terça-feira, 5 de abril de 2011

UMA VELA PRÁ DEUS OUTRA PARA O DIABO


No jogo do Paysandu contra o Bahia (0 x 0), pela Copa do Brasil, no Mangueirão, 30/03, o atacante Mendes deu um tapa de leve na face direita do zagueiro Tite, do time baiano.

Foi expulso de campo, prejudicando o bicampeão paraense.

Na partida contra o Castanhal, o atacante Mendes, que é o único no futebol paraense macrodimensional, ao fazer o gol de empate do Paysandu levantou a camisa e mostrou outra branca que vestia e no peitoral estava estampada a frase bíblica: “Deus é fiel."

A expressão encontra-se em alguns livros da Bíblia sagrada, como por exemplo, em 1º Coríntios, 1:9: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu filho Jesus Cristo nosso Senhor”.

Penso que a atitude de Mendes em mostrar sua crença em Deus, no jogo contra o Castanhal, está literalmente forjada no exemplo do apóstolo Paulo aos Coríntios no capítulo 10, versículo 13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrario, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."

Não sou teólogo. Não sou religioso. Pelo contrario, tenho restrições a denominações religiosas, porque muitos vivem (principalmente os líderes) nababescamente, enquanto que a plebe rude entrega parte do que ganha com suor do próprio rosto nos pés desses camelôs da fé. E onde está Deus que não castiga esses espertalhões? É uma das minhas inquietações.

Ultimamente, tenho visto que nomes consagradíssimos do mundo da bola são Atletas de Cristo e pregam suas crenças nas comemorações. Tudo bem. O Brasil é um Estado laico e eu e cada um ser temos o direito ao livre arbítrio, contudo, com responsabilidade e respeito às diferenças. Imagine um ateu ou agnóstico estampando nos campos de futebol: "Eu não acredito em Deus!"

Daí me questionar com relação a certas atitudes dos chamados Atletas de Cristo, que fora das quatro linhas pregam a paz, o respeito e a humilde, mas quando a bola rola acendem vela prá Deus e para o diabo; e um desses era o lateral Jorginho, da seleção brasileira de 94, Atleta de Cristo, mas em campo dava até na mãe. Lembram dele?

Um dia, após um jogo, um repórter ousado indagou do Jorginho o seguinte:

- Você é tão crente a Deus que vive pregando sua fé para os seus colegas, mas em campo dá pancada nos adversários?

Jorginho: - Está escrito na Bíblia: “É melhor dá do que receber."

Então: ”Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina...”

O vencedor faz o que deve fazer para que seja vencedor em tudo que faz. “Faz a tua parte que eu te ajudarei”. E por assim dizer,não importa os meios.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário