segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COSME REMA CONTRA A DINÂMICA DO FUTEBOL

CLÁUDIO OLIVEIRA

Acompanhei a maioria dos jogos do campeonato paraense de futebol profissional desenvolvendo a função de comentarista esportivo da TV Cultura, Rádio Marajoara-AM e Rádio Cultura-FM e vi diferenças táticas entre os times armados por Paulo Comelli (CR) e Sérgio Cosme (PSC).

O time azulino foi mais regular taticamente em função de Comelli ter conseguido fazer com que os jogadores se conscientizassem de uma constante marcação – o time remista ataca em bloco e defende-se do mesmo jeito, sendo que às vezes, quando não tem a posse de bola, fica guarnecida por três zagueiros.

O time de Sérgio Cosme não conseguiu ter essa regularidade: tem uma defesa fragilizada e dois meias que só jogam com a bola nos pés- Alexi Oliveira e Sandro Goiano, como aconteceu ontem contra o São Raimundo.

Hoje, a dinâmica do futebol não permite mais este tipo de jogador, pois fazendo 4-4-2, tanto os volantes (Alexandre Carioca e Braian, no jogo de ontem), como os laterais e os zagueiros ficam sobrecarregados e por isso o time do PSC não tem brilho tecnicamente.

O Remo foi o primeiro colocado em função de ter apresentado uma equipe taticamente regular da primeira fase da Taça Cidade de Belém.

CLÁUDIO OLIVEIRAé matemático formado pela UEPA,com especialização em docência do ensino superior, lecionando na rede estadual(concursado) e Faculdade UVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário