terça-feira, 1 de novembro de 2011

ANDRADE: "DEIXA A VIDA ME LEVAR"


A grande maioria dos treinadores de futebol no Brasil são do tipo “espetáculo” à beira do gramado: gritam, gesticulam, pulam, vibram, rogam a Deus com às mãos postas para o alto, principalmente quando sabem que tem uma câmera de TV por perto. São os treinadores presepeiros.

Há treinadores que gesticulam, que gritam, que vibram com os jogadores, que gritam pornofonias e que são reconhecidamente excelentes profissionais.

E há treinadores discretos, que falam mansamente, que não gritam e nem gesticulam. São totalmente o oposto da grande maioria dos treinadores deste país.

Por aqui por Belém já passaram(e continuam passando) por Remo e Paysandu os dois estilos: os espalhafatosos à beira do gramado e os "mineirinhos"

Prefiro falar dos que não se ouve um “aí”, quanto mais um berro á beira do gramado: Jouber Meira, Carlinho Silva, Vitor Jaime (macapaense que dirigi o Parauapebas) e agora o Andrade, no Paysandu.Dizem que esses treinadores não vibram, naõ entram no clima do jogo...

Venho acompanhando o treinador do Paysandu desde que pisou no aeroporto de Belém. É solícito, educado, civilizado, atencioso. É discretíssimo.

Andrade, no vestiário, conversa com seus jogadores; procura saber se há problemas, mas tudo ao pé de ouvido.

Quando entra em campo, para comandar treino, primeiro reúne o time principal e diz o que deseja e fica a margem do gramado, e o auxiliar, Julio Camargo, é quem vai orientar o treino.

Andrade é referência pelo nome que fez como jogador de futebol do Flamengo: ontem em São Miguel do Guamá foi cercado pelo torcedor e a todos deu atenção.

No atual momento do futebol brasileiro poucos treinadores são do tipo “deixa a vida me levar”: Cristovão Borges (treinador interino do Vasco da Gama, auxiliar de Ricardo Gomes, que em agosto sofreu um acidente vascular encefálico-AVE), Otacílio Gonçalves e Andrade.

Sábado passado fui ao Mangueirão e assistir ao treino do Papão; vi o treinador Andrade conversar em separado com o elenco titular e comandar o treino da beira do gramado; Julio Camargo, dentro do gramado, orientou a rapaziada bicolor.

Totalmente diferente de Edson Gaúcho. Se vai dá certo só o tempo dirá.
É o que há!

3 comentários:

  1. Penso que a maioria dos que não falam, é porque não sabem o que falar, logo, se é pra falar besteira, melhor ficar calado, como o Andrade, por exemplo. Agora, colocar Vítor jaime e Andrade no meio de um Jouber Meira e um Carlinhos, te dizer...

    ResponderExcluir
  2. Funcionário bom é o que dá resultados, seja ele rabugento, truculento, briguento e outros "entos", e eles existem em todas as empresas, e por que existem? porque dão resultados!

    Sinceramente não vejo nada de muito positivo na vinda do Andrade, se o Paysandu vier a obter o acesso será por um combinação de vários resultados do qual a vinda do Andrade não é o decisivo. O título do Flamengo é mais crédito dos jogadores do que do próprio Andrade e a prova foi que depois disso ele não teve nenhum outro grande feito. Teria sido mais barato ele colocar o Lecheva pra assumir o time, menos mau que ele está se dando bem com os jogadores. Alias se ele tinha Grana pra trazer o Andrade ( ou alguém aqui acredita que ele veio a Belém sem ter nenhum adiantamento?) por que não tinha grana pra pagar salários atrasados?

    ResponderExcluir
  3. EU TODO DIA AGRADEÇO A DEUS DE NÃO TER DEPENDIDO DE LADRÃO, ASSASSINO PARA MATAR MINHA FOME TUDO QUE CONSEGUI FOI COM ESFORÇO PRÓPRIO E AS BENÇÃOS DE DEUS AO CONTRÁRIO DO REPORTE ZÉ MARIA QUE TÊM UM PENSAMENTO INDIVIDUALISTA,POIS SE DEU BEM NA VIDA BANCADO POR ESSES ASSASSINOS, CORRUPTOS QUE SÃO OS REIS DELE QUE PREJUDICAM UM ESTADO TODO, POPULAÇÕES INTEIRAS, MAS ELE FOI AJUDADO O QUE IMPORTA É O QUE FIZERAM COM ELE O POVO, QUE ESSES REIS (MAIORANAS E ETC) PREJUDICARAM, QUE SE DANE. PENSAMENTO EGOISTA, INDIVIDUALISTA QUE SÓ PENSA EM SE DAR BEM NA VIDA E O RESTO (SOCIEDADE EM GERAL)QUE SE DANHE!! LAMENTÁVEL MAS FAZER O QUÊ?? TÊM RABO PRESO SIM E, PORTANTO, NÃO TÊM CREDIBILIDADE MEUS AMIGOS SÓ OS INCAUTOS, APEDEUTAS QUE NÃO PERCEBEM!!

    ResponderExcluir