sábado, 25 de fevereiro de 2012

OFENSIVO


Lembro que na década de 80(se não me falha a memória: 1986) apareceu no Baenão um treinador chamado Paulo Mendes, que foi campeão do primeiro turno pela Tuna Luso Brasileira.

Havia seis anos que o Remo não ganhava título estadual e o presidente Hamilton Guedes chamou o repórter Jurandir Bonifácio, que era repórter setorista da Rádio Marajoara, e lhe deu uma incumbência: trazer Paulo Mendes à sede remista para uma conversa.

Eu era repórter da Rádio Liberal-AM e vivenciei a chegada de Mendes no Baenão.
O time remista era: Juranir; Jair, Figueiredo, Pagani e Zezinho; Toninho Silva, Mesquita e Fernandinho; Camargo, Dadinho e Careca. Diziam que Dadinho era azarado por não ter conquistado nenhum título com a camisa do Remo.

Foi quando vi pela primeira vez um treinador gritar em campo não permitindo que se arremesasse lateral para dentro do seu próprio campo (para trás) e os laterais - Jair e Zezinho - não podiam atrasar a bola. “Os laterais tinham que avançar com a bola dominada, driblando marcadores ou cruzando para a área adversária”, dizia Paulo Mendes.

Paulo Mendes não permetia que essa bola fosse atrasada para os volantes. Passado todos esses anos vejo no Baenão Flávio Lopes gritando, parando jogadas e não permitindo que os laterais Balu e Aldivan atrasem bolas. “Vá em frente e cruze para quem está chegando pelo meio”, grita o treinador remista.

Vendo Lopes trabalhar no Baenão, lembrei de Paulo Mendes, de César Moraes que foram treinadores que me ensinaram a ver futebol, porque permitiam que eu indagassem minhas inquietações como repórter neófito. E sempre dispostos a matar minhas curiosidades.

Pepe Guardiola antes de assumir a condição de técnico de futebol passou dois anos conversando com os melhores treinadores que ele trabalhou quando jogador e todos lhe aconselharam a trabalhar com os laterais: são dessas áreas do campo que 80% das jogadas resultam em gols. É pesquisa!

O Remo de Flávio Lopes pode até perder, mas não será apático e muito menos omisso em jogadas ofensivas. Será um time alegre, jogando prá frente. Eu acredito!
É o que há!

3 comentários:

  1. Penso do mesmo jeito, amigo José Maria Trindade. Num outro blog, do qual participo, falei,alguns dias atrás, que pela postura profissional, comparo o Flávio Lopes, com Edson Gaúcho, Givanildo, Giba,.. grandes técnicos que passaram por nosso futebol. Agora, é como sempre falo, 90% dos técnicos possuem a teoria, na ponta da língua, logo, é dentro de campo, analisando as disposições táticas de sua equipe e, nas mexidas(substituições, durante o jogo) (principalmente essas duas ),é que se pode dizer, se ele é ou não um bom técnico. Uma coisa é certa, de todos os nomes ventilados para serem contratados pelo Remo, como essas bombas locais(até seu Boneco.Pode?), Márcio Araújo, Márcio Bitencourt,.., o Flávio, foi o melhor e, falei isso, nesse mesmo blog e no Twitter, a quando de sua contratação.
    - É a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO ACREDITO!! TENHO ESSE DIREITO, ESTÁ TUDO ERRADO NO REMO EU NÃO SEI QUANDO O REMO VAI SAIR DESSA LAMA, PARA MIM JA ERA ESSE ANO, AGORA COM ESSE TIME É LUTAR PARA NÃO CAIR PARA SEGUNDINHA DO PARAENSE ESTÁ MUITO TARDE PARA CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO ESSE CAMPEONATO É MUITO CURTO AS OUTRAS EQUIPES ESTÃO BEM ARMADAS E ENTROSADAS O NOSSO MAIOR MAIOR RIVAL ESTÁ SE REFORÇANDO, ENFIM, SÓ TENHO A LAMENTAR POIS O REMO TEM UMA TORCIDA BELÍSSIMA NÃO MERECE TER UM TIME FRACO PARA FICAR TORCENDO!!

    ResponderExcluir
  3. Cuidado Zé Maria, ano passado queimaste a língua com o Andrade

    ResponderExcluir