terça-feira, 18 de janeiro de 2011

QUEM É BOM NÃO TEM O QUE TEMER

Guilherme Guerreiro e sua turma estão chiando porque a TV Cultura transmitirá os jogos do campeonato paraense de 20011 para a capital. De duas uma: ou perde dinheiro com seus patrocínios ou pensa que a sua emissora, a Rádio Clube, decai na audiência.

Penso que a TV não tira audiência do rádio esportivo porque este é imbatível em criação, alegria e emoção, principalmente quando se têm “feras” da narração esportiva do quilate de um Cláudio Guimarães, Ronaldo Porto, Toninho Silva, Jorge Luís, Gaia (o mais tesudo gogó) e Jorge Dias, tendo ao lado comentaristas do naipe de Hamilton Gualberto, Carlos Castilho, Ivo Amaral e o professor Cláudio (que é a revelação do rádio) e as reportagens de um José Lessa, um Chico Chagas, um Paulo Baia, um Agripino Furtado, um Waldo Souza (que está fora do rádio esportivo e faz falta), um Abner Luís. Este rádio é im-ba-tí-vel!

Eu vejo o jogo na TV (sem áudio) quando estou em casa, ouvindo os narradores, comentaristas e repórteres que me dão prazer, e quando vou a campo sou igual a milhares de torcedores que estão assistindo ao jogo, mas em um dos ouvidos está colado o radinho.

Sem intuição, o torcedor-ouvinte faz isso porque ele, às vezes, não acredita no que está vendo e quando vê quer ter a confirmação do seu narrador, comentarista ou repórter preferidos.

O doutor e filósofo da igreja católica, Santo Agostinho, dizia que “é falso o que vemos porque jamais conheceremos tudo que constitui o todo”. É verdade. Às vezes pensamos que vimos e não vimos.

Agora, que a petezada escafedeu-se do poder na FUNTELPA (era só apadrinhamento), espero que a nova direção da estatal convide profissionais para comentar e reportar os jogos do Parazão deste ano, deixando de lado “proficionais” do tipo daqueles que ano passado diziam na minha cara “menas verdade”. Basta de “Zé do boi”!

O professor Cláudio está confirmado como um dos comentaristas da TV e estará segunda-feira comentando Remo e São Raimundo.

Na Rádio Cultura chega Edson Matoso. É cerebral e proficiente.
É o quehá!

Um comentário:

  1. A julgar pelo terror que a Rádio Clube demonstra ter pelas transmissões para a capital, a audiência deles deve ter caído horrores. Consequentemente, cai também o interesse pelos patrocínios, assim como o valor dos mesmos. Quem acompanha a emissora sabe: toda vez que entrevistam alguém ligado ao governo, eles perguntam se as transmissões para a capital vão continuar, ficam enchendo o saco do coitado, muito mais pressionando o infeliz a acabar com a transmissão do que o entrevistando... E o pior é que se escondem atrás dos clubes! Dizem que eles estão sendo “prejudicados” com a exibição. Ora, os clubes perderam público, mas a Funtelpa repassa a eles UM MILHÃO, o que compensa com folga seus prejuízos. “Fumada” mesmo ficou a Rádio Clube, que vê sua audiência minguar e não teve a mesma compensação financeira. Será uma eterna “defensora” de Remo e Paysandu, mas que na verdade age em defesa dos próprios interesses, tentando recuperar a audiência perdida.

    ResponderExcluir