terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O CARTOLA RABO-DE-CABRA DO ANO


Nelson Rodrigues, o mais famoso filósofo da alma brasileira, em um dos seus exageros disse que “toda unanimidade é burra”. Tornou-se um axioma que muitos dizem por dizer sem saber o quê da questão: toda unanimidade é burra porque ninguém pensa. Quando alguém para prá pensar em torno de um nome ou questionamento, encontra-se um quê... Daí a filosofia rodriguiana. E penso que ele estava correto.

Nos meios azulinos, a grande maioria dos “cardeais” afirma que o presidente Amaro Klautau foi o pior presidente remista nos últimos dez anos e não sossegam enquanto não fazerem com ele igual os bicolores fizeram com o Tourinho: a defenestração do quadro de sócios do clube porque ele mandou derrubar a marretadas o símbolo do portão do Baenão. Errou o presidente? Errou, mas não ao ponto de merecer tal castigo.

Tourinho levou os documentos contábeis do clube prá sua casa e até hoje não prestou conta perante o CONDEL bicolor; o ex-presidente bicolor colocou membros da sua família dentro do clube prá ganhar dinheiro: o cunhado, o PC, vendia merenda; Marquinho Tourinho, o filho, era o dono da loja que vendia material esportivo do clube e foi o mesmo que saiu com mais de R$ 50 mil da Curuzu (dinheiro do clube) sem segurança prá sua casa e – diz que – foi assaltado na entrada do apartamento (aplica!); a mulher, dona de agência de turismo, vendia passagens aéreas para o clube. Tudo em família. O que o Amaro fez foi café pequeno diante das falcatruas “touriniana”.

Penso que se o Baenão fosse vendido pelo preço real de mercado, conforme avaliação de corretores de primeira grandeza, e o clube ganhasse uma arena moderna – até mesmo no aurá -, ficaria anos à frente do Paysandu, e o Amaro estaria consagrado como o melhor presidente remista de todos os tempos. Deu errado porque Amaro acreditou na Agre/Leal Moreira que queriam comprar por preço vil, e, principalmente, na magistrada Ida Selene. É injusto querer socar na cabeça de Amaro Klautau a carapuça de pior cartola do ano de 2010. Não é. Pelo menos pra este blogueiro passatempo.

Então, quem é o cartola rabo-de-cabra do ano 2010? Pensei, pensei , pensei e cheguei a uma conclusão: a dupla Abelardo Sampaio e José Alencar. Este como pessoa humana é uma docilidade de pessoa, mas errou muito como diretor de futebol do CR ao lado daquele falido empresário, a quem Amaro delegou poderes - e acreditou - nas contratações erradas.

Ontem, à noite, conversei com Amaro pelo telefone e me disse que não vai renunciar como o blogue anunciou: “Vou terminar meu mandato e somente dia 5 passarei a faixa ao Cabeça”.

O presidente remista está na expectativa de receber a “baba” da CBF, pagar todo mundo e entregar o clube sem dívidas contraídas na sua administração. Está certo, Amaro!

ATÉ QUANDO?
Ontem, ouvindo uma rádio AM, quase que desmaio. Pasmem para a preciosidade falada por uma "revelação do rádio": "Os corpos ainda não foram 'indentificado'".
Adonai do Socorro ficou estupefato e chorou...
E os "descobridores de talentos" ouviram, mas estão "anestesiados" pelo "apadrinhamento" incompetente e desmesurado. A rádio não é deles e os donos não estão nem aí para os seus patrimônios. Pobre rádio!
Vou continuar sendo, neste meio, um capitão Matias. Sei que posso pagar caro por denunciar esse tipo de "proficionais" que hoje infestam as redações de algumas emissoras de rádio em Belém.
É o que há!

Um comentário:

  1. Você pipocou. “Premiou” dois peixes pequenos para poupar os grandões. Se Amaro “não merece”, como deixar Luiz Omar de fora? Protagonizou os maiores vexames da história do Paysandu. Perdeu para Icasa e Salgueiro, mentiu quanto à dívida trabalhista do clube, prometeu Givanildo e está trazendo Cosme...

    Se o Tourinho fez o que fez, por que até agora não foi processado pela dupla Ricardo Rezende e Luiz Omar? Segundo eles, são milhões que deveriam ser restituídos ao clube. Ao invés disso, ficam quietos. Se fosse o patrimônio deles, estariam calados, vendo o tempo passar? Será mentira ou a dupla tem telhado de vidro? O silêncio os torna cúmplices.

    Sobre o Amaro, todos sabem que a venda do Baenão só gorou depois de ele ter anunciado que o dinheiro não ficaria com o clube, mas seria administrado pela justiça. A partir daí, houve uma guinada. A venda, que já era dada como certa, “ruim, mas necessária”, segundo todos os cardeais, começou a fazer água, até ser definitivamente sepultada. Agora temos um nebuloso empréstimo junto à CBF que ninguém sabe exatamente como será pago, nem em que será aplicado. Suspeito, como todos os negócios que envolvem a dupla re-pa... Mas você não se preocupa com assuntos internos, nem com prestação de contas...

    Lamentavelmente, são esses assuntos que “não dizem respeito a ninguém” que levaram às dívidas estratosféricas da dupla re-pa e à sua futura extinção.

    ResponderExcluir