quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ÊXTASE!


“O tempo é tão cruel que acaba com o mais belo dos sentimentos, o amor”. Penso ser verdadeiro o axioma que está no extraordinário romance ficcional de Marcel Proust “No Caminho de Swann”, monumento literário que li e tenho em minha humilde estante.

Ontem, à noite, no Mangueirão, de onde apresentei uma hora de O PROGRAMA DO TUDÃO, vivi gloriosamente mais um belo momento que o futebol tem me oferecido ao longo dos 39 anos que tenho caminhado por essa praia.

A gente vai ficando velho (vou fazer 61 dia 7), vai ficando mais seletivo, macambúzio e sensível às coisas belas e às não belas da vida. Por exemplo: paro prá observar a estética, o gesto de uma pessoa com transtornos mentais.

Num(a) doido(a) caminhando pela rua vejo humildade, bondade; no seu gesto vejo uma criança; a pessoa com esse tipo de doença não tem maldade, não tem usura, não se preocupa com que vai comer ou que Remo e Paysandu estão comendo rato e tomando água de esgoto. E vou mais além: paro prá ver um doido nu e presepeiro, o que faz careta. Vejo inocência, pureza nestes irmãos, que infelizmente o poder público os trata como um traste.

Adolescentes na rua, pedindo e cheirando cola e uma pessoa doida mexem com a minha alma e seu eu tivesse dinheiro criaria uma fundação para tirá-los da rua. Eu sou um eterno sonhador. “Sonha meu filho, sonha, que sonhar não faz mal!” Dizia a Tia Maria lá em Macapá quando eu dizia que queria ser jornalista. Na mais tenra idade me via padre.

O coral de 43 mil pessoas à noite de ontem no Mangueirão, entoando o Hino Nacional Brasileiro, antes do jogo Brasil e Argentina, me deixou em estado de êxtase e é pra ser exigido (com provas) pelo governo do Estado o registro no “Guinness Book” (Guinness World Records). Contemplei aquele mar de gente e fiquei com a voz embargada. E pensando: Tu não mereces o futebol que o Pará tem.

O governo do Estado foi aplicadíssimo na organização do evento. E Neymar e companhia desencantaram e salvaram a pele do Mano Menezes.
É o que há!

Um comentário:

  1. A esta hora o pessoal que dirigia o Estado por ocasião do sorteio dos locais das sedes dos jogos da Copa do MUndo se penitenciar do mal que fizeram ao nosso Estado em não se empenharem para que fossemos escolhidos.

    ResponderExcluir