.
LUÍS OMAR CONTINUA A DIRIGI O PAYSANDU DE DENTRO DE UM NÁVIO. NA QUINTA-FEIRA O PRESIDENTE BICOLOR NÃO SE FEZ PRESENTE EM MARITUBA E NEM RECEBEU O TREINADOR SÉRGIO COSME NA CURUZU, POR QUE ESTAVA SINGRANDO O AMAZONAS. É O SEU TRABALHO. MAS O QUE CAUSOU ESPÉCIE É A PRESENÇA DE GENTE DESPREPARADA PARA RECEBER O TREINADOR NO VOVÔ DA CIDADE.
IZOMAR SOUZA E LOURO, COM TODO RESPEITO QUE MERECEM, NÃO TÊM POSTURAS DE DIRIGENTES, E, PORTANTO, NÃO CONSEGUEM A CREDIBILIDADE E OS APLAUSOS DO TORCEDOR BICOLOR QUE ESTÁ ARREDIO. SÃO FRACOS COMO CARTOLAS!ADORAM ESTAR NA MÍDIA.
NO CR, DEPOIS DE UMA TEMPORADA DESASTROSA, OS “CARDEAIS” – IGUAL À TROPA DE ELITE-ASSUMIRAM E DEMONSTRAM DISPOSIÇÃO ADMINISTRATIVA. NÃO TÊM TEMPO A PERDER E BUSCAM REFORÇOS ATRAVÉS DE BRACALI, QUE JÁ ANUNCIOU QUE OS JOGADORES DO SUL E SUDESTE NÃO QUEREM VIR PRÁ BELÉM. GENTE NOVA NÃO VEM A NÃO SER QUE SEJA RABO-DE-CABRA. JOGADOR NOVO TEM EMPRESÁRIO E ESTE QUER VER SEUS PUPILOS EM GRANDES CLUBES. A NÃO SER OS TRINTÕES QUE VÊM PRÁ “ROUBAR”. BASTA!
O BAENÃO NÃO FOI VENDIDO E NÃO SE FALOU MAIS NISSO. QUEM FICOU COM A CARA DE ÉGUA COMO O AMARO KLAUTAU, A JUÍZA IDA SELENE E ALGUNS COLUNISTAS CAMAFEUS A FICHA AINDA NÃO CAIU E O “ANTÔNIO BAENA” CONTINUA NO MESMO LUGAR.
A TLB ESTÁ NO PSM E DAÍ PARA O RENATO CHAVES. É UMA PENA UM CLUBE CENTENÁRIO COM A ESTRUTURA QUE TEM CHEGAR AONDE CHEGOU: NA TABATINGA DO POÇO. A TUNA COMEÇOU A RUIR DESDE O PASSAMENTO DE WALTER ABEL, QUE ERA O CARTOLA QUE OS JOGADORES CONFIAVAM, PORQUE NO DIA APRAZADO ELE PAGAVA OS ATLETAS. ELE NA TLB E O VELHO MIGUEL, NO PSC, QUANDO O JOGO DO BICHO ERA UMA SERRA PELADA.
NA FPF A PRESENÇA DE JOSÉ ÂNGELO, NUMA DAS VICE-PRESIDÊNCIAS, DEU TRANSPARÊNCIA ÀS ARRECADAÇÕES; ACABOU COM A MAMATA DO GUILHERME SALSE (A MAIOR RATAZANA DAS BILHETERIAS DOS NOSSOS ESTÁDIOS), A TAL IVA E O MOTORISTA EDMILSON, QUE LIDAVAM COM OS INGRESSOS DOS JOGOS. O ZÉ COLOCOU O DEDO NO SUSPIRO E ACABOU A FARRA DO UÍSQUE IMPORTADO E AS CHURRASCADAS NA JOÃO PAULO II APÓS OS JOGOS NO BAENÃO OU NA CURUZU. ERA UMA NHANHA! NO MANGUEIRÃO, A QUANDO DOS CLÁSSICOS RE-PA OU CAMPEONATO BRASILEIRO, A MARIA CUZ-CUZ CHEGAVA COM CINCO, SEIS “PORQUINHAS”, E A PROXENETA, DA ENTRADA DO PORTÃO B, TELEFONAVA PARA A “RATAZANA” QUE SAIA DA TESOURARIA DO MANGUEIRÃO PARA AUTORIZAR A ENTRADA DAS MENINAS PELO PORTÃO DESTINADO À IMPRENSA E ÀS AUTORIDADES. NA MAIOR CARA DE PAU. EU CANSEI DE VER ESSA VILANIA. A-CA-BOU!
MAS, ESTE MESMO ZÉ ÂNGELO, AGORA NO FINAL DA TEMPORADA, NUM RASGO DE DESINTELIGÊNCIA – E QUEM NÃO TEM? – DISSE QUE CR E PSC DEVERIAM APLICAR 35% DOS SEUS PATROCÍNIOS COM A FUNTELPA NAS DIVISÕES DE BASE E QUE VAI PROPOR A NÃO SEI QUEM PRÁ FAZER VALER SUA INFELIZ IDEIA. ESQUECE O VICE-PRESIDENTE DA FPF QUE UM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ÉTICA UNIVERSAL É: “NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE VOCÊ NÃO QUER QUE FAÇA COM VOCÊ”. ZÉ, É UMA REGRA DE OURO QUE PENSO QUE VOCÊ SABE.A NINGUÉM É DADO O DIREITO DE DIZER O QUE CR E PSC DEVEM FAZER COM SEUS RENDIMENTOS E VICE-VERSA. OS CLUBES TÊM SEUS CONSELHOS...
O ZÉ ÂNGELO GOSTARIA QUE OS CLUBES FILIADOS À FPF IDEALIZASSEM A PARTILHA DAS COTAS QUE A ENTIDADE RECEBE DOS JOGOS COM AS LIGAS INTERIORANAS QUE ESTÃO COMENDO RATO E TOMANDO ÁGUA DE ESGOTO? ZÉ, PENSA E ME RESPONDI.
ESTAMOS NO LIMIAR DE UM NOVO ANO E NÃO VEJO A TÃO PROPALADA DEMOCRATIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE CR E PSC. NESTE HOUVE RETROCESSO POR MÁ FÉ DE ADVOGADOS QUE DEVERIAM ZELAR PELO ESTATUTO DO CLUBE. ESSES VESTAIS DA DIGNIDADE SÃO CONSELHEIROS DO PAYSANDU. COM RICARDO REZENDE PRESIDENTE DO CONDEL BICOLOR ESPERA-SE QUE HAJA A ATUALIZAÇÃO DA “CARTA” BICOLOR PARA QUE O SÓCIO ESCOLHA OS FUTUROS DIRIGENTES. E O MESMO VALE PARA O CR, QUE AINDA DEPENDE DE UM ESTATUTO CADUCO.
E FINALMENTE, FERREIRINHA, DIRIGENTE DO ÁGUIA DE MARABÁ, HOMEM SIMPLES E ATENCIOSO FOI PRESO, EM MARABÁ, ACUSADO DA PRÁTICA DE CORRUPÇÃO NA SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO-AMBIENTE (SEMA).
O NOSSO DILEMA É A FALTA DE GESTÃO NOS NOSSOS CLUBES. ENQUANTO NÃO HOUVER NOVAS CABEÇAS PENSANTES EU NÃO VEJO FUTURO PARA O NOSSO FUTEBOL. OS NOSSOS DIRIGENTES SÃO HONESTOS (É OBRIGAÇÃO), MAS NÃO SÃO INOVADORES. PENSO QUE O FUTEBOL PARAENSE SÓ TEVE UMA ALEGRIA ESTE ANO: O APARECIMENTO DO ARMADOR PAULO HENRIQUE GANSO PARA O FUTEBOL MUNDIAL. AINDA BEM QUE ELE É PARAENSE.
É O QUE HÁ!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não conheço nenhum torcedor que esteja confiante no futuro de Remo e Paysandu. Ambos seguem claramente a trilha da Tuna. A cada ano empobrecem mais seus elencos e fazem campanhas piores. Ninguém quer mais trabalhar aqui. Jogadores chegam a bater o telefone na cara de dirigentes remistas que tentam contratá-los. Mesmo os atletas locais não vêem mais com bons olhos a idéia de atuar em Remo e Paysandu e preferem ficar atuando pelo interior. Já está arraigada a visão de que o final de Remo e Paysandu é questão de tempo. A federação já prevê o final, por isso o incentivo aos times do interior, para que ocupem o espaço que os grandes deixarão. Os atletas locais igualmente não vêem mais futuro na dupla da capital, tanto que não querem mais vir para cá. A própria imprensa deixa transparecer em seus comentários a falência e o final inexorável de Remo e Paysandu. Mais do que ninguém, o simples torcedor também já antevê a morte dos dois clubes, o que se reflete na descrença geral que vemos em todo mundo. Lamentavelmente, nosso futebol segue o mesmo rumo do maranhense...
ResponderExcluirSobre a idéia do José Ângelo de destinar 35% da verba à base, ele está CERTO! Temos exemplos em inúmeros clubes, inclusive no maior deles, o barcelona, de que o investimento na base é a solução. Mas estranhamente (quase tudo o que ocorre aqui é estranho) Remo e Paysandu, mesmo sabendo que o a base é a solução preferem gastar com atletas de fora, velhos, desmotivados, barqueiros, e que ganham super-salários inteiramente fora de nossa realidade. Agora mesmo temos o Sandro ganhando 50 mil por mês! Com esse dinheiro daria para sustentar um time inteiro de garotos. Além do mais, a verba que sustenta Remo e Paysandu é PÚBLICA e está sendo pessimamente gerida pelos clubes, o que não é novidade. É direito do Estado exigir desses times que gastem o dinheiro de forma correta e decente, e o principal - QUE PRESTEM CONTAS, o que odeiam fazer. Se não quiserem, dão ao governo todo o direito de não renovar o contrato em 2013, no que concordo integralmente. Dinheiro público não é para ser roubado.
ResponderExcluir