quarta-feira, 22 de junho de 2011

TORCIDA EMPURRA, MAS NÃO ENSINA A JOGAR

Um dia desses indaguei no @tudaoetudinho qual o setor de um time de futebol deve ser mais inteligente.

Vários seguidores responderam que é o meio-campo. Penso que não é, mas respeito à opinião daqueles que não pensam igual a mim.

Cá com meus botões, penso que o setor que deve ser mais inteligente de um elenco futebolístico é a zaga. É ela que joga de frente. É ela que está visualizando as jogadas e ela que tem a obrigação de orientar os companheiros. É por isso que a grande maioria dos treinadores tem como capitão do time um zagueiro.

O meio-campo tem que ter um jogador criativo. Tem que pensar rápido. Tem que antever o lance e saber onde está o atacante. É isso que o Gian faz e principalmente quando joga sem marcação como jogou domingo, 19.

Assistindo ao jogo Independente 2 x 2 PSC, pela TV, senti saudade do zagueiro Ari porque Diguinho é ruim que dói; Zeziel não foi lateral e nem ala durante os 90m e vi o Gaúcho entrando no vácuo e haja Alexandre Carioca, que foi mais zagueiro do que volante, se virar igual charuto em boca de bêbado.

Se a zaga não teve rasgo de inteligência, o meio-campo pior: não fez um lançamento, não criou nada, e o Gian, com peso dos seus 36 anos, jogou sem marcação e se deu ao luxo de pedir prá sair. “O Paysandu laçou o boi” no dizer do experiente repórter Agripino Furtado. E laçou mesmo.

Sem cinco titulares o Independente colocou o Paysandu na roda, mas não soube tirar proveito da fragilidade técnica e física do time do Papão. Vem prá Belém com time inteiro!E o Galo não joga retrancado. Pelo menos sempre foi assim,a não ser que dmingo mude. Penso que não.

O que não consigo entender como é que o técnico do Paysandu escala três volantes e não manda nenhum pegar o velho Gian, que é o cabeça pensante da equipe.

Enquanto no Galo tem Gian que pensa e que arma os contra-ataques, no time do Paysandu Roberto Fernandes não pode prescindir- no jogo de domingo - de Wânderson e do velho Sandro Goiano para o segundo tempo. Este não tem pique, mas pensa e pode num rasgo cognitivo colocar de cara um dos atacantes bicolores.

Prá este blogueiro apostolado o jogo de domingo passado serviu prá mostrar que o técnico do Paysandu não pensa em Wânderson, em Zé Augusto e Sandro Goiano para a campanha da série C. Está correto. Hoje no futebol mundial nenhum treinador quer no seu time jogadores com idade superior a 30 anos. Não tem futuro pra jogar em temperatura amena, imagine prá jogar sob sol “bochechudo”.

Se ele não pensa nesses jogadores para o futuro é uma coisa. A outra é ser tricampeão paraense, mas com o meio-campo que jogou contra o Independente pira paz... Ele terá que contar com o bafejo da sorte. E às vezes o cavalo não passa selado duas vezes pelo mesmo local.

Wânderson e o garoto Welington não podem ficar de fora do time e o velho Sandro Goiano, nem que seja para o segundo tempo. Se estiver bem.

Estão dizendo nos bastidores que Lecheva acabou com o Charles Guerreiro, com Sérgio Cosme e começa a dá palpite errado ao Roberto Fernandes. E eu penso: será que esses treinadores não sabem fazer leitura de futebol?

Qual foi a leitura que os auxiliares fizeram do jogo do Independente contra o Cametá?

É hora de o presidente Luís Omar chegar junto do treinador e cobrar um time mais audacioso, mesmo sabendo das limitações do atual elenco bicolor.

A torcida bicolor irá ao Mangueirão e apoiará, empurrará o time do Papão à conquista do tricampeonato, mas não dará aplicabilidade técnica e tática ao time.
É o que há!

Um comentário:

  1. "É hora do presidente LOP cobrar do treinador um futebol mais ofensivo" égua! é este tipo de planejamento que você tem em mente Jose Maria, quando você contrata um empregado você tem que conhecer seu perfil, pois é isto que acontece no mundo business, ele deveria ter visto isto antes e não ficar se metendo no trabalho dos outros, além do que o seu próprio trabalho de presidente é muito mal desempenhado. São estas coisas que eu não entendo da imprensa paraense, eu heim!!!!. Eu queria saber se você sofre influência de seus patrões quando escreve ou fala algo ???

    ResponderExcluir