sexta-feira, 22 de abril de 2011

MANOBRAS ENGANOSAS

O presidente do Paysandu, Luís Omar Pinheiro, é um homem que diz o que pensa; ele não pensa prá falar. Quando cutucado ele fala. É hoje no futebol paraense o cartola que falando é audiência, calado audiência é. “O silêncio de Omar incomoda a imprensa esportiva.” Postei no dia 15 de abril neste blogue.

Penso que não é birra, não, do presidente alvi-celeste em não querer falar à imprensa. É não ter o que explicar diante do inexplicável.

Tem radialista cutucando Omar com vara curta, principalmente alguns profissionais da equipe de esporte comandada pelo Guilherme Guerreiro.

Guerreiro é um ser de fina plumagem, educado, hoje a maior “locomotiva” da imprensa esportiva paraense, profissional de rádio sistemático e meticuloso porque tem visibilidade administrativa, faz caridade prá muita gente do rádio, é do tipo “muçum ensaboado”, não critica ninguém, é o seu estilo, mas usa gente da sua equipe prá criticar, como aconteceu com o Rui Guimarães, que o presidente bicolor acabou por “aposentá-lo” no ar. Foi um “cruzado” de direita no queixo.

Agora, como o presidente bicolor não está falando à imprensa, e, a pedido dos jogadores, determinou um atleta por dia para falar aos setoristas, Guilherme Guerreiro e equipe usaram o Dr. César Neves e o advogado Clodomir Araújo prá criticar a administração bicolor. “Entraram de gaiato no navio... Entraram...” Prá não dizer o nome de uma fruta. Tourinho mandava e desmandava; Cesar Neves não era nada na administração predadora de Tourinho e nunca foi chamado a compartilhar de venda ou empréstimo de jogadores do Paysandu.

Uma pergunta é pertinente: por que Guerreiro e equipe nunca ousaram a criticar o Artur Tourinho, que foi expulso do clube por falcatruas administrativas e financeiras e até hoje não recorreu à justiça como prometera? É simples de responder: É porque Tourinho é aliado de Jader Barbalho. Penso que Guerreiro e equipe estão corretos, posto que não cuspirão no prato que comem. Todavia –alguns - quando pensarem em criticar A ou B têm que se mirar no retrovisor do tempo... Alguns confrades devem fazer minudente reflexão sobre o passado político e como dirigentes da ACLEP – Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará.

Por criticar o prefeito de Ananindeua em seu programa na TV RECORD, o consagrado Waldo Souza foi mandado embora da Rádio Clube do Pará. As aberturas das jornadas esportivas da emissora nunca mais foram às mesmas: ele é o mais aplicado mestre-de-cerimônias do rádio esportivo paraense. O Waldo errou em tentar acender vela prá Deus e para lúcifer.

No sitio do clube (Palavra do presidente) sobrou para César Neves, porque foi vice de Artur Tourinho, respingos no advogado Clodomir e indelicadeza para com os repórteres setoristas que cobrem o dia a dia do clube: “... a falta de bom senso dos repórteres setoristas, que praticamente querem fazer da Curuzu as suas casas, as suas salas de estar.” Foi ingrato o presidente ao se referir aos três profissionais que divulgam o clube dia e noite e só divulgam as boas; as ruins encobrem não por má-fé, mas receosos de ficaram sem ambiente no clube. Fui setoristas e sei o que é viver o dia a dia de CR e PSC.

O Françoá (assim mesmo aportuguesada) quis me dá bordoada uma vez, no Baenão, porque divulguei que o Roberto Gato (meia que veio de Macapá) metia a bola entre as pernas do Vitor Hugo, nos treinos, e no banheiro este dava cascudo no garoto. Outra: Este mesmo Françoá sacou de um revolver prá ameaçar Marcelino (que também veio de Macapá) no estacionamento da concentração. Eu era repórter da Guajará, 1980.

À tarde,Quando cheguei ao Baenão, o negão partiu prá cima de mim. E eu, com 29 anos de idade, saquei de um “corneta” que escutava conversa na bolsa. Foi um pega prá capar dos diabos. O “seu” Meireles está vivo, na Curuzu... Hoje, eu e o Françoá gozamos de bom relacionamento. Fomos vizinhos e ele me ensinou pronuncias de algumas palavras da língua de Tio San.

O presidente bicolor, Luís Omar, tem erros? Tem! Por que da assinatura de contrato com a BIG BEM se já havia assinado com a Yamada? Quanto ele tem em dinheiro dentro do clube, que, segundo o Maurício Maciel, beira R$ 1 milhão? E se for verdade, cadê os documentos? É mal assessorado? É! Por que Rui Sales, Raul Aguilera, Roger Aguilera, Felipe Fernandes, Sérgio Chermont e Ricardo Rezende abandonaram a Curuzu?

Não sei quem disse: “Numa boa amizade não há desobrigado. E uma boa amizade que não resiste a uma tempestade não é uma grande amizade”. O presidente precisa dizer por que não quer esse pessoal do seu lado e prefere ficar com Fred, com Izomar Souza e outras pessoas, aparentemente, inodoras. O Rezende perguntou na lata do tal Fred se ele é diretor ou empresário. É uma incógnita.

Ás vezes prevalece à perspicácia, a astúcia, a sutiliza, a capa de bom moço de gente da imprensa, que usa terceiros, prá conseguir seus objetivos. Pessoas dissimuladas que preferem manobras enganosas a encarar o submundo sujo do futebol paraense.

Espero que o presidente não me aposente; e partindo de quem quer que seja às críticas este blogue está disposto ao bom combate, divulando pluralidades de pensamentos.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário