sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESSA ESTRELA ILUMINOU E PAVIMENTOU O CAMINHO DE 11 FILHOS



Sem nunca ter sentado num banco escolar (estudou apenas prá assinar nome e lê a Bíblia), tinha – e tem – uma obsessão pela educação dos 11 filhos. Hoje todos estão encaminhados e aos 82 anos curte a vida com a digna pensão que o meu pai deixou prá ela. Era pedreiro de mão cheia e funcionário do extinto Território Federal do Amapá.
Quando passou a Estado, ele (esperto) preferiu ficar na União e ao se aposentar correu para o abraço.

Eu tenho orgulho dos meus pais, principalmente dela, porque me ensinou a ser grato, a ter compaixão; ele, turrão, me dizia o que é ser Homem:” Homem é Homem; Mulher é Mulher”. Ensinou-me a ter palavra. Até errado- dizia-me- é preciso ter dignidade prá dizer que errou. E ponto final!

Hoje, 29, ela faz 82 anos, e desde 1969 que eu a abandonei, mas ela nunca me abandonou.

Um dia ela me disse: “Vai meu filho, que este mundão é todo teu e se fores um bom aluno ele será uma boa escola”. E eu ganhei estrada e imensidão, mas sempre focado no que ela me disse, e quando precisava de uma “babinha” telefonava de um “orelhão” e prontamente me mandava dinheiro prá pagar “república”. Quando recebia o dinheiro era uma glória!

A segunda geração dessa velhinha tem engenheiro, jornalista, médico, fisioterapeuta, enfim, todos encaminhados e ela tesudinha faz questão de ser a paraninfa. É uma bênção na vida dos filhos e dos netos. A casa dela, na Acelino de Leão, 350, Trem, é um “Big Brother”.

Tia, sabes que depois de grande fiquei avesso à igreja, mas um dia desses o “Tudinho” – teu neto – convidou-me prá ir à igreja ,onde ele e mãe se congregam, e fui; quando lá cheguei sentei e num dado momento o pastor Pereira anunciou um coral de jovens que afinadíssimo entoou uma música que me fez viajar,lembrando de ti:

“A luz do teu rosto resplandece sobre mim/A tua graça como um rio transbordou/Fui atraído pelo teu imenso amor/Enches meu coração de alegria/Tua presença é real dentro de mim/Tua palavra ilumina o meu caminho/Sou guiado pelo teu espírito...”
Tia Maria, sou um homem bafejado pela sorte por ter sido gerado, criado e educado por ti. Ô glória!
Alvíssaras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário