terça-feira, 4 de outubro de 2011

QUE FELICIDADE!


No dia 7 de abril de 2010 nascia com ideia de passatempo.

Depois de um ano passa a ser apostolado.

E passados 365 e um pouco mais “Tudaoetudinho” atingi o pico das 400 visitas diárias. Ô glória! Estou igual àquelas pombinhas quando acabam de comer: tufadas!

Algumas pessoas (umas amigas e outras nem tanto) me davam corda prá lançar um blogue e eu sempre relutava porque pensava que com um blogue eu “secaria” o BOLA NA ÁREA, da Rádio Liberal-AM, programa que apresentei por mais de 15 anos. Puro engano de minha parte: pelo contrario, um chamava o outro e, consequentemente, é mais uma “babinha” que entra - honestamente - no meu bolso. Tudaoetudinho é muito bem pago pelo grupo BIG BEM (Raul Aguilera).

Neste espaço eu não tenho patrão, ninguém me engessa ou se arvora a dizer o quê devo ou não publicar. É um espaço independente, pluralista, apartidário(com responsabilidade), decerto que preciso expandir tecnologicamente o blogue, abrindo mais espaço para os comentários dos blogonautas e por isso estou correndo atrás de um web - designe para torná-lo mais ágil e interativo.

Como repórter, francamente, eu sempre tive em mente que o verdadeiro jornalista nasceu prá incomodar. Prá inquirir o que ninguém tem coragem de perguntar( e quando isso não acontece é porque o jornalista tem rabo preso), ou quando incomoda e ninguém ousa a questioná-lo tem algo errado. É ou não é verdade?

Tive a felicidade de conviver com dois homens (um religioso e outro poeta e jornalista de mão cheia) que eu diria que foram meus mentores intelectuais: pe. Jorge Basile (diretor rádio Educadora de Macapá) e poeta e jornalista Alcy Araújo (redator da câmara de vereadores e apresentador de programas na emissora da Prelazia de Macapá - foto do blogue da Alcinéa Cavalcante, filha do poeta). Os dois tinham o dom da fertilidade cerebral para escrever e falar. Eram cognitivos e estragistas.

Ate hoje me inspiro na disposição crítica e independente desses dois escribas. “Meu filho, o jornalista tem que saber interpelar, pois uma pergunta bem feita não tem quem resista. Questione a si próprio”, dizia o poetinha. É o que faço hoje no rádio em Belém e neste blogue. Foi ele quem me ensinou a olhar na retina dos meus entrevistados. Quando o cara é safado não encara o repórter.

Divido com vocês, blogonautas, o meu estado de êxtase. Estou feliz e as lágrimas começam a jorrar pelo meu rosto. Perdão! É a emoção que toma conta de mim. A gente vai ficando velho (dia 7, 61 anos) vai ficando sensível, macambúzio e seletivo. Mais sensíveis diante dos prazeres que a vida nos oferece. Ou não é? Comigo é assim.

Que não me faltem os interesses e olhares de vocês para com este desajeitado e difuso TudaoeTudinho.Obrigado do fundo do meu coração e um beijão nas essências das almas de todos vocês.

UM DOS MAIORES ENGANADORES, PRÁ NÃO DIZER OUTRA COISA...

Roberto Fernandes foi um dos maiores enganadores que já passaram pelo futebol paraense como treinador. Tenta ser o que não é: técnico de futebol. Não sabe nada de esquema técnico e tático.

Num dia na Curuzu, numa conversa reservada com o presidente Luís Omar, ele disse que Tiago Potiguar, Weilington e Robinho eram jogadores de várzea.

- Presidente, o senhor tem que se desfazer desses três jogadores logo que acabar o campeonarto brasileiro - dizia Fernandes.

- Por que dizes isso, Roberto? - Indagava Luís Omar.

- Presidente, eles não obedecem a esquema tático. São burros!

- Deixa eles aí. Um dia ele aprendem!

O burro era ele que não sabe que em qualquer time de futebol do mundo a qualidade do jogador é muito mais importante do que à do técnico e o esquema tático.
É o que há!

Nenhum comentário:

Postar um comentário