quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O ZÉ ALMA BOA


Uma das maiores características dos homens e mulheres que marcaram a história da humanidade é a humildade. “Os humilhados serão exaltados”.

Reconhecidamente, Jesus Cristo é o maior exemplo, mas a história contemporânea está recheada de exemplos: Madre Tereza de Calcutá, Mandela, Irmã Dulce, etc.

Estas personagens tinham como propósitos a busca pelos seus ideais, mesmo sofrendo adversidades foram estigmatizados pela humildade e respeito até pelos que os detratavam.
Em Belém, no mundo da bola e na política, há pessoas que são a cara da humildade e eu não tenho pejo em citá-los: Agripino Furtado, Armando Tavares (ex-dirigente da Tuna), vereador Walter Arbage e como a memória escasseia nomes, cito logo: José Augusto da Conceição, o Zé Augusto, o Zé da Foice, O Zé Maluco, O Zé da Galera, enfim, um porrilhão de apelidos aos 37 anos de idade e desde 1996 na Curuzu. Saiu em 2001 numa transação feita pelo Tourinho com o Estrela Amadora (Portugal), mas como não recebeu uma “ana” voltou à Curuzu depois de um mês e não saiu mais.

O Zé ficou calado e não deu um pio. É verdade: financeiramente, não ganhou nada. Preferiu o silêncio a dizer que o Tourinho o enganou.Ele não reclama de nada, da vida, se o salário está atrasado fica na dele.

O Zé sabe que se dependesse da minha opinião ele não vestiria mais a camisa 9 do Papão, mas ele é civilizado, educado e humilde. Às vezes tento me esquivar do Zé, pensando que ele está trombudo comigo, porque o critiquei nos programas que apresento na Rádio Marajoara. Engano: “Bom-dia, Zé!” Cumprimenta-me como se nada tivesse acontecido.

Fico a pensar: eu sou um baita dum filho da puta. Como é que eu critico o Zé Augusto se o cara me respeita? Se o cara diz que me acompanha no rádio, no tuíter e neste blogue. No fundo d’alma: quando o Luis Omar falou em “vassourada” pensei que o Zé Augusto tivesse na leva porque o Louro não desejava vê-lo mais vestindo a camisa bicolor em 2012.

Mas ele é intocável: “Eu tenho pelo Zé Augusto respeito pelo que ele já deu de glória ao Paysandu e hoje ele é a nossa maior estrela”, falou o presidente bicolor. Fica o Zé na Curuzu e roda o Antônio Louro com toda a “baba” que ele possa ter e eu, com cara de égua.
Dos que participaram da reunião na cobertura do Luís Omar, na noite de sexta prá sábado, somente o Louro foi contra a presença do “Zé da Galera” na Curuzu. Os demais - Luis Omar, João Carlos Pontes, Bode, Felipe Fernandes e Rui Sales - foram favoráveis.

“Eu respeito à opinião de todos, mas tem gente que nunca ganhou nada pro Paysandu. Eu consigo as coisas porque tenho o pé no chão, trabalho e respeito os outros”, disse Zé Augusto ao blogueiro por ocasião da apresentação do time na segunda-feira.

Com esse seu jeito de ser, Zé Augusto é um bonachão que há no futebol paraense. Não foi à toa que conseguiu 15.600 votos na eleição passada para deputado estadual e é sério candidato a uma cadeira no plenário da Câmara de Vereadores de Belém em 2012.

O “Zé” veio de Barra do Corda(Maranhão) para ser uma alma boa dentro da Curuzu e fazer a alegria da galera!
É o que há!

2 comentários:

  1. Sobre o Zé Augusto realmente me parece isso, agora porra meteram o Nome do Zé Augusto com o Walter Arbage que já foi denunciado pelo Ministério Público por um contrato de cinco milhões entre a Prefeitura e uma empresa ligada a ele e ao Duciomar.

    ResponderExcluir
  2. Esta certo que ele deu glorias ao Paysandu, mas ele é pago para isto, acho tambem que o Zé já foi emprestado para a Tuna ou outro time paraense. Gostaria de saber se fosse com o dinheiro dele o Luiz Omar ainda contrataria o Zé?

    ResponderExcluir