segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RESOLUTO


Vi pela TV Cultura (sem áudio) seleção de Paragominas e Paysandu.

No Rádio: 690 - o excelente locutor Claudio Guimarães narrava, aos 36min do segundo tempo, o gol assinalado pelo Zé Augusto e concluía: “O Zé faz história!...”

Depois da feitura o Zé Corria e recebia o afeto dos colegas que estavam no banco. É a prova de como o “titio” Zé Augusto é querido pelos meninos da Curuzu. Após o jogo travei um diálogo com a minha consciência, tendo como personagem o “Terçado Voador”.

“Zeca, por que criticas o Zé Augusto?”
“Não dá mais! Está velho para o futebol”
“Ouviste o que ele disse após a partida?”
“Ouvi, sim, ele falando que não é nenhum bobo e que conhece suas limitações e que sabe fazer gols e que quer marcar no campeonato!”
“Zeca, o que pensas sobre a determinação do Zé?”
“Deste-me no queixo, porque não duvido de ninguém que pensa de forma determinada. Acredito nas pessoas humildes e que têm intentos. O Zé tem propósito e não se entrega, inobstante os 37 anos de idade.
“Acreditas que ele é um ungido de Deus, porque ele é humilde e a humildade é a marca dos homens glorificados?”
“Eu não sei se ele é um ungido de Deus, porque não acredito que Deus - ser onipotente, onipresente e onisciente - se envolva com jogo de futebol, mas acredito na humildade como qualidade humana. O maior exemplo, de humildade, no mundo contemporâneo, é Mandela.”
“Pra encerrar: Então, tá! Tens dignidade de dizer o que pensas do Zé?
“Ele é simples, ser dócil, educado, não afronta jornalista que o critica, cumprimenta o mundo que o cerca e ontem fez história porque é uma pessoa boa.”

Volto ao meu estado cognitivo, pensando no que já revelei sobre o jogador Zé Augusto: merece uma estátua na Curuzu por tudo que já fez pelo Paysandu (em tom irônico), mas verdadeiramente será homenageado pela Federação Paraense de Futebol com uma placa pelo primeiro gol que fez no moderníssimo estádio “Arena do Município Verde”.

Rendo-me diante da humildade determinada do Zé Augusto!
É o que há!

Um comentário:

  1. É José, mas duvido se o pagamento deste jogador fosse feito com o dinheiro do dirigente se tinham renovado o contrato do mesmo. Os dirigentes deveriam usar o dinheiro dos Clubes como fosse seu!

    ResponderExcluir