quinta-feira, 15 de abril de 2010

OS 4 TIPOS DE TÉCNICOS DE FUTEBOL

já postei meu pensamento sobre jogador, jogador técnico e craque, neste texto pretendo relacionar as qualidades dos técnicos ou treinadores de futebol, depois de muito papo com muitos deles que por aqui passaram e que vi atuando nos campos de futebol de Belém do Pará.
No BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal AM, programa que apresento aos domingos, das 12 às 15h, tenho dito que conheço um ténico de futebol quando ele sabe usar os 15 minutos de interevalo de uma partida que tem prá processar mudanças ou fazer seu time jogar melhor. Portanto, é no vestiário que ele mexe, que muda, que transforma um primeiro tempo medíocre para um segundo de melhor performance.É o que penso!
Fui jogador peladeiro na "Conceição", em Macapá; sou metido a conhecer do metiê; procuro fazer leitura de jogos; converso com ex-jogadores e jogadores atuantes; leio
literatura futebolística, quando vou a campo assistir ao jogo, como torcedor do PSC, me desligo de rádio para que eu não seja influenciado por confrades - quero fazer a minha leitura. portanto, peladeiro quando adolescente, e faz 38 anos que ando nesta praia.
Por assim dizer, cheguei a conclusão que há 4 tipos de técnicos ou treinadores de futebol: OS MOTIVADORES, que sabem de cor e salteado expressões de auto-ajuda; OS RABOS-DE-CABRAS ou MEDÍOCRES, geralmente contratam "amigos" e dividem a "baba" e não sabem aproveitar as qualidades dos jogadores; OS EFICIENTES, que conhecem esquemas táticos e sabem mexer com as "pedras no taboleiro" e têm poder de comando, E OS EXCEPCIONAIS, sabem comandar, são racionais, sabem fazer leitura, armam esquemas prá dá "nó" no adversário, são inventivos e intuitivos e engendram condições para que o jogador jogue tudo o que sabe. Eles sabem aproveitar a qualidade do jogador, têm conhecimentos técnicos e cientificos sobre futebol. Não são empíricos.A grande maioria é estudiosa. É o que há.

Um comentário:

  1. Na narração do técnico rabos-de-cabras,pensei que se estava descrevendo o tecnico do São Raimundo de Santarém o Sr. Flávio Barros, pois é axatamente isso que ele está fazendo com o nosso time que é o orgulho do povo do oeste do Pará. Queria eu como torcedor do Pantera ver o time mostrando mas uma vez o potencial que realmente têm.

    ResponderExcluir