sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A VERDADE

Acabou o meu “casamento” com a Rádio Liberal-AM, mas não acabou o respeito e a gratidão que tenho pelos irmãos Rominho e Ronaldo Maiorana. É sentimento que rogo todo santo dia ao meu Deus - que é rico, poderoso e festeiro - que não me deixe faltar às pessoas que me estenderam às mãos um dia. Todo ingrato é mau-caráter. É o que penso.

Em agosto de 2009, no auditório da TV Liberal, quando foi anunciada a parceria LIBERAL-GLOBO eu me pronunciei contrario a programação. Naquela ocasião firmei perante diretores e colegas que não via futuro em programação “enlatada” no rádio porque a nossa cultura não tem nada a ver com à carioca ou paulista. Fui contraditado pelo representante da Rádio Globo do Rio de Janeiro.

Não demorou seis meses, sai Globo, entra CBN com padrão paulista. E o BOLA NA ÁREA deixa de ser apresentado aos domingos e passa para o sábado, 10h. Aí ficou difícil para mim porque eu teria que apresentar programas de forma sisuda. Não é a minha. Comuniquei o fato ao diretor Alexi do Carmo, que dividiu a programação do BOLA NA ÁREA em 4h: duas aos sábados, das 10 às 12h, e aos domingos das 19 às 21h. Tudo bem.

Transgredi todas as normas e disse ao Alexi que não obedeceria a padrão CBN por entender que era uma forma de me “estuprar” profissionalmente. Alexi do Carmo fez que entendeu, mas não apoio a minha decisão de apresentar o BOLA NA ÁREA de forma popular. Todas as vinhetas do programa foram “deletadas” do computador.

Fui convocado para reunião quarta-feira na sala da chefa do departamento de jornalismo da Radio, Vilma reis.

Vilma fala que o departamento de esportes está preso a Remo e Paysandu e que matérias sobre basquetebol e outros esportes deveriam ser produzidas, e olha para mim e diz “o que você acha Zé?”

“Com que material humano?”, Respondi, indagando.

Vilma fala sobre a participação dos repórteres na programação da emissora. Citei o exemplo da quarta-feira passada quando fui ao Mangueirão para a coletiva do governador e que não coloquei no ar a matéria porque a rádio estava na rede.

Outros colegas falam sobre o assunto. Em dado momento a chefa Vilma ressalta a interação que está havendo entre Radio e portal ORM. Aconteceu o fato, a rádio toma conhecimento, passa para o portal e vice-versa. E volta a me cutucar.

“Vilma, estas puxando minha língua: é salutar saber que está havendo essa interação, porque as grandes emissoras - Rádio, jornal e TV - trabalham se comunicando, e onde está a TV, estão rádio e jornal, mas aqui é diferente: na TV estão os artistas, no jornal, os intelectuais, e na rádio, a plebe”.

Este comentário foi à gota d’água!

Entendo que como jornalista (que é uma função pública), tenho o dever de comunicar meu desligamento das ORM, mas rogo aos blogonautas que respeitem meu ponto de vista: não permitirei comentários , porque sou grato aos irmãos Rominho e Ronaldo Maiorana. Se tiver alguém errado, sou eu, porque a Rádio Liberal não é minha propriedade.

Do rádio, darei um tempo, mas aqui obediengte ao meu estilo sem "engessamentos".
É o que há!

4 comentários:

  1. Zeca, com certeza essas mudanças da rádio Liberal AM foram para pior. Os ouvintes eram fiéis e estavam habituados a uma programação local, e de uma hora para outra tudo mudou, passando a ser rodados programas sem nenhuma identidade regional. É lamentável, pois todos os dias vinha para o trabalho te ouvindo. Mas pelo menos, neste blog, posso ler aqueles pensamentos do rádio. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Zé parabéns pela vossa atitude do inicio aí fim, digna de homens de personalidade forte e caráter elevado.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!
    Parabéns por dizer "na lata" destes "diretores" INCOMPETENTES, que estava tudo errado nesse novo formato da Liberal AM. Infelizmente só os donos da rádio é que ainda não perceberam isso.
    Quem deveria sair eram estas figurinhas BURRAS, que acham que rádio am é produto formatado e "enlatado". Tanto não é que, a Liberal mudou pro padrão Globo e depois CBN, e sua audiência caiu assustadoramente, enquanto a concorrente (Rádio Clube), cresce cada vez mais, exatamente por manter um formato voltado TOTALMENTE para o gosto local, bem paraense mesmo.
    Hoje, se você pegar toda a programação da Liberal AM, verá que mais de 80% é programação "de fora", enquanto na Clube, creio que seja 100% local... e isto fez uma diferença absurda junto ao público.
    Prova maior de que está tudo errado com esta programação e, consequentemente, com a forma como é dirigida a rádio é que mais uma vez irá mudar o horário e o formato do programa esportivo. Prova inconteste de que eles (Alexis, Vilma, "monstrinho" e demais "diretores) fazem laboratório com aquela que um dia já foi a muito respeitada e bem conceituada Rádio Liberal AM.
    Da minha parte, a rádio acaba de perder mais um ouvinte. Não terá mais graça alguma já que as poucas cabeças pensantes e com pensamento independente estão saindo (Hamilton Gualberto e José Maria Trindade). Do que me interessa ficar escutando um monte de "abobrinhas" e "abraços', enquanto fatos verdadeiramente relevantes estão aí, na cara de todos, esperando apenas um corajoso pra divulgá-las?

    P.S. O mais incrível é que estava me preparando pra te enviar um e-mail comentando mais esta mudança de horário do programa de esporte e, mais uma vez, criticar as burradas desses diretores, quando antes entrei no teu blog e dei de cara com esta notícia.

    Força, que logo logo surge uma proposta outra rádio pra que tu voltes a apresentar teu programa no formato que sempre foi e, por isso, fez tanto sucesso.


    Álvaro Grego Junior
    Ananindeua - Pará
    algregojr@yahoo.com.br

    obs: como eu gostaria muito que estas críticas caíssem nas mãos do "diretores" e dos donos da Rádio Liberal.

    ResponderExcluir
  4. Zeca, me vem na mente a frase do "Mosaico de Ravena : "Não queremos nossos jacarés Tropeçando em vocês". Modernidade sim, mas com responsabilidade, respeitando as diferenças regionais. Esta imposição da cultura sulista coloca em cheque a nossa identidade. Todos sabemos o que move o povo Paraense: REMO E PAYSANDU(fofocas, bastidores,expectativas alegrias tristezas)isto sim é a nossa cultura tupiniquim,o nosso jeito RE-PA de ser na "domingueira paraense". Esta miopia jornalística que está sendo empurrada goela a baixo me faz lembrar também o trecho do Legião Urbana: nos empurraram como enlatados dos U.S.A de 9 às 6.
    Parabéns pela coragem e personalidade. Fui seu Crítico sem tu saberes, e não me surpreendo com a sua atitude em defender o nosso povo, melhor dizendo seu público ouvinte, apesar de saber que você tem origem Amapaense.Consegui participar uma única vez de seu concorrido programa, opinando sobre o nosso querido paysandu a cerca de 4 anos atrás, poxa foi difícil.
    continue sendo o que você é, não deixando corromper o seu caráter!

    JOÃO ALBERTO CUNHA
    jabc@correios.net.br

    ResponderExcluir