quarta-feira, 7 de abril de 2010

FINO NAVEGADOR

Sinceramente, nunca imaginei que eu pudesse ser blogueiro. Procurei fugi deste milagre da comunicação, porque sempre vivi rodeado de livros: para onde vou, levo-os; gosto de livros e me sinto bem sentindo o cheiro deles e com esses amigos tenho aprendido muito.
Faltando alguns meses para completar 60 anos, rendo-me aos conselhos de algumas gostosinhas, meus filhos e amigos que desejam ler, num blog, o que produzo e apresento na minha querida Rádio Liberal AM, nos programas METRÓPOLE EM ALERTA, de segunda a sexta-feira, das 9 às 10h., e na “praga” dominical, O BOLA NA ÁREA, das 12 às 15h. Depois de muito pensar e me preocupar com o fino navegador se vai lhe agradar ou não o que escreverei, eis que o amigo Hamilton Gualberto, o Crítico dos Críticos, advogado e jornalista diplomado, me dá a injeção necessária para que eu possa fazer parte deste Novo Mundo com o BLOG TUDÃO E TUDINHO. O Lucas, filho de um dos mais finos bicolores que eu conheci, Odilon Braga, e sobrinho do Crítico, acabou me convencendo do assentamento deste mosaico de palavras.
Meu fino navegador ou leitor deste blog, constitui para mim uma sensação nova na minha vida, uma graça, imaginar que faço parte deste “Mundão”. Tudo dependerá do meu ato cognitivo. Eu penso, não acho - Quem “acha”, como comentarista, não tem convicção no que diz.
Eu não sei como me apresentar: se como blogueiro ou jornalista ante esta gente fina e exigente, todavia essa tarefa transfiro para vocês que poderão, através dos seus comentários, dizerem o que pensam sobre a invenção deste autor, que pode ser um blogueiro- passatempo ou jornalista –apostolado.
Não serei Stendhal, Sterne, Machado de Assis, Hernest Hemingwei, Graciliano Ramos ou Euclides da Cunha, quem sou eu para tanto, mas procurarei ser livre com as palavras, linear, blog mosaicado (que você pode ler do meio pro fim, do fim pro meio e vice-versa) e as notícias comentadas. Espaço livre, democrático, apartidário (politicamente) e independente. Pode crer! É nosso!
Nesta terra todo mundo é jornalista e radialista, e, a bem da verdade, bem poucos se salvam: os colunistas são mais noticiaristas do que analistas dos fatos (ou por omissão, incompetência ou por serem amigo de todo mundo), os “latinhas” são mais propagandistas do que repórteres esportivos(com raras exceções) quando hoje a tendência é a ampla discussão dos fatos. Quem se arvorou a discutir, em Belém, a verborragia de um tal Orlando Frade, que escreveu não sei aonde, que a torcida do PSC é “Gaycolor”. Quem é Orlando Frade? Pelo que sei tem um passado nebuloso como ex-agente público e talvez no Remo esteja querendo notoriedade. Portanto, pode estar mais para fraude do que para frade.
Não é fácil ser verdadeiro e divulgar a verdade dos fatos. O BLOG TUDÃO E TUDINHO vai procurar trilhar este caminho, mesmo sabendo que há complicações quando se diz a verdade. Não pretendo ser o dono da verdade, nem ser mais sabido do que a sabedoria e nem mais inteligente do que a própria inteligência e nem pretendo estar acima do bem e do mal. Curtam TUDÃO E TUDINHO, e se gostarem, pensem num ser feliz; do contrario, perdoem-me finíssimos navegadores.

José Maria Trindade Pereira

2 comentários:

  1. parabens por ter coragem de colocar no ar um blog q bfale a verdade sem medo!!

    ouço seu programas diariamente e gosto do tipode jornalismo que voçe faz!!
    continue assim
    glailson pinto

    ResponderExcluir
  2. Prezado José MAria Trindade,

    Quero lhe dar os parabéns pelos comentários pertinentes e inteligentes a respeito das eleições 2010 tanto no Paysandú Sport Club quanto no Clube do remo.

    Continue sendo uma espécie de: - "A voz das torcidas
    que clamam no deserto da Federação Paraense de Futebol", e em especial, A VOZ DA NAÇÃO BICOLOR. A VOZ DE MILHÕES DE TORCEDORES APAIXONADOS PELO PAYSANDÚ SPORT CLUB.

    Grande Abraço.

    Saudações Bicolores.

    Luís Aleixo.
    Engº Civil

    ResponderExcluir