sábado, 15 de maio de 2010

A BOLA

Quando surgiu o futebol no Brasil, no século XIX, a bola tinha uma câmara de ar de bexiga de boi que era revertida de um capotão de couro amarrado externamente. Era pesada e quaando molhada, mais pesada ficava.
Na década de 50 passou a ser uma câmara de ar de borracha, com couro costurada por fora. Continuava pesada, quando molhada, e machucava mais.
Na década de 70: câmara de ar de borracha e o couro passou a ser dividido em tiras de 20 gomos hexagonais e 12 pentagonais.
Com essa geometria, a bola sofreu alteração: durante o jogo ela passou a diminuir de peso e a esferocidade sofria alteração.
No início da década de 90, a alemâ ADIDAS, que sempre foi aliada da FIFA e ajudou muito o brasileiro João Havelange, descobriu o POLIURETANO(material elástico e de espessura constante).A bola ficou mais rápida 10% que as anteriores.
Os historiadores do futebol dizem que a nova bola fez diminuir a média de gols, posto que em 58 a média oscilava entre 3,6 a 5,4% gols. Nos anos 70 caiu para 3 gols.
A bola a ser utilizada na Copa dA África do Sul é chamada de "inteligente", fabricada pela Adida, é de poliuterano, e tem um chip de silício, dotado de tecnologia RFID - Identificação por Rádio Frequência, que permitirá ao árbitro saber a posição exata da bola - servirá para tirar dúvidas com relação a gol.
Essa tecnologia já foi utilizada em competiçõs ds FIFA.
Os jogaadores, como o brasileiro Kaka, afirmam que a nova bola é mais rápida e com a grama baixa facilita o passe ("passing game"), mas o domínio e o drible ficam mais dificeis,contudo o chute a gol tornou-se mais eficiente. Bom para jogadores como Roberto Carlos e o Marlon(CR).
O futebol arte perde com o advento da nova tecnologia - drible3s, passes preciosos e gols bonitos poderemos não ver na Copa de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário